terça-feira, 28 de abril de 2009

INTERNACIONAL - Diplomatas de EUA e Cuba têm novo encontro em Washington

O governo norte-americano teve ontem seu segundo encontro diplomático com o representante cubano nos EUA desde que Barack Obama chegou ao poder.
O primeiro encontro do tipo, também entre o secretário de Estado assistente para a América Latina, Thomas Shannon, e o chefe da Seção de Interesses de Havana em Washington, Jorge Bolaños, aconteceu em 13 de abril.
No dia seguinte, os EUA anunciaram a liberação de viagens e remessas de cubano-americanos para Cuba.
Sem divulgar detalhes do encontro, o porta-voz do Departamento de Estado, no entanto, procurou minimizar o significado da nova reunião, afirmando que não se trata de nova iniciativa dos EUA para dar mais um passo na melhora de relações com o regime de Raúl Castro.
Leia mais na Redação da Folha

MAPAS DA GRIPE SUÍNA - Serviços de mapas online rastreiam gripe suína - Services Online maps track swine flu

Internautas ajudam a mapear avanço da gripe suína utilizando Google Maps e outras ferramentas de mapas online. A cada hora os dados são atualizados.

Usuários do Google Maps e de diferentes serviços de mapas online estão usando este recurso para mapear avanço da gripe suína, indicando número de infectados e suspeitas de novos casos. Os mapas são atualizados a cada hora e mostram que o vírus já fez vítimas nos Estados Unidos, Canadá, Espanha, além do México. Um usuário americano do Google Maps chamado Niman e que se diz ser “pesquisador de biomedicina em Pittsburg, na Pensilvânia” criou o site H1N1 Swine Flu My Map, há menos de uma semana. Com ajuda de notícias publicadas em grandes veículos de comunicação, ele coloca as informações sobre a doença no serviço de mapas online. Para isso, ele usa marcadores roxos para registrar casos confirmados da doença. Caso o marcador não tenha um ponto preto no centro, isso significa que ocorreu uma morte.


Marcadores rosas mostram apenas suspeitas. No mapa, é possível encontrar suspeitas em países europeus, como França, Inglaterra e Itália, além de Israel. Caso a hipótese de doença seja rejeitada em algum país, a marcação rosa dá lugar a cor amarela.
Leia mais na Época Negócios Online e acompanhe o MAPA GOOGLE

MINERAÇÃO - Vale confirma corte na produção por queda "sem precedentes" da demanda

A mineradora Vale confirmou nesta terça-feira um corte na produção de minério de ferro da companhia diante da retração do consumo mundial em meio à crise econômica. Segundo relatório divulgado hoje, a queda entre o quatro trimestre de 2008 e o primeiro deste ano ficou em 25,9%, enquanto na comparação entre os primeiros trimestres, o recuo foi de 37,1%.
"Como produtora de matérias-primas destinadas às indústrias de transformação e construção civil, temos enfrentado redução de demanda sem precedentes derivada da substancial contração da produção industrial global", justifica a Vale.
Assim, a produção de minério de ferro pela Vale no primeiro trimestre desta ano atingiu 46,9 milhões de toneladas, ante 63,3 milhões no quatro trimestre de 2008 e 74,5 milhões no primeiro trimestre do ano passado.
Leia mais na Folha Online - dinheiro

POLÍTICOS - Deputado pagou com verba indenizatória advogado que atuou em sua defesa no TSE

O deputado Geraldo Resende (PMDB-MS) utilizou a verba indenizatória da Câmara para pagar ao menos um dos advogados que atuaram na sua defesa em processo que enfrentou de perda de mandato no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o que contraria ato da Mesa Diretora da Casa que disciplina o tema.
Resende foi acusado pelo PPS de infidelidade partidária e absolvido no mês passado.
Os congressistas podem contratar advogados só para fazer consultoria para "fins de apoio à atividade parlamentar." A assessoria técnica da Câmara informou que os deputados não podem usar a verba indenizatória para pagar advogados que atuam na defesa do político.
O nome do advogado Paulo Junges, no entanto, aparece entre os que receberam de Resende uma procuração para atuar em sua defesa no TSE em processo de perda de mandato. A causa foi encabeçada pelo advogado Eduardo Ferrão.

Leia mais na Folha Online

segunda-feira, 27 de abril de 2009

SAÚDE - GRIPE SUÍNA SE EXPANDE PARA A FRONTEIRA COM USA

Hermosillo, Sonora e Monterrey, Nuevo León, cidades da fronteira com Estados Unidos também foram afetadas pela gripe suína. Em Sonora 90% da produção de carne suína é exportada para países da Ásia e estes já deixaram de comprar carne mexicana.
Veja as medidas tomadas desde o domingo e declarações do Governador de Nuevo León.

DILMA CANDIDATA - Prioridade zero, cuidar da saúde dela disse Lula


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em visita a Manaus nesta segunda-feira (27), disse que a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, continua sendo sua candidata à presidência da República em 2010 e que, a partir de agora, a prioridade 'zero' de Dilma é cuidar da saúde. No final de semana, a ministra anunciou que está se submetendo a sessões de quimioterapia para tratar de um linfoma.

"A prioridade zero é a Dilma cuidar da saúde dela. Com essas coisas não se brinca. E a segunda prioridade dela, até para superar a primeira, é trabalhar. É enfiar a cabeça no PAC 24 horas por dia", disse o presidente durante visita às obras do terminal hidroviário de São Raimundo, na zona oeste de Manaus.

Sobre a permanência de Dilma como sua candidata para 2010, Lula foi enfático.

Eu já disse publicamente que a Dilma é minha candidata. Agora, eu não sou o partido. Isso tem que passar pelo partido, passar pela base aliada, passar por uma discussão", disse o presidente.
Leia reportagem na UOL NOTICIAS POLÍTICA

VIOLÊNCIA - Rede de Combate aos Crimes discute ações contra assaltos a clientes de bancos

Durante dois dias, o Governo do Pará reuniu representantes de organizações sociais, sindicais, instituições públicas e representantes de bancos privados e públicos para a capacitação de uma rede comunitária de segurança bancária, capaz de combater o golpe da "saidinha" e os assaltos praticados nos caixas eletrônicos.

Na sexta-feira (24), o curso de capacitação da rede foi encerrado com a entrega de uma lista de sugestões dos participantes ao secretário adjunto de Segurança Pública do Estado, José Sales, que vai encaminhá-la às instituições bancárias e aos parceiros interessados na prevenção desses crimes.

O secretário disse que o estado, como mediador e agente de políticas públicas, cria uma rede de combate aos crimes relacionados aos bancos. "Essa é a primeira rede, mas outras serão criadas. A proposta busca juntar ações ao esforço da comunidade bancária e dos clientes que sofrem com a ação dos bandidos", frisou.

Para o coordenador operacional do programa Segurança Cidadã, Coronel Costa Junior, os bancos podem colaborar com a segurança, mudando a posição dos clientes e de alguns aparelhos dentro do estabelecimento e adotando sistema de câmeras dentro e fora de agências e postos.

