terça-feira, 15 de setembro de 2009

Educação - Lula sanciona criação de nova universidade federal no Sul do país, a da Integração da Amazônia (Uniam) aguarda votação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta terça-feira (15) o projeto de lei que cria a UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul). As obras de construção da universidade devem ser iniciadas a partir de 2010 e a instituição deverá atender cerca de 10 mil estudantes.

Com sede em Chapecó (SC), a Federal da Fronteira Sul terá campi em Laranjeiras do Sul (centro-sul do Paraná), Realeza (sudoeste do Paraná), Cerro Largo (noroeste do Rio Grande do Sul) e Erechim (norte do Rio Grande do Sul). A UFFS priorizará a formação de professores, cursos de qualificação de agricultores de pequenas propriedades.

A previsão é que a universidade inicie as atividades em março do próximo ano, em instalações provisórias, até que as obras dos campi fiquem prontas. Serão 2.160 vagas, das quais 1.230 destinadas a licenciaturas. Do total, 1.020 no turno da noite.

Outras universidades

O Congresso tem outros três projetos de lei de criação de universidades federais que aguardam votação. Estão nesse grupo as universidades federais da Integração Latino-Americana (Unila), da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e da Integração Amazônica (Uniam).

* Com informações da Assessoria de Imprensa do MEC

Mudança Climática - Aquecimento pode reduzir PIB de países em até 20%, diz estudo




Catástrofes associadas à mudança climática podem reduzir em até um quinto o PIB dos países riscos até 2030, caso medidas urgentes não sejam tomadas, disse um estudo divulgado nesta segunda-feira (14) pelo Grupo de Trabalho para a Economia da Adaptação Climática.

"Medidas facilmente identificáveis e com boa relação custo-benefício - como a melhoria da drenagem, barreiras marítimas e melhoria nos regulamentos para construções, entre muitas outras - poderiam reduzir os potenciais prejuízos econômicos resultantes da mudança climática para todas as regiões", disse nota que acompanha o estudo de 147 páginas.

O relatório, intitulado "Montando um desenvolvimento resistente ao clima", está sendo divulgado a três meses da importante reunião ministerial de Copenhague, em dezembro, da qual deve resultar um novo tratado global para o combate à mudança climática.

O estudo examinou oito regiões do mundo, ricas e pobres, tidas como mais propensas a secas, furacões, inundações e elevação do nível dos mares, como resultado da mudança climática global.

No pior cenário, segundo o estudo, inundações na Guiana poderiam reduzir o PIB desse país em 19% até 2030. Na Flórida, a economia local poderia encolher em 10% devido a desastres climáticos no mesmo período.

O grupo de trabalho é formado pela ONU, pela seguradora Swiss Re, pela consultoria McKinsey, pela Comissão Europeia, pela Fundação Rockefeller, pelo Standard Chartered Bank e pela rede ambiental ClimateWorks.

Em um prefácio ao estudo, Nicholas Stern, economista e ex-consultor do governo britânico, disse que pouco se fez até agora para conter o aquecimento global e limitar as emissões de dióxido de carbono.

"Os países precisarão se planejar para a adaptação com muito mais rigor, foco e urgência do que até agora", escreveu. "Devemos às pessoas mais vulneráveis do planeta uma combinação do melhor apoio possível para fortalecer a capacidade adaptativa."

Uma das maiores discussões nos preparativos para a cúpula de Copenhague é quanto dinheiro os países ricos devem destinar aos pobres para o combate ao problema.

O relatório diz que o aquecimento deve aumentar os danos provocados por furacões na Flórida, custando ao Estado 33 bilhões de dólares adicionais por ano até 2030.

No Estado indiano de Maharashtra, secas extremas, que historicamente ocorrem a cada 25 anos, podem surgir a cada oito anos, também resultando em prejuízos bilionários.

No mês passado, um relatório acadêmico disse que a adaptação aos piores efeitos climáticos do mundo provavelmente custaria muito mais do que a ONU estimava até agora.