Os clientes não ficariam mais de frente para os guichês. Nessa posição não saberiam qual operação o cliente estaria fazendo. Os clientes só teriam em sua frente o monitor de senhas e a televisão.

Outra sugestão da rede comunitária de segurança bancária é que o segurança do banco fique de olho nos clientes e seja criado um observador de comportamento suspeito. "Tipo aquele sujeito agoniado, que insiste em ficar olhando para os guichês", comentou o coronel.

Ainda como sugestão para ser adotado dentro do banco, Sandro Matos, diretor jurídico do Sindicato dos Bancários, disse que uma saída é o aumento efetivo do número de bancários, para agilizar o atendimento aos clientes. "Com menos gente (nos bancos) é mais fácil identificar quem é quem", opinou.
LEIA MATÉRIA NA INTEGRA NA AGÊNCIA PARÁ DE NOTÍCIAS

Lula: Especular sobre Dilma é burrice e desrespeito

Presidente afirma que sua ministra ‘continua candidata’

Age para que o PT evite abrir debate sobre alternativas

Nos diálogos privados que manteve no final de semana, Lula disse que o câncer contra o qual passou a se bater Dilma Rousseff não muda “uma vírgula” nos seus planos.

Disse que a ministra “continua candidata” a 2010. Disse que quem especular em contrário, além de “desrespeitar” Dilma, “vai passar atestado de burrice”.

O raciocínio, segundo Lula, vale para a oposição e também para o PT. Nos próximos dias, o presidente pretende agir para segurar o petismo.

Avaliou como positivas as primeiras manifestações do partido. Sempre na linha da manutenção dos planos originais. Mas receia a abertura de um debate sobre “Plano B”.
Leia matéria na integra no blog de Josias de Souza na folha OnLine"

domingo, 26 de abril de 2009

Estado faz economia de guerra para reduzir gastos. Sim mas, keynesiana ou monetarista?

Pelo que se percebe, o Estado trabalhará menos, mas o funcionalismo continuará recebendo. Se diminuirão as ações que geram demanda, a oferta diminui, a economia cresce menos e aí por diante. Para uma empresa pode até ser compreensível, entretanto, para toda a máquina estadual, que movimenta programas sociais e tem forte influência na economia, parece que não é a melhor medida, menos para um governo de esquerda.
Veja a noticia abaixo
Decreto baixado na véspera pela governadora Ana Júlia Carepa e publicado na edição de ontem do Diário Oficial do Estado institui medidas emergenciais para redução de gastos, por um prazo de 90 dias,em toda a máquina administrativa do Estado. As medidas integram um pacote que prevê, entre outras coisas, a redução do horário de expediente de algumas secretarias, órgãos e entidades integrantes do Poder Executivo.

De acordo com o decreto, de número 1.618, os organismos estaduais terão seu horário de funcionamento restringido até as 14 horas. Só permanecem a salvo dessas restrições as Secretarias e entidades governamentais consideradas finalísticas, cujos serviços são essenciais à população e as responsáveis pela gestão da máquina administrativa do Estado, ainda assim condicionadas a expressa autorização da Junta de Coordenação Orçamentária e Financeira do Governo.

Ao editar o decreto, com data de 23 de abril, a governadora Ana Júlia fez referência explícita à crise econômica internacional, “com reflexos diretos no Brasil e no Estado do Pará”, e atentou para os limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal, concluindo então pela necessidade da adoção de medidas emergenciais de redução de gastos. O texto não diz, mas são medidas típicas de uma economia de guerra.

Pelo que estabelece o decreto, as dotações orçamentárias constantes do orçamento fiscal e da seguridade social do exercício de 2009, dos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual, ficam contingenciadas em 30% no grupo de despesa “Outras Despesas Correntes”, na fonte de recursos do tesouro estadual. Dessa contenção ficam excetuadas as dotações constantes do Programa de Encargos Especiais.
LEIA NA INTEGRA NO DIÁRIO DO PARÁ

ECONOMIA PARÁ - OS DOIS DISCURSOS PARA UM MESMO PROBLEMA

Veja como é interessante acompanhar os discursos de alguns secretários de finanças. O do Pará, por exemplo, já fala "nas decorrências da crise Internacional" que segundo outros ela ainda não tocou no Brasil e menos afetaria, ainda, os custeios dos governos estaduais.
O secretário da Fazenda do Pará declarou que o fator fundamental que está orientando as medidas restritivas urgentes do governo, são os gastos em custeio e pessoal, onde as reposições salariais representaram a maior percentagem. È mesmo?

As severas medidas emergenciais de contenção de gastos, adotadas pelo governo através de decreto (de nº 1.618/2009) editado na quinta-feira passada pela governadora Ana Júlia e publicado na edição do Diário Oficial de sexta, 24 de abril, fazem parte de um conjunto de providências que tem por objetivo fazer face às perdas de receita sofridas pelo Estado em decorrência da crise financeira internacional.
De acordo com o secretário da Fazenda, José Raimundo Barreto Trindade, o Estado vem adotando as medidas consideradas necessárias para não ultrapassar o limite prudencial de 46,17% estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (lei complementar 101, de 2000). Esse percentual é o limite máximo permitido de comprometimento de gastos com pessoal sobre a receita corrente líquida.
Uma vez ultrapassado esse limite em dois quadrimestres, conforme frisou o secretário, ficam automaticamente bloqueadas todas as operações de crédito. José Raimundo Trindade assinalou que 17 Estados brasileiros já ultrapassaram o limite prudencial.
Do Pará não se sabe por que falta ainda fechar o último quadrimestre. Por precaução, porém, o governo decidiu antecipar as medidas e afastar riscos, enquadrando-se assim às normas da Lei de Responsabilidade Fiscal. Por outro lado, o da redução da receita, viu-se o governo do Pará afetado pelo declínio do FPE, o Fundo de Participação dos Estados. Além desses, houve ainda um terceiro fator, apontado pelo secretário da Fazenda. Ele observou que a maior parte dos Estados buscou reconstituir o poder de compra do funcionalismo público com a reposição das perdas salariais que haviam sofrido nos últimos anos.
VEJA NA INTEGRA NO DIÁRIO DO PARÁ

CHILE -Gobierno monitorea, con camara, aeropuerto p evitar contagio de influenza -Governo controla o aeroporto para impedir uma infecção por influenza


El Gobierno decidió seguir la recomendación de la Organización Mundial de la Salud (OMS) de fiscalizar el ingreso de personas provenientes de norteamérica para prevenir la expansión de la influenza porcina en Chile.

Es así que en el Aeropuerto Internacional de Santiago se implementó una barrera sanitaria para realizar un control de las personas que vengan a nuestro país desde México y el suroeste de Estados Unidos, específicamente de Texas y California.

La principal herramienta de monitoreo es un escáner febril (ver galería de fotos abajo), que detecta si la persona en cuestión tiene una temperatura corporal de más de 37 grados celsius, mediante una cámara de rayos X. De encontrar algún contagiado -cosa que hasta el momento no ha sucedido- será derivado al Hospital del Tórax.

La llamada "influenza porcina" es una variación de la enfermedad gripal que conocemos normalmente y que se manifiesta con mayor frecuencia en los meses de invierno. La diferencia de este tipo de infección es que también afecta a los animales. Se puede contagiar por la vía oral y por el contacto de utensilios que hayan utilizado personas con influenza.

La Organziación Mundial de la Salud (OMS) señaló que la influenza porcina tiene potencial pandémico por lo que los países deben tomar sus precauciones para evitar los contagios.

POLITICA - QUANTO CUSTAM OS PARLAMENTARES NO BRASIL? - POLITICS - How much the parliaments in Brazil?


Para 2009, dois terços das casas legislativas elevaram seus orçamentos acima da inflação oficial, segundo levantamento da ONG TRANSPARÊNCIA BRASIL. Compare.

CUSTO POR PARLAMENTAR
Em 2009, cada senador custará cerca de R$ 34 milhões, quase seis vezes mais do que um deputado federal, segundo o levantamento da ONG Transparência Brasil. Entre as assembleias, o deputado mais caro é do Distrito Federal. O mineiro vem em seguida, com R$ 10 milhões, e o catarinense, sob a cifra de R$ 7 milhões

ALTA NO ORÇAMENTO 2009
Dois terços das Casas legislativas dos Estados e das capitais elevaram seus orçamentos acima da inflação oficial, de 5,9%, segundo a Transparência Brasil. A campeã de aumento é a Câmara de Aracaju, que prevê elevação de gastos de 53,9%

CUSTO DE LEGISLATIVO POR HABITANTE
A pesquisa também relaciona o custo dos parlamentares para os moradores das capitais brasileiras. Espera-se que o custo seja tanto maior quanto menor seja a população, mas não é exatamente o que se observa. Rio de Janeiro e Belo Horizonte, por exemplo, estão em posições intermediárias
Veja reportagem na integra no Estadão

SAÚDE - Coisa de mulher....agora de homens

O QUE ESTÁ FALTANDO???

1. DIFICULDADE DE PERDER PESO QUE ESTÁ FALTANDO: ácidos graxos essenciais e vitamina
AONDE OBTER: semente de linhaça, cenoura e salmão - além de suplementos específicos.

2. RETENÇÃO DE LÍQUIDOSO QUE ESTÁ FALTANDO: na verdade um desequilíbrio entre o potássio, fósforo e sódio .ONDE OBTER: água de côco, azeitona, pêssego, ameixa, figo, amêndoa, nozes, acelga, coentro e os suplementos.

3. COMPULSÃO A DOCES O QUE ESTÁ FALTANDO CROMO:
ONDE OBTER: cereais integrais, nozes, centeio, banana, espinafre, cenoura + suplementos.

4. CÂIMBRA, DOR DE CABEÇAO QUE ESTÁ FALTANDO: potássio e magnésio
ONDE OBTER: banana, cevada, milho, manga, pêssego, acerola, laranja e água.

5. DESCONFORTO INTESTINAL, GASES, INCHAÇO ABDOMINALO QUE ESTÁ FALTANDO: lactobacilos vivos.
ONDE OBTER : coalhada, iogurte, missô, yakult e similares

6. MEMÓRIA RUIMO QUE ESTÁ FALTANDO: acetil colina, inositol
ONDE OBTER: lecitina de soja, gema de ovo + suplementos.

7.. HIPOTIREOIDISMO (PROVOCA GANHO DE PESO SEM CAUSA APARENTE)O QUE ESTÁ FALTANDO: iodo
ONDE OBTER: algas marinhas, cenoura, óleo, pêra, abacaxi, peixes de água salgada e sal marinho.

8.. CABELOS QUEBRADIÇOS E UNHAS FRACASO QUE ESTÁ FALTANDO: colágeno
ONDE OBTER: peixes, ovos, carnes magras, gelatina + suplementos

9. FRAQUEZA, INDISPOSIÇÃO, MAL ESTARO QUE ESTÁ FALTANDO: vitaminas A, C, e E e ferro
ONDE OBTER: verduras, frutas, carnes magras e suplementos.

10. COLESTEROL E TRIGLICERÍDEOS ALTOSO QUE ESTÁ FALTANDO: Ômega 3 e 6
ONDE OBTER: sardinha, salmão, abacate, azeite

11. DESÂNIMO, APATIA, TRISTEZA, RAIVA, INSATISFAÇÃO QUE ESTÁ FALTANDO: Dinheiro, meu filho, dinheiro.
ONDE OBTER: Quando eu descobrir, informarei.

Veja na integra no blog Coisa de Mulher BOM DOMINGO

sexta-feira, 24 de abril de 2009

MEIO AMBIENTE - Alemanha proíbe plantio de milho transgênico da Monsanto - Deutschland verbietet Anbau von transgenen Mais von Monsanto



O MON 810, milho transgênico plantado na Alemanha desde 2005, foi proibido pelo governo alemão por representar risco ao meio ambiente. Essa era a única planta geneticamente modificada que se cultivava até então no país.

O governo alemão proibiu a plantação da única planta geneticamente manipulada até então permitida no país, o milho MON 810. Existem razões para se suspeitar de que esse tipo de milho geneticamente manipulado produzido pela firma norte-americana Monsanto represente um perigo para o meio ambiente, disse a ministra alemã da Agricultura, Ilse Aigner, nesta terça-feira (14/04).

O Ministério da Agricultura proibiu a plantação e a venda de sementes desse tipo de milho com base em dois estudos realizados em Luxemburgo. As pesquisas revelaram que o MON 810 ameaça a existência de borboletas, organismos aquáticos e uma espécie de joaninha.
Leia a reportagem na integra aqui
TRANSLATE

México terá vacinação em massa contra gripe suína após 60 mortes

TRANSLATE


O governo do México anunciou estar preparando uma campanha de vacinação em massa para deter o avanço de uma nova variedade de gripe suína que teria provocado a morte de 60 pessoas no país desde a metade de março.

Escolas e universidades na região da capital do país, Cidade do México, foram fechadas para evitar mais contaminação.
Na quinta-feira, o ministro da Saúde mexicano, José Córdova, fez um pronunciamento em rede nacional pedindo à população que evite a contaminação pela doença.

"Estamos enfrentando um novo vírus de gripe, que agora é uma epidemia respiratória controlável. Seus sintomas são febre acima de 39 graus que aparece repentinamente, tosse, fortes dores de cabeça, musculares e nas juntas, irritação nos olhos e secreção nasal."
"Como resultado, o Ministério da Saúde recomenda que as pessoas evitem lugares lotados ou eventos onde o comparecimento não seja estritamente necessário", afirmou.

Leia mais sobre gripe suina

PESQUISA E DESENVOLVIMENTO - Europa: A pesquisa está estagnada? - Europa: ¿la investigación está estancada?