O secretariado de mudança climática da ONU avalia os custos, incluindo medidas como o desenvolvimento de cultivos resistentes a secas e o combate a epidemias, em 40 a 170 bilhões de dólares por ano até 2030 - uma estimativa muito ampla, que reflete por si só a incerteza em torno do fenômeno. (Fonte: Estadão Online)

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Aqui em Brasília - IX Encontro Verde das Américas - GREENMEETING



Leve a sua mensagem em defesa do planeta para o 9º GREENMEETING.

A Coordenação Geral do IX Encontro Verde das Américas 2009, o “Greenmeeting” convida a todos os participantes que levem para o Encontro uma mensagem ou uma proposta consistente, concreta e objetiva de poucas linhas para contribuir para a edição da “Carta Verde das Américas 2009”, e para a sua publicação nos Anais do Encontro. A mensagem deverá estar impressa e conter nome e endereço completo e ser depositada em uma urna específica ao lado da Secretaria do Encontro.

O IX Encontro Verde das Américas, faz parte das comemorações dos 50 anos de Brasília, a capital federal e se realizará nos dias 15, 16 e 17 de setembro de 2009. Um importante e concorrido Fórum que visa propor soluções sustentáveis para as principais questões sócioambientais e econômicas do Brasil, das Américas e do mundo.

O Encontro totalmente gratuito para o público participante, previamente credenciado, reunirá as principais lideranças nacionais e internacionais sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, tanto governamentais, quanto não governamentais, que entre outros acontecimentos se dará a entrega do Prêmio Verde das Américas 2009.

A cidade de Brasília se mobiliza para sediar nos dias 15, 16 e 17 de setembro de 2009 o IX Encontro Verde das Américas, “Conferência das Américas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável”, o “Greenmeeting”, um importante e concorrido Fórum que busca contribuir para as soluções sustentáveis das questões sócio ambientais das Américas e do mundo.

O evento reunirá as principais lideranças nacionais e internacionais sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, tanto governamentais, quanto não governamentais, que entre outros acontecimentos se dará a entrega do Prêmio Verde das Américas 2009.

O Greenmeeting conta com o apoio das Nações Unidas, da Organização dos Estados Americanos – OEA, de vários Ministérios e órgãos do Governo Brasileiro e de inúmeras outras instituições nacionais e internacionais, bem como com a presença de autoridades e diplomatas de vários continentes.

É importante salientar que as ações do Greenmeeting têm refletido significativamente nos diversos segmentos de governos e sociedade, contribuindo para uma melhor postura e ações na gestão ambiental e no desenvolvimento sócio-econômico. Esse alcance se deve à participação de mais pessoas, cidadãos, instituições, Ongs e governos que se propõem a uma nova postura para o desenvolvimento sustentável e uma melhoria na qualidade de vida no planeta.

“Em Busca de Soluções” O objetivo do IX Encontro Verde das Américas, também chamado de Greenmeeting, é buscar soluções para os problemas ambientais locais e globais, com discussões concretas e objetivas, envolvendo o maior número de instituições e segmentos da sociedade, do Brasil e do exterior.

Ampliar o seu alcance e democratizar as discussões para além dos segmentos governamentais, técnicos e acadêmicos, trazendo à luz as experiências bem sucedidas que permitam a sua aplicação em áreas com problemas similares.



PROGRAMAÇÃO - PROGRAMMING
Local: Museu Nacional da República, Esplanada dos Ministérios - Brasília DF. – Brasil.
Inscrições e maiores informações: greenmeeting
Email: secretaria@greenmeeting.org

15/09/2009– Terça-feira/Tuesday

08:00 h
Credenciamento e entrega de material do Encontro – Accreditation and releasing of material of the Meeting.
09:30 h

Abertura solene do IX Encontro Verde das Américas e entrega do Prêmio Verde das Américas 2009, com a presença de autoridades nacionais e internacionais. / Solemn opening of IX Green Meeting of the Americas and of the Green Prize of the Americas, with the presence of national and international authorities.