La Comisión divulgó este verano la edición de 2005 de Cifras clave de ciencia, innovación y tecnología en Europa. El diagnóstico de estancamiento es especialmente inquietante y compromete la estrategia de Lisboa, que pretende que la inversión en I+D de la Unión Europea pase del actual 1,9 % del PIB al 3 %. De 2000 a 2003 este porcentaje apenas ha subido un 0,2 %. Además de las comparaciones habituales con los Estados Unidos y Japón, las Cifras clave de 2005 establecen la diferencia significativa que se puede establecer con la potencia emergente de China. Este país parte con una «intensidad en I+D» mucho más baja (1,31 % de su PIB en 2003), pero este índice crece en un 10 % anualmente.

El estancamiento se explica en gran parte por una disminución de las inversiones de investigación de las empresas europeas, con una tendencia de estas últimas a «deslocalizar» sus gastos en esta área. Se constata así, globalmente, que el déficit de los flujos financieros UE-EE.UU. relacionados con la I+D ha pasado, entre 1997 y 2002, de 300 millones a 2 000 millones de euros.

Si sigue esta caída de atractivo de Europa para las actividades de investigación, «la UE va a perder su oportunidad de posicionarse como un actor de primer plano en la economía mundial del conocimiento», ha advertido el Comisario Janez Potočnik, responsable Ciencia e Investigación, al comentar estos nuevos indicadores.


Para saber mais clique aqui

TECNOLOGIA - Na frente dos fatos. A exemplo de Obama, presidente Lula terá um blog - Lula will have a blog


Ideia faz parte de projeto piloto de criação de Núcleo de Relacionamento Digital para uso de novas mídias

SÃO PAULO - A exemplo do que vem ocorrendo na gestão do americano Barack Obama, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ganhará um blog e terá sua gestão divulgada por ferramentas interativas da internet. A ideia faz parte de um projeto piloto, já em estudo no Palácio do Planalto, de criação de um Núcleo de Relacionamento Digital, cujo objetivo é usar novas mídias, como blogs, Twitter e até sites de relacionamento.

Parte do projeto em estudo já tem um nome provisório: Blog do Planalto. Resultado de um pedido direto do presidente em dezembro de 2008, em razão de seu interesse pelo papel da internet na eleição presidencial americana e, depois, na própria administração de Obama, que chegou a usar a rede para defender sua proposta orçamentária em um "bate-papo" com mais de 60 mil internautas.

Em conversas reservadas, auxiliares de Lula já dizem que o novo site será "igual ao da Casa Branca". A ideia é dar um caráter menos sisudo às notícias do Executivo, contando até "curiosidades" da administração pública. "Será uma coisa mais ágil: sai o terno e gravata e entra a bermuda e a sandália", resumiu um ministro. Às vésperas do ano eleitoral de 2010, o blog reforçará a estratégia de comunicação digital do Planalto a partir do segundo semestre, quando também haverá a reformulação dos portais do governo.
Leia no Estadão

MEIO AMBIENTE - Emissão de gases do efeito estufa por países ricos sobe em 2007

A emissão de gases causadores do efeito estufa pelas nações industrializadas cresceu quase um por cento em 2007, liderada por fortes altas nos Estados Unidos, mostraram dados oficiais.

As emissões de carbono de países que assinaram o Protocolo de Kyoto oscilou 0,1 para cima em 2007, principalmente devido a aumentos no Japão e no Canadá.

"Os números são. um pouco deprimentes", afirmou Knut Alfsen, diretor de pesquisas do Centro para Clima Internacional e Pesquisa Ambiental em Oslo, dizendo que os países falharam na tarefa de substituir os combustíveis fósseis. "Isso mostra que não somos capazes de desligar o crescimento econômico das emissões."

Embora as emissões de dióxido de carbono de 2007 de algumas economias, incluindo Austrália e Ucrânia, ainda não estejam disponíveis, a análise de números com a mesma base de comparação mostrou que as emissões de países com metas devido ao protocolo de Kyoto foram 14 por cento menores do que os níveis de 1990, excedendo a meta de 5 por cento de redução até 2012.

Os dados completos de 2007 incluem Estados Unidos e Turquia, que não têm alvo pelo protocolo, mostraram uma queda de 2,1 por cento nas emissões da indústria em relação aos níveis de 1990.

Sob o protocolo, cerca de 40 países desenvolvidos se comprometeram, em 1997, a cortar, entre 2008 e 2012, suas emissões de gases provocadores do efeito estufa em uma média de 5,2 por cento abaixo dos níveis de 1990. Desde então, os EUA, historicamente os maiores emissores do mundo, decidiram não ratificar o tratado.

Cientistas de clima da ONU alertam que as crescentes quantidades de CO2 na atmosfera causarão um aumento na temperatura global, o que pode levar a doenças, fome, enchentes e secas.

Especialistas acreditam que as emissões cairão em 2008 e 2009, devido à menor produção industrial e consumo de combustíveis fósseis em decorrência da crise econômica, mas alertaram que é preciso fazer mais para impedir as temperaturas globais de subirem mais de dois graus Celsius, um perigoso limiar, segundo cientistas.
Estadão Online

ECONOMIA - FMI dobra limite de empréstimos para países mais pobres

O FMI (Fundo Monetário Internacional) anunciou nesta quinta-feira que irá dobrar o limite de empréstimos que podem ser feitos por seus países-sócios mais pobres.

A medida contemplará um total de 78 nações que integram o chamado Programa de Redução de Pobreza e Auxílio ao Crescimento do FMI, que oferece empréstimos a juros baixos.

"Desta forma, iremos multiplicar por dois a nossa capacidade de ajudar nossos membros" afirmou o diretor-gerente do FMI, Dominique Strauss-Kahn, durante coletiva realizada nesta quinta-feira, por ocasião da reunião de primavera do FMI e do Banco Mundial, que começa neste final de semana.

O fundo também aprovou a criação do que o fundo batizou de Linha de Crédito Flexível (FCL, na sigla em inglês), que, de acordo com Strauss-Kahn, difere de práticas antigas do fundo, de exigir mudanças em políticas econômicas por parte das nações contempladas com empréstimos.

O motivo, segundo ele, é que o FCL "não possui pós-condições, ou seja, nós concordamos com o país (que recebe a linha de crédito) que a única coisa que pedimos deles é que implementem essas políticas, não que modifiquem políticas que já estão sendo implementadas".

Os países já contemplados pelo FCL foram México, Polônia e Colômbia. De acordo com Strauss-Kahn, os novos empréstimos foram muito bem recebidos pelos mercados e pela opinião pública destes países, "o que mostra que parte do estigma em lidar com o FMI, se foi. Eu digo apenas parte do estigma, mas já é um começo''.
Leia na integra na Folha OnLine

MEIO AMBIENTE - Mudança climática causará mais desastres naturais, diz ONU

Um funcionário de alto escalão das Nações Unidas informou que a mudança climática vai gerar mais desastres naturais, e por isso pediu mais cooperação internacional quanto ao assunto. A afirmação foi feita na quarta-feira (22), em Pequim, durante o Dia Mundial da Terra.