Carlos Minc, Ministro de Estado do Meio Ambiente do Governo Brasileiro, Michel Temer, Presidente da Câmara dos Deputados; José Roberto Arruda Governador do Distrito Federal; Senadora Marina Silva; José Carlos Carvalho, Secretário de Estado de Meio Ambiente de Minas Gerais; Silvestre Gorgulho, Secretário de Estado da Cultura do Distrito Federal; Cassio Taniguchi, Secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do Distrito Federal; Gustavo Souto Maior, Presidente do Instituto Brasília Ambiental – IBRAM; Sarney Filho, Deputado Federal; Rodrigo Rollemberg, Deputado Federal; Antonio Roberto, Deputado Federal; Maria Elisa Costa, Arquiteta e Urbanista, filha de Lúcio Costa; Thiago de Mello, Escritor e Poeta; Mercedes Bustamantes, PhD. UNB; Cástor Cartelle Guerra, Presidente da Fundação Biodiversitas; Maria Dalce Ricas, Superintendente da AMDA/MG; Dom Lorenzo Baldisseri, Núncio Apostólico no Brasil; Embaixador Paul Hunt, Canadá; Embaixadora Annika Markovic, Suécia; Embaixador Wilhelm Méier, Suíça; Embaixador Qiu Xiaoqi, China; Embaixador João Manuel Guerra Salgueiro, Portugal; Embaixador Csaba Pólyi, Hungria; Embaixador Manuel Picasso, Secretário-Geral da OTCA; Embaixador Carlos Alonso Zaldívar, Espanha; Embaixador Neil Mules, Austrália; Embaixador GEORGES H. SIAM, Líbano; Embaixador Mohamed LOUAFA, Marrocos; Ronaldo Vasconcellos, Secretário de Meio Ambiente de Belo Horizonte MG; Wagner Barja, Diretor do Museu Nacional da República.
Representações Diplomáticas de vários continentes e outras Autoridades. / Diplomatical representations and other Authorities.

Apresentação do Coral da Escola das Nações. / Presentation of the School of the Nations.

Representações Diplomáticas e outras Autoridades / Diplomatical representations and other Authorities.

Presidente da mesa / President of the Table: Embaixador Dr. Manuel Picasso, Secretário-Geral da OTCA.

10:20 h
Embaixador/Ambassador Dr. Manuel Picasso, Secretário-Geral da OTCA – Organização do Tratado de Cooperação Amazônica. Tema/Theme: A missão da OTCA na gestão sócio-ambiental e econômica da Amazônia. / The mission of the OTCA in managing environmental and socio-economic Amazon.

10:40 h
José Carlos Carvalho, Secretário de Estado de Meio Ambiente de Minas Gerais. Tema/Theme: PROMATA Projeto de proteção da mata atlântica de Minas Gerais. Parceria Brasil/Alemanha. / PROMATA Project to protect the Atlantic Forest of Minas Gerais.

11:00 h Senadora Marina Silva, - Tema/Theme: A defesa da Amazônia frente a “Crise Econômica Mundial. / The defense of the Amazon before the global economic crisis.

11:20 h Debate: Participação dos palestrantes e convidados especiais / Participation of Speakers and special Quests. Embaixadora Annika Markovic, Suécia; - Presidencia da União Europea -

12:30 h Intervalo/Break

Presidente da mesa / President of the Table: Ronaldo Vasconcellos, Secretário de Meio Ambiente de Belo Horizonte MG.


14:00 h
Maria Elisa Costa, Arquiteta e Urbanista, filha de Lúcio Costa. - Tema/Theme: O nascimento de Brasília – “Um Testemunho”. / The birth of Brasilia - A Testimony.

14:20 h Dra. Sabrina Shaw, Canadá. - Pesquisadora do Instituto Internacional para o Desenvolvimento Sustentável. International Institute for Sustainable Development (IISD). Tema/Theme: Bioenergia e Mudanças Climáticas: Desafios do Desenvolvimento Sustentável. Trabalhando juntos para uma solução multilateral com oportunidades para comércio, meio ambiente e desenvolvimento. / Bioenergy in a climate challenged world: challenges of sustainable development. Working together towards a multilateral solution with opportunities for trade, environment and development.

14:40 h
Embaixador/Ambassador Dr. Hugo de Zela Martinez, Peru. – Tema: Peru e suas ações para a integração sócioambiental e econômica da Amazônia continental. / Peru and its actions to integrate environmental and economic Amazon continental.

15:00 h Volnei Garrafa, PhD - Coordenador da Cátedra UNESCO de Bioética e do Programa de Mestrado e Dotorado em Bioética da Universidade de Brasília, Presidente da Rede Latino-Americana e do Caribe de Bioética da UNESCO/ RECBIOÉTICA. – Tema/Theme: A questão ambiental na Declaração Universal de Bioética da UNESCO. / The environmental issue in the Universal Declaration on Bioethics of UNESCO.

15:20 h
Carlos Ugo Santander, PhD. Unieuro. – Tema/Theme: Os desafios da Política de integração sócio-ambiental e econômica da Amazônia. / The policy of integration and socio-economic environment of the Amazon.

15:40 h

Carlos Fernando de Moura Delphim, IPHAN. Membro da Comissão de Patrimônio Mundial da Unesco. Tema/Theme: A chancela da paisagem cultural pelo Iphan: A interação do homem com o meio natural.

16:00 h a
17:30 h
Debate: Participação dos palestrantes e convidados especiais/Participation of speakers and special quests.

16/09/2009– Quarta-feira/Wednesday

Presidente da mesa / President of the Table: Antônio Roberto, Deputado Federal PV/MG.

09:00 h
Gustavo Souto Maior, Presidente do Instituto Brasília Ambiental - IBRAM. Tema/Theme: A Gestão de Unidades de Conservação no Distrito Federal. / Management of protected areas in the Distrito Federal.

09:20 h Embaixador/Ambassador Svend Roed Nielsen, Dinamarca/Denmark. – Tema/Theme: A XV Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas - COP15 Copenhagen. / COP15 United Nations Climate Change Conference Copenhagen 2009.

09:40 h

Vilmar Berna, Jornalista e Prêmio Ambiental 500 anos das Nações Unidas. – REBIA. – Tema: A importância da democratização da informação para a preservação ambiental. / The importance of the democratization of information for environmental preservation.

10:00 h Embaixador/Ambassador Dr. Jorge Alfredo Robles Aris, Costa Rica. – Tema/Theme: Costa Rica e o desafio da sustentabilidade sócioambiental e ecnômica na costa do caribe. / Costa Rica and the challenge of sustainable social, environmental and economists on the Caribbean coast.

10:20 h Thiago de Mello, Escritor e Poeta. Tema/Theme: Os direitos do homem e os direitos da floresta. / Human rights and the rights of the forest.

10:40 h Painel - Ricardo Harduim, PRIMA – A Gestão de neutralização de Carbono pelo processo de Excelência em plantio de florestas. / Management of neutralizing carbon by planting forests.

11:00 h Debate: Participação dos palestrantes e convidados especiais/Participation of speakers and special quests. Embaixador de Israel, Giora Becher.

12:30 h Intervalo/Break

Presidente da mesa / President of the Table: Izalci Lucas, Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal.

14:00 h
Alexandre Lantelme Kirovsky, Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República. Tema/Theme: “Diretrizes internacionais em políticas públicas sustentáveis de pesca e aquicultura no Brasil”.

14:20 h Embaixador/Ambassador Kees Pieter Rade, Paises Baixos. Tema/Theme: A experiência e as preocupações holandesas com o aumento do nível do mar pelo aquecimento global. / The experience of the Netherlands with the increase in sea level from global warming.

14:40 h Painel - Paulo Coelho, Jornalista e Secretário de Meio Ambiente da cidade de Formiga MG. Tema/Theme: Destinação Correta dos Resíduos sólidos urbanos. / Correct disposal of Municipal Solid Waste.

15:00 h Jadiel Guerra, Coordenador do Sistema de Gestão ambiental da TV GLOBO. Tema/Thema: A política de gestão ambiental no PROJAC da TV GLOBO/Rio/Brasil. / The environmental management policy in PROJAC.

15:20 h
Marcos Terena, Líder Indígena do Brasil, Presidente do Comitê Intertribal – ITC. e Diretor do Memorial dos Povos Indígenas. Tema/Theme: A Sabedoria Ancestral Indigena: Ecologia e Qualidade de Vida. / Indigenous Ancestral Wisdom: Ecology and Quality of Life.

15:40 h Senadora Ideli Salvatti, PT/SP. Presidente da Comissão Mista de Mudanças Climáticas do Senado BR. Tema/Theme: Política e Plano Nacional sobre Mudanças Climáticas e a Perspectivas do Brasil para a COP15. Policy and National Plan on Climate Change and Perspectives of Brazil to the COP-15.