"A mudança climática vai produzir cada vez mais e mais intensos desastres, por isso precisamos trabalhar juntos como um sistema internacional para reduzir o efeito destes desastres antes que eles aconteçam", afirmou John Holmes, subsecretário-geral da ONU para assuntos humanitários e coordenador de ajuda de emergência.

Citado pela agência oficial de notícias chinesa "Xinhua", Holmes afirmou que a China deve se envolver mais em projetos humanitários multilaterais.

Neste sentido, lembrou a "grande resposta da comunidade internacional no terremoto de Sichuan", que está a ponto de completar um ano.

Energia limpa - Durante o Dia Mundial da Terra, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, promoveu seu plano energético e uma "nova era de prospecção de energias", a fim de estimular a economia e proteger o meio ambiente.

"É hora de assentarmos uma nova base para o crescimento econômico, começando com uma nova era de prospecção energética nos Estados Unidos", disse Obama.

"A nação que liderar o mundo na criação de novas fontes de energia será a nação que liderará a economia global do século 21. Os Estados Unidos podem e devem ser essa nação, mas isto não será fácil", afirmou o presidente norte-americano.

Como em outros discursos, Obama destacou que, embora os Estados Unidos representem menos de 5% da população mundial, são responsáveis por 25% da demanda total de petróleo.

"Este apetite tem um custo tremendo para nossa economia", disse Obama, ao destacar que a compra de petróleo, por exemplo, representa 20% do total das importações.

O presidente americano fez o discurso sobre energia renovável em Trinity Structural Towers, uma usina manufatureira de energia eólica em Newton, cidade ao leste da capital que enfrenta grandes problemas econômicos.

Obama afirmou na quinta-feira (23) que esse tipo de energia poderia suprir até 20% da demanda de luz elétrica nos Estados Unidos até 2030 e criaria até 250 mil empregos.

Obama lamentou que os Estados Unidos produzam menos de 3% da eletricidade através de fontes renováveis, abaixo dos 20% fabricados pela Dinamarca em energia eólica, e menos do que produzem Alemanha e Japão em energia solar.

"Não aceito que as coisas tenham que ser assim. No que se refere à energia renovável, não acho que devamos ser seguidores. Acho que é hora de liderarmos", disse Obama. (Fonte: Folha Online)

MÚSICA - Do anonimato à fama, da pobreza à riqueza. Cantora amadadora faz sucesso na Inglaterra - Beloved singer makes success

VEJA NOVAMENTE O VÍDEO QUE FOI PUBLICADO POR ESTE BLOG EM 16 DE ABRIL E HOJE ESTÁ SENDO DIFUNDIDO PELA MÍDIA

Mais de cinco milhões de pessoas assistiram este vídeo, só no You Tube. Ela confessa que nunca foi beijada e ninguém apostava nela. Hoje é a primeira indicada para a melhor cantora do mais famoso programa de talentos da Inglaterra.


Clique aqui e veja o vídeo de novo

EDUCAÇÃO - Programa Universidade para Todos (ProUni) na mira

O TRIBUNAL de Contas da União (TCU) acaba de finalizar a primeira auditoria sobre o Programa Universidade para Todos (ProUni). As conclusões apontam problemas preocupantes de controle numa política pública que, em linhas gerais, pode ser encarada como bem-sucedida.
Antes de mais nada, a ampliação acelerada na oferta de vagas tem sido perseguida sem a devida preocupação com a qualificação das instituições. Dos 15.876 cursos oferecidos no programa, 35% nunca tiveram os alunos avaliados no Enade, o antigo Provão. Entre os cursos com estudantes testados, só 12% obtêm notas 4 ou 5 nesse exame, cuja grade varia de 1 a 5.
O primeiro ciclo de avaliação das instituições, que permitiria descadastrar as piores, ainda não se completou.
Na ponta dos alunos beneficiados, também falta controle. O TCU cruzou informações dos bolsistas com dados do Renavam (cadastro de veículos), da Rais (empregos) e de matrículas em universidades públicas. Foram constatados indícios de irregularidades no caso de 30.627 bolsistas, 8% dos 385 mil beneficiários. Embora as bolsas integrais se destinem a jovens com renda mensal até R$ 697,50, mais de mil possuem carros novos, incluindo modelos de luxo.
Após a divulgação do relatório do TCU, o ministro da Educação, Fernando Haddad, promete intensificar a fiscalização contra fraudes. Mas há outras dúvidas. Instituições que não preencheram as vagas nunca receberam sanção. As 1.449 cadastradas se beneficiam de renúncia fiscal apenas oferecendo as bolsas -e, segundo o MEC, só 72% das vagas ofertadas foram preenchidas.
As mensalidades, em média, custam R$ 786 ao erário, segundo o TCU -R$ 150,27, nas contas do MEC. São muitos questionamentos para um programa que já consumiu R$ 673 milhões em renúncia fiscal desde 2005.
Leia a Editorial da Folha

NARCOTRÁFICO - Chefe do narcotráfico diz ter financiado campanha de Uribe - Jefe del narcotráfico dice que financió la campaña de Uribe

De Caracas para a BBC Brasil - Um dos mais poderosos chefes do narcotráfico na Colômbia afirmou ter financiado a campanha eleitoral do presidente colombiano, Álvaro Uribe, alegando que era a única maneira de livrar o país da "ameaça comunista".

Diego Murillo, conhecido como "Don Berna", foi condenado na quarta-feira por uma corte dos Estados Unidos a 31 anos de prisão e ao pagamento de US$ 4 milhões em multas pelo crime de narcotráfico.

Após ser condenado, "Don Berna" disse que fez campanha a favor de Uribe e que vendia drogas "para ajudar a seu povo".

"O acusado apoiou a eleição do presidente Uribe em 2002, doou grandes quantidades de dinheiro à sua campanha, fez campanha a seu favor (...) porque acreditava que a paz era importante", afirmou Margaret M. Shalley, advogada de Murillo.

"Era a única maneira de confrontar o avanço das guerrilhas comunistas", acrescentou.

Desde que chegou ao poder, Uribe tem endurecido a política de combate às guerrilhas e incentivado a desmobilização dos rebeldes com a promessa de pagamento de recompensas.

"Don Berna" foi extraditado em maio do ano passado para os Estados Unidos, junto a outros 13 chefes das Autodefesas Colombianas (AUC), grupo paramilitar de direita criado para enfrentar as guerrilhas de esquerda no país.

Governo nega

O ex-chefe de campanha de Uribe, Fabio Echeverri, por sua vez, negou a acusação do chefe narcotraficante, ao alegar que foram tomadas "precauções" para evitar a "infiltração" de dinheiro proveniente de grupos fora da lei."Tínhamos uma auditoria completa, nunca houve dúvida nenhuma, nenhum problema", afirmou Echeverri a uma rádio colombiana.

O presidente do Conselho Nacional Eleitoral, Héctor Osorio, disse que o organismo só poderá "tomar medidas" quando houver uma denúncia sustentada em evidências.

"Até agora não temos nenhuma prova que demonstre (esse apoio)", afirmou a uma televisão local.

As declarações de "Don Berna" vêm a público em um momento que em congressistas governistas tentam aprovar uma reforma constitucional e um projeto de referendo para aprovar a candidatura de Uribe a um terceiro mandato presidencial.

Criadas em 1980 com o financiamento de latifundiários e líderes de direita, sob o argumento de combater as guerrilhas, os grupos paramilitares (AUC) são responsabilizados por milhares de assassinatos e de outros crimes relacionados com o narcotráfico.

Leia também na BBC Brasil: Acusado de esquema de pirâmides diz ter financiado campanha para reeleição de Uribe BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Leia mais aqui no Estadão

TECNOLOGIA - Para associação, Brasil pode ser segundo maior exportador de tecnologia da informação

Brasil tem condições de disputar o segundo lugar no ranking mundial com países como México, Rússia, China e Filipinas, ficando atrás apenas da Índia

O Brasil subiu da décima posição, em 2005, como destino para a terceirização de serviços de tecnologia da informação e de comunicação (TIC), para o quinto lugar, em 2007, de acordo com relatório produzido pela consultoria internacional AT Kearney para a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom).

Segundo o presidente da Brasscom, Antonio Gil, o Brasil tem condições de disputar o segundo lugar no ranking mundial com países como México, Rússia, China e Filipinas, ficando atrás apenas da Índia.

O estudo referente a 2008 ainda não foi concluído, mas Gil acredita que o Brasil tenha melhorado de posição. A classificação anual dos países no mercado de TIC leva em consideração fatores como facilidades de fazer negócios, custos, conhecimento e mão-de-obra.

O mercado global de offshore outsourcing, que é a terceirização de serviços de TIC feita fora do país de origem, apresentou faturamento de US$ 1,2 trilhão no ano passado, dos quais US$ 70 bilhões foram serviços exportados. Desse total, o Brasil participou com US$ 1,4 bilhão, o que representou crescimento de 75% em relação ao ano anterior.

Para 2009, Antonio Gil revelou que o objetivo é alcançar exportações de US$ 2 bilhões, “com perspectiva de ser um pouco maior do que isso”. O total exportado mundialmente de serviços e softwares (programas de computador) deverá atingir cerca de US$ 84 bilhões no próximo ano. “Um crescimento de 20%, mesmo pós-crise financeira internacional”, observou.

O estudo mostra que entre 2008 e 2010, a exportação de offshore outsourcing passará de US$ 70 bilhões para cerca de US$ 100 bilhões, com sinais positivos para o Brasil. Partindo do pressuposto de que a Índia continuará detendo 50% desses US$ 30 bilhões adicionais, existirão no mercado US$ 15 bilhões anuais que serão disputados pelos demais países produtores de TIC, entre eles o Brasil, estimou Gil. “Dos quais nós queremos pegar US$ 2 bilhões agora e US$ 3,5 bilhões em 2010”, acrescentou.

Nas próximas duas ou três semanas, o presidente da Brasscom deverá apresentar ao governo federal um novo estudo sobre o setor de infra-estrutura de TIC.

Já batizado de Programa de Aceleração do Crescimento da Tecnologia da Informação (PAC da TI), o estudo identifica os gargalos ao crescimento do setor e o que precisa ser feito em áreas como banda larga e redução de impostos.
(Alana Gandra, da Agência Brasil, 23/4)

quinta-feira, 23 de abril de 2009

JUDICIÁRIO - GILMAR MENDES, O TRUCULENTO?

POSTO AQUI, NA INTEGRA, UM COMENTÁRIO DE UM PROFESSOR NO BLOG DO LUIS NASSIF.

Detalhe esquecido sobre os nossos ilustres membros do STF: um deles estudou na França e o outro na Alemanha. Um deles freqüenta um clube da vizinhança, simples, até modesto, para os padrões dos luxos existentes em Brasília. Um clube de classe média, de famílias que ficam aqui, na cidade nos fins de semana, lendo jornais, livros e cuidando da filharada que corre pela grama ou nada nas piscinas do clube. A gente pega uma sauna e por aí encontraremos um deles, sem cerimônia, na maior tranqüilidade, sereno e com grande respeito para seus vizinhos da sauna. Sem risadas petulantes nem comentários sarcásticos, simples, sério, entretanto, de olhar afável e calmo. O outro, nem sei, nem de longe consegui enxergar ele.

Veja o comentário do Professor:

Ontem de manhã li a pauta de julgamentos do STF de quarta-feira e achei que, pela natureza dos assuntos a serem julgados, nada merecia acompanhamento. Nossa, que engano…

Há muitos olhares sobre tal episódio tão peculiar, que é mais um dos degraus na descida ao inferno do STF. Estamos todos perplexos com o que aconteceu. Por que uma sessão de julgamento de matéria administrativa descambou naquilo? Vou fazer a minha leitura.

Como leitor de acórdãos do STF eu venho há tempos observando como GM é deselegante no trato com os colegas. Ele interfere nos votos dos outros ministros, faz apartes, desqualifica os votos que estão sendo proferidos em sentido contrário ao que pensa, faz sarcasmo com as posições divergentes etc. Tudo como manda o figurino da truculência togada e letrada. Cada um reage a isso de acordo com o seu temperamento. Sabemos que um dos principais alvos do GM é o ministro Barbosa, por conta de episódios anteriores que são conhecidos.

Ontem GM fez isso novamente e alfinetou Joaquim insinuando que a) o ministro J. Barbosa desconhecia os dados do processo por negligência, já que faltaria demais às sessões; b) a informação solicitada por J. Barbosa não seria relevante para o julgamento do caso, por não interessar à solução técnica-jurídica.

Seria mais um evento de habitual descortesia do GM contra um desafeto que não lhe é submisso. Nada custaria ao presidente da sessão permitir o esclarecimento de um dos Ministros acerca da matéria que estava sob julgamento - pelo contrário, é dever de quem julga solicitar todos os esclarecimentos acerca do tema e debatê-los com os demais julgadores, pois essa é a essência do julgamento colegiado. Mas GM não iria perder a oportunidade de esculhambar o Min. Joaquim Barbosa, posando de superior em hierarquia e melhor informado que o Min. Barbosa, tudo ao vivo na TV Justiça com transmissão para todo o país.

Só que a reação do Min. Barbosa veio num ímpeto que misturou autodefesa com desabafo. Barbosa esclareceu que todos os afastamentos estavam justificados e autorizados pela corte e que era responsabilidade da Corte Constitucional saber as conseqüências integrais das decisões que adota, inclusive as sócio-econômicas. E Barbosa está com a razão, já que as cortes constitucionais, por também exercerem poder político (tese do próprio GM), devem receber as informações que um parlamento receberia sobre os impactos de suas decisões. Isso seria o suficiente.