16:00 h as 17:00 h Debate: Participação dos palestrantes e convidados especiais/Participation of speakers and special quests.EmbaixadorAmbassador Qiu Xiaoqi, China

17/09/2009– Quinta-feira/Thursday

Presidente da mesa / President of the Table: Rodrigo Rollemberg, Deputado Federal do Distrito Federal.

09:00 h Mauro Armelin, Coordenador do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável do WWF-Brasil. Tema/Theme: As ações do WWF no comprometimento com a conservação da natureza no contexto social-ambiental e econômico brasileiro. / Shares of WWF's nature conservation in the Brazilian context.

09:20 h Contra-Almirante Marcos Nunes de Miranda, Marinha do Brasil. Tema/Theme: Costa oceânica brasileira: o enfoque das grandes vertentes da Amazônia Azul”. / Sea coast of Brazil: the focus of the major components of the Blue Amazon.

09:40 h Mário Mantovani – Diretor da SOS Mata Atlântica. – Tema: Conhecimento das comunidades vegetais dos remanescentes de Mata Atlântica no Brasil. / Knowledge of plant communities of the remaining Atlantic Forest in Brazil.

10:00 h Senadora Serys Slhessarenko, Tema/Theme: O desenvolvimento e as questões ambientais no Mercosul, frente a “Crise Econômica Mundial. / The development and environmental issues in Mercosur, in the face of global economic crisis.

10:20 h Embaixadora/Ambassador Turid Rodrigues Eusébio, Noruega. – Tema/Theme: A perspectiva das Emissões de gases de efeito estufa da Noruega para as metas de 2012. / The prospect of emissions of greenhouse gases in Norway.

10:40 h
Manoel Moura Tukano, Líder Tradicional Tukano, Conferencista - Presidente da FIUPAM - Federação Indígena pela Unificação e Paz Mundial. - Tema/Theme: A Espiritualidade da terra e a Riqueza Ancestral da Amazônia. / The Spirituality of the Earth and the Ancestors of the Amazon.

11:00 h Debate: Participação dos palestrantes e convidados especiais / Participation of speakers and special quests.

12:30 h Intervalo/Break

Presidente da mesa / President of the Table: João Paulo de Brito, Advogado e Especialista em Direito Ambiental.

14:00 h Dr. Tadayuki Miyashita, Japão – Tema/Theme: A Crise Econômica Mundial e seu reflexo na Sustentabilidade Sócio-Ambiental no Japão. / The World Economic Crisis and its reflection in the Social and Environmental Sustainability in Japan.

14:20 h
Painel - Eletrobrás – Tema/Theme: Energia e sustentabilidade: Os pilares do desenvolvimento nas Américas. Energy and sustainability: The pillars of development in the Americas.

14:40 h

Embaixador/Ambassador Ibrahim Mohamed Alzeben, Palestina/Palestine. – Tema/Theme: A busca da paz e da dignidade humana na Palestina. / The quest for peace and human dignity in Palestine.

15:00 h
General-de-Brigada Jorge Ernesto Pinto Fraxe, Exercito Brasileiro. Tema/Theme: A proteção, integração e gestão sócio-ambiental da Amazônia Continental. / The protection, integration and socio-environmental management of the Amazon Continental.

15:20 h Dr. Fernando Cardozo Fernandes Rei, Diretor-Presidente da CETESB - São Paulo. Tema/Theme: As condicionantes sócioambientais, econômicas e climáticas do Estado de São Paulo para a COP15 Copenhagen. / The political climate of the State of Sao Paulo for the COP15 Copenhagen.

15:40 h
Debate: Participação dos palestrantes e convidados especiais/Participation of speakers and special quests.

17:00 h a 17:30 h Apresentação da Carta Verde das Américas 2009 - Solenidade de encerramento. Presentation of the Green Letter of the Americas 2009 - Closing Solemnity.

Logo após entrega dos Certificados de Participação / After, releasing of the Certificates of Participation.

Osama Bin Laden a EEUU: “Si não param as guerras continuaremos a guerra de desgaste contra vcs"

Publicado por Christian Leal

O líder de Al Qaeda, Osama bin Laden, declarou em nova mensagem no domingo que o apoio dos estadounidenses a Israel havia motivado o lançamento dos ataques do 11 de setembro de 2001, informou uma agrupação dedicada ao monitoreio do terrorismo.

InterCenter lembrou que Bin Laden costuma difundir este tipo de declarações cada ano alrededor de setembro e outrubro.

Leia a matéria e as declarações de Bin Laden na íntegra Aqui

Eleições - Marina Silva. A amazônia não é um santuário inviolável


Escrito por Josias de Souza às 22h22

A senadora Marina Silva (PV-AC) falou diário espanhol El Pais. Falou de sua candidatura ainda no condicional. Mas revelou-se uma presidenciável ambiosa.

A certa altura, o repórter perguntou a Marina: num hipotético segundo turno, votaria na condidata de Lula ou no rival do PSDB?

E Marina: "Não posso falar como candidata, mas acredito que o debate deve ser sobre ideias e que deve prevalecer a ética...”

“...[...] Do ponto de vista político, creio que, se eu me candidatar, será com a aspiração de chegar ao segundo turno".

Marina fez troça da avaliação atribuída a Lula –a de que ela iria à disputa presidencial como “candidata de uma nota só”. A nota da defesa do meio-ambiente.

Entre risos, a senadora diz que Lula "está sendo generoso porque me oferece um dos lemas de sua própria campanha, que era, esse sim, de uma nota só: ‘Lula-lá’.”

Manteria a política econômica do governo Lula? Ao responder, Marina recuou no tempo, para reconhecer méritos que atribui a FHC, o antecessor de Lula.

“Os processos são cumulativos”, disse ela. “Não existe espaço para processos niilistas em relação ao já conquistado...”

“...Existe um reconhecimento de que, nos últimos 16 anos, o Brasil conseguiu o equilíbrio fiscal e a estabilização da moeda...”

Tudo isso “...junto com a grande inovação introduzida por Lula, que foi a questão da distribuição de renda. Tudo isso deve ser preservado”.

Segundo Marina, pode-se “melhorar” sem destruir “tudo o que foi conquistado nos últimos 16 anos”.

E quanto à Amazônia? “Não é um santuário inviolável”, disse a futura candidata. Defende a combinação do desenvolvimento com a preservação ambiental.

"O problema de assumir a economia sustentável como estratégia é algo complicado e não existe até hoje em lugar nenhum do mundo...”

“...Nenhum partido assume completamente. O que eu e o Partido Verde estamos fazendo é inovador e não podemos satanizar os outros por não o terem feito ainda".

O discurso, como se vê, já é de candidata. Só falta ajustar o tônus. Em algum momento a senadora terá de se opor a alguém.

Não se chega ao segundo turno com esse discurso água-com-açúcar

Folha Online

domingo, 13 de setembro de 2009

Saúde - A segunda onda de gripe suína

No verão, número de casos deve diminuir. Mas doença voltará no próximo inverno. Estamos preparados?
Humberto Maia Junior
do Jornal da Tarde


O Brasil corre o risco de viver uma segunda onda de gripe suína no próximo inverno. O vírus H1N1, que provoca a doença, pode sofrer mutação e se tornar mais letal. Especialistas ressaltam que não há motivo para pânico. Se o Brasil adotar medidas apontadas por eles, a segunda onda deverá provocar até menos mortes do que as 657 registradas este ano (segundo o boletim do último dia 2 do Ministério da Saúde). Três médicos infectologistas ouvidos pelo JT afirmam que a vacinação é fundamental. Como não é possível imunizar toda a população, o Ministério da Saúde terá de escolher grupos de risco e maximizar o efeito da vacina. Ainda recomendam que o País disponibilize mais laboratórios para o diagnóstico da doença e apontam erros cometidos - e o que se aprendeu com eles. A população também deve fazer sua parte, lavando as mãos e cobrindo a tosse ou o espirro, para evitar que o vírus se espalhe. Abaixo, trechos das entrevistas.