A defesa passou ao contra-ataque e então Joaquim Barbosa disse com todas as letras o que pensava sobre a atuação midiática e comprometidade GM à frente do STF e quais as conseqüências disso para a reputação da Corte.

O principal responsável é o atual Presidente da Corte. GM merecia ouvir tudo aquilo. O seu “despotismo obscuro” , o personalismo, a egolatria na condução dos assuntos do Tribunal, tudo levou à certeza do diagnóstico proferido na sessão passada.

Mas não adiro ao entusiasmo dos comentaristas sobre o que aconteceu, pelo contrário. O Ministro Joaquim Barbosa devia ter tido um pouco mais de sangue frio. Esse descontrole era tudo o que GM precisava para se fazer de vítima e obter a “solidariedade” já conhecida das outras figurinhas da Corte e da mídia. Já estamos vendo movimento semelhante ao que ocorreu naquela sessão de “desagravo” após o HC de Dantas.
Joaquim Barbosa ficará isolado na corte e sofrerá campanha pública de “desconstrução” de imagem.

Por outro lado, ficou muito evidente que não podemos ter Ministros do STF que sejam ao mesmo tempo professores de cursinho jurídico de propriedade de um Ministro. O constrangimento é dobrado.

Finalmente, a suspensão dos trabalhos de quinta-feira é uma coisa que não tem justificativa. A birra de GM e Joaquim Barbosa não é tão importante assim. Que todos voltem ao Plenário e continuem trabalhando como Ministros adultos e responsáveis pelos milhares de processos em tramitação do STF.

Veremos as cenas que ocorrerão a partir de hoje.

Perdoe a extensão da análise. Agradeço o espaço.

Acompanhe aqui os desdobramentos dessa polêmica e também faça seu comentário

quarta-feira, 22 de abril de 2009

JUDICIÁRIO - O GILMAR MENDES ESTÁ NA MIDIA DESTRUINDO A CREDIBILIDADE DO JUDICIÁRIO BRASILEIRO!

http://www.youtube.com/watch?v=sIUdUsPM2WA

POLÍTICA INTERNACIONAL - Pero que sim pero que não - Obama interpretou mal oferta de Raúl Castro por diálogo, afirma Fidel

A mensagem foi clara e todo mundo entendeu. Discutir sobre qualquer assunto. A agenda não deveria ser o problema de Cuba e sim uma oportunidade de entablar diálogo, não apenas com USA e sim com outros países.

O ex-presidente cubano Fidel Castro afirmou em artigo publicado em Cuba na terça-feira que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, interpretou mal a oferta de seu irmão Raúl, o atual líder cubano, para discutir assuntos polêmicos com o governo americano.

No início do mês, Raúl Castro havia afirmado estar aberto a discutir sobre qualquer assunto com os Estados Unidos, incluindo temas como direitos humanos e liberdade de imprensa.

Obama respondeu à oferta dizendo que seu governo pretende melhorar as relações com Cuba e que via a oferta de Raúl como um sinal de avanço, mas que o governo cubano deveria primeiro soltar prisioneiros políticos e reduzir a taxação às remessas de cubanos no exterior.

"Sem dúvida que o presidente interpretou mal a declaração de Raúl", afirmou Fidel Castro em um artigo publicado no site oficial cubadebate.cu.

"Ao afirmar que está disposto a discutir qualquer tema com o presidente dos Estados Unidos, o presidente de Cuba expressa que não teme abordar qualquer tipo de assunto. É uma mostra de valentia e de confiança nos princípios da revolução", diz Fidel.

Cubanos presos

Segundo o ex-presidente, "ninguém deve se assombrar" com o fato de seu irmão falar em indultar os presos políticos e enviá-los aos Estados Unidos desde que o governo americano aceite soltar cinco cubanos presos em Miami acusados de terrorismo.

Fidel, que havia liderado Cuba desde a revolução comunista de 1959, passou o poder ao irmão após submeter-se a uma operação gástrica em julho de 2006.

Desde então, não apareceu mais publicamente e apenas algumas imagens suas foram divulgadas.

Apesar de afastado oficialmente da vida pública, ele publica regularmente artigos na mídia local. As "Reflexões de Fidel", como são chamados os artigos, têm aumentado de frequência nos últimos tempos - o artigo da terça-feira foi o 13º em duas semanas.

Em seu último texto, Fidel Castro também afirma que se Obama não suspender o embargo a Cuba, estabelecido em 1962, "pode-se esperar por esse caminho um fracasso seguro como o de todos seus antecessores".

"Vivemos novos tempos. As mudanças são inevitáveis. Os líderes passam, os povos permanecem. Não teremos que esperar milhares de anos, só oito serão suficientes, para que em um carro mais blindado, um helicóptero mais moderno e um avião mais sofisticado, outro presidente dos Estados Unidos, sem dúvida menos inteligente, prometedor e admirado no mundo do que Barack Obama, ocupe esse inglorioso cargo", afirma Fidel.

Nos últimos meses, vem aumentando a pressão de países latino-americanos contra os Estados Unidos pelo levantamento do bloqueio econômico a Cuba. A questão foi o principal entrave a um consenso no documento final da Cúpula das Américas, realizada em Trinidad e Tobago no último fim-de-semana.
Leia na BBC Brasil e Raúl que dice mi hermano

TECNOLOGIA - Google refina seus serviços de busca por imagens e nomes

RIO - O Google lançou nesta terça-feira alguns novos serviços experimentais da sua marca Google Labs. O primeiro deles é uma forma mais refinada de se fazer pesquisas por imagens e fotografias. Com o Similar Images é possível procurar imagens similares dentro dos resultados de sua primeira busca, permitindo que se corrija erros em pesquisas dúbias.

Se você está buscando por imagens de "Paris", por exemplo, receberá como resultado tanto belos cenários da capital frances quanto fotografias de Paparazos da celebridade Paris Hilton. Com o novo serviço, você escolhe qual caminho seguir sem precisar refinar o texto da busca.

O Google lançou também um novo serviço para ajudar aqueles que procuram por seus próprios nomes no serviço de buscas. Por enquanto a novidade funciona apenas nos EUA, onde agora aparecem perfis na parte debaixo dos resultados das buscas.

Os perfis mostram informações abreviadas dos perfis criados no Google com aquele nome, além, de links para resultados com o mesmo nome no MySpace, Facebook, Classmates e LinkedIn.

Quem não tiver um perfil no Google precisa apenas fazer uma busca por [me] e seguir as instruções. Lembrando que se você tem um Gmail, Orkut, Blogspot ou conta no YouTube, você já tem um perfil no Google.

veja matéria no O Globo aqui

CULTURA - Unesco lança biblioteca mundial digital


A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) lança nesta terça-feira a Biblioteca Digital Mundial, que permitirá consultar gratuitamente pela internet o acervo de grandes bibliotecas e instituições culturais de inúmeros países, entre eles o Brasil.
Dezenas de milhares de livros, imagens, manuscritos, mapas, filmes e gravações de bibliotecas em todo o mundo foram digitalizados e traduzidos em diversas línguas para a abertura do site da Biblioteca Digital da Unesco (www.wdl.org).
A nova biblioteca virtual terá sistemas de navegação e busca de documentos em sete línguas, entre elas o português, e oferece obras em várias outras línguas.