Maior número de casos

“Tudo leva a crer que teremos uma segunda onda no mundo inteiro, até com chance de (ter) maior número de casos”, diz o diretor do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, David Uip, que ressalta que o comportamento do vírus não pode ser previsto com exatidão. Presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Juvêncio Furtado, diz que a gripe suína vai retornar com força ao Brasil no próximo inverno. “Ela está voltando ao hemisfério norte (onde agora é outono) e vai voltar para cá.”

Nancy Bellei, infectologista da Unifesp, explica que a previsão de que o retorno do vírus será mais intenso se baseia no comportamento de outras pandemias. “Historicamente, é isso que se observa.” O fenômeno é assim: quanto mais pessoas o vírus contamina, maior é a chance de que uma parte deles sofra uma mutação que o torne mais letal - da mesma forma como pode haver outra parte que se torne menos mortífero. “A tendência do vírus é aumentar e ‘fugir’ do sistema imunológico, se tornando mais resistente.”

Importância da vacinação

O presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia é enfático: “Temos de vacinar o maior número possível de pessoas. Sem a vacina, a segunda onda será muito mais intensa.” Como não há vacina para os 190 milhões de brasileiros, o governo deverá criar uma campanha nacional, escolhendo grupos de risco como prioritários. Quem deve ser escolhido? Para David Uip, o governo terá de seguir a seguinte ordem na imunização: profissionais de saúde, pessoas que trabalham com crianças (como professores), grávidas, pessoas portadoras de doenças que afetam o sistema imunológico (como cardíacos). Nancy Bellei, infectologista da Unifesp, diz que um programa eficiente de vacinação precisa seguir critérios regionais. “Temos de contemplar as regiões mais atingidas pela doença e quais as populações mais atingidas.”

Leia a matéria na íntegra Aqui

Gripe Suína - 'Acordei com 41º C de febre'

Julio C. Ramos, vítima da Gripe, 45 anos , Santa Catarina
Quando os sintomas da gripe suína começaram?

Foi numa sexta-feira. Tossia e sentia dor de cabeça. No sábado, acordei com febre. Trabalhei até o meio-dia e fui até um posto de saúde. A médica diagnosticou gripe normal, me deu remédios e me mandou para casa. Acordei no domingo com 41,5 graus de febre, dor no pulmão, tossindo muito. Estava mal. Arrumei um amigo que me levasse para um posto de saúde. O médico mediu minha temperatura e, no ato, fui isolado. Me deu uma injeção para baixar a febre. Depois de um tempo, chegou uma mulher da Vigilância Sanitária, ela me deu uma caixa de Tamiflu. O médico me passou outros remédios, vim para casa e me isolei por uma semana.

Como foi essa semana?

Fiquei deitado vendo televisão. Depois que tomei o primeiro comprimido, melhorou. Mas ainda fiquei com febre de 39 graus mais uns dois ou três dias.

E a dor?

Parecia que eu tinha sido atropelado por um caminhão. Doía quando me mexia. Dizem que só se pega a gripe uma vez. Espero que seja verdade. Não quero mais isso na minha vida.

Jornal da Tarde Aqui

Meio Ambiente - Consumo de produtos verdes, só para quem pode

Lista de compras verde: consumidor quer, mas o preço...
Encher o carrinho só com produtos que não agridem o meio ambiente pode sair até 184% mais caro. Mesmo assim, uma pesquisa mostra que 73% dos brasileiros pretendem gastar até 37% mais em produtos com selo ambiental

As prateleiras dos principais supermercados da capital paulista já contam com áreas exclusivas para os produtos denominados verdes - fabricados com menor impacto ambiental e ligados a causas sociais. Apesar da oferta, o preço ainda é um fator que inibe o aumento no número de consumidores ecologicamente corretos.

O Jornal da Tarde pesquisou os preços de duas listas de compras, uma com produtos convencionais e outra com os que ostentam algum tipo de selo ambiental, e constatou que os“verdes”, em sua maioria, custam mais caro. No Pão de Açúcar de Perdizes, na zona oeste, a diferença chega a 184,14%, enquanto no Carrefour do Jardim Paulista, ela é de 170,99%.