Entre os documentos, há tesouros culturais como a obra da literatura japonesa O Conde de Genji, do século 11, considerado um dos romances mais antigos do mundo, e também o primeiro mapa que menciona a América, de 1507, realizado pelo monge alemão Martin Waldseemueller e que se encontra na biblioteca do Congresso americano.
Entre outras preciosidades do novo site estão as primeiras fotografias da América Latina, que integram o acervo da Biblioteca Nacional do Brasil, o maior manuscrito medieval do mundo, conhecido como a Bíblia do Diabo, do século 12, que pertence a Biblioteca Real de Estocolmo, na Suécia, e manuscritos científicos árabes da Biblioteca de Alexandria, no Egito.Até o momento, o documento mais antigo da Biblioteca Digital da Unesco é uma pintura de oito mil anos com imagens de antílopes ensanguentados, que se encontra na África do Sul.
Leia mais aqui

ECONOMIA - Lula está construindo um gigante regional único, diz 'Newsweek'


O Brasil vem se transformando na última década em uma potência regional única, ao se tornar uma sólida democracia de livre mercado, uma rara ilha de estabilidade em uma região conturbada e governada pelo Estado de direito ao invés dos caprichos dos autocratas. A afirmação é feita em artigo publicado na última edição internacional da revista americana Newsweek.

"Contando com a cobertura da proteção de segurança americana, e um hemisfério sem nenhum inimigo crível, o Brasil tem ficado livre para utilizar sua vasta vantagem econômica de seu tamanho dentro da América do Sul para auxiliar, influenciar ou cooptar vizinhos, ao mesmo tempo conseguindo conter seu rival regional problemático, a Venezuela", afirma o artigo.

Segundo a revista, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva "preside uma superpotência astuta como nenhum outro gigante emergente".

O artigo foi publicado menos de um mês após Lula ter aparecido na capa da Newsweek, com uma entrevista exclusiva à revista após seu encontro com o presidente americano, Barack Obama, na Casa Branca.
não acredita?, então clique aqui para ver matéria da "Newsweek" na BBC Brasil

MUDANÇA CLIMÁTICA - Reunião preparatória para o Acordo Global de clima apresenta poucos avanços


Acabou no último dia 8 de abril, em Bonn (Alemanha), a primeira reunião preparatória da 15ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima que ocorre em dezembro em Copenhagen (Dinamarca), quando se espera que seja assinado o novo acordo global de clima que substituirá o protocolo de Quioto pós-2012. A reunião – que foi iniciada com a entrega dos votos da Hora do Planeta ao redor do mundo – tinha como principal objetivo delinear a base para o acordo global. Apesar de não ter apresentado grandes avanços, o encontro foi muito mais amistoso que os anteriores, principalmente pela presença de uma nova delegação dos Estados Unidos, disposta a se engajar e tomar parte na solução climática.
Durante a reunião, o grupo dos Países Menos Desenvolvidos (LDC, na sigla em inglês) pediu 2 bilhões de dólares para financiar a implementação de seus planos nacionais de adaptação.Para a Rede WWF, os países desenvolvidos deveriam providenciar essa quantia a tempo da nova rodada de conversações em Bonn, programadas para junho deste ano.

No dia 30 de março, para abrir a reunião, a Rede WWF e um Grupo de Escoteiros Alemão entregou uma urna simbólica ao Secretário Executivo da Convenção de Clima, Yvo de Bôer, com os votos de centenas de milhões de cidadãos de todo o planeta que votaram pela terra durante o movimento Hora do Planeta numa demonstração de que estão a favor de ações de combate ao aquecimento global.
leia na integra aqui

ECONOMIA - As previsões continuam ruins e para o FMI pioram

SÃO PAULO, 22 de abril de 2009 - O Fundo Monetário Internacional (FMI) piorou a estimativa do desempenho da economia global em 2009 e prevê um ambiente de recessão, mostra o relatório World Economic Outlook (WEO) de abril, publicado nesta quarta-feira. Os economistas agora esperam um recuo de 1,3%, ante projeção anterior de 0,5%.

Segundo o relatório, esta é a recessão mais severa desde a Segunda Guerra Mundial. "Este não é o tempo para complacência, e a necessidade de fortes políticas, tanto macro quanto nas fronteiras financeiras, é mais aguda do que nunca. Mas, com tais políticas implementadas, há luz no final deste longo túnel", disse o Olivier Blanchard, economista chefe do FMI.

A expectativa ainda é a de uma recuperação da economia em 2010, quando poderia registrar um avanço de 1,9%. Em janeiro, o Fundo esperava um avanço de 3%. A expectativa para as economias avançadas piorou para este ano, passando de -2%, para -3,8%. Para os emergentes e em desenvolvimento a projeção passou de 3,3% para 1,6%.

Para o Brasil, o Fundo diminuiu a expectativa para 2009 em 3,1 pontos percentuais, para -1,3%. Em 2010, os economistas agora esperam um avanço de 2,2%, ante a estimativa anterior de 3,5%. Segundo o relatório, a região da América do Sul e México, deve recuar 1,6% este ano e crescer 1,6% no próximo.

"O declínio no preços das commodities está afetando grandes economias da região - Argentina, Brasil, Chile, México e Venezuela, que estão entre os maiores exportadores de produtos primários", diz o relatório.

Para os EUA, os economistas apostam em retração de 2,8%, queda de 1,2 p.p. Em relação a projeção anterior. A estimativa para a zona do euro piorou de -2% para -4,2% em 2009. Para o Japão é esperada uma retração de 6,2%, ante os 2,6% anteriores. Para a China, a estimativa passou de 6,7% para 6,5%.

Leia aqui InvestNews

POLÍTICOS - Era farra mesmo - Câmara deve anunciar corte de 50% no valor da cota de passagens a parlamentares


A Câmara deve anunciar nesta quarta-feira o corte de 50% no valor da cota de passagens aos parlamentares da Casa. O corte faz parte de um pacote de medidas moralizadoras para a Casa Legislativa em resposta à onda de denúncias que arranhou a imagem da instituição nos últimos dias.
O presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB-SP), se reuniu de emergência com líderes partidários e integrantes da Mesa Diretora da Casa na noite desta terça-feira, em sua residência, para discutir o pacote. Oficialmente, Temer convocou para hoje uma reunião com líderes partidários para anunciar as medidas do pacote --que foram alinhavadas na reunião emergencial.
A Folha Online apurou que os parlamentares interromperam o feriado de Tiradentes para discutir as medidas porque têm pressa em reverter a imagem negativa da Casa --especialmente após o episódio conhecido como "farra das passagens".

leia mais na Folha Online