Um detergente biodegradável, por exemplo, pode custar até seis vezes mais do que seus similares convencionais. O arroz branco orgânico custa até o triplo do líder do mercado. O preço alto ainda afasta o consumidor, mas pesquisa realizada em sete países mostrou que 73% dos brasileiros pretendem, em 2010, gastar até 37% a mais com produtos que tenham selo ambiental. O estudo foi conduzido pela Penn, Schoen & Berland Associates (PSB), com participação das agências WPP Landor Associates e Cohn & Wolfe, representada no Brasil pela Gaspar & Associados.

Na prática, no entanto, a realidade é um pouco diferente. Os números, afirma Heloísa Picos, vice-presidente da Gaspar Associados, sinalizam que o consumidor brasileiro está atento às questões ambientais, mas os preços ainda os afastam das prateleiras verdes.

Segundo Luciana Betiol, coordenadora do programa de consumo sustentável da Fundação Getúlio Vargas (FGV), os artigos verdes são mais caros porque as despesas com sua produção são maiores. Os produtores, diz ela, arcam com as “externalidades negativas” dessas mercadorias. Ou seja, por não trabalharem com quantidades no mesmo patamar dos produtores convencionais, não há como baixar custos, que são repassados ao preço final.

Como exemplo, Luciana cita os alimentos orgânicos, que não usam agrotóxico, o que diminui a escala de produção e, consequentemente, eleva o preço final do produto. Os agrotóxicos são prejudiciais para quem os manuseia, para o solo e para os lençóis freáticos, que são contaminados quando há a rega das plantas e hortaliças, e para o consumidor, que ingere produtos expostos a substâncias químicas.

Os agrotóxicos, aliás, são a principal preocupação do administrador de empresas Roberto Guimarães Freitas de Andrade, 32, que sempre compra frutas e verduras orgânicas. Para ele, o custo compensa na medida em que há a garantia de estar consumindo um produto saudável. “Isso irá se reverter em um grande benefício para minha saúde quando eu estiver com 70 anos”, justifica.

Andrade lembra ainda que a expansão no consumo de produtos verdes favorece a agricultura familiar, constituída por pequenos e médios produtores rurais, além de melhorar a distribuição de renda. “Os orgânicos têm mais sabor e não têm pesticidas”, diz Andrade, que faz parte do Slow Food, movimento internacional de oposição ao fast food, ao ritmo frenético da vida atual e à comida industrializada.

EXEMPLOS DO QUE HÁ NO MERCADO

VÁLVULA DE DESCARGA

Aparelho embutido com sensor automático da Hydra. Consumo de energia de 3 W. Funcionamento em alta e baixa pressão de água. Acionamento na saída do usuário. Contato: 38741600

DUCHA ELÉTRICA

A ducha da Lorenzetti possui comando eletrônico de temperatura. Garante 50% de economia de energia. Resistência em aço inox, 220 V. Pressurizador embutido (ideal para casas térreas). Contato: 61657200

LAVADORA E SECADORA

Lavadora e secadora da LG lava e seca em um toque. Capacidade de lavagem de roupa seca de 10,5 kg. Economiza água. Capacidade de secagem de roupa centrifugada de 7kg. Economiza energia. Contato: 40045400

REFRIGERADOR

Refrigerador duplex Bosch. Tem selo Procel de economia de energia.Capacidade para 445L. Usa gás R600A (isobutano), que não agride a camada de ozônio e contribui menos que os similares para o aquecimento global. Contato: 21261950

RESFRIADOR DE AR SPLIT

Resfriador da Consul.
Capacidade de 18.500 BTUs.
Tem ar frio e quente. Possui selo Procel de economia de energia.
Contato: 40040014

CALÇADO

Chinelo de borracha da GOÓC com solado feito de pneu reciclado. Isso reduz a quantidade de material descartado na natureza. Modelo unissex, nas cores bronze, preto, prata e vermelho.
Contato: 31429483

Leia a matéria no Jornal da Tarde Aqui

Mineração - Após pré-sal, governo avança em mineração e eletricidade

Governo amplia seu controle sobre a economia, com o aumento da regulação ou criação de mais estatais

Lu Aiko Otta - O Estado de S. Paulo

BRASÍLIA - Depois do pré-sal, o governo se prepara para intervir pesadamente em outro setor: o de mineração. Está pronto o esboço de um novo código mineral, que prevê a criação de uma agência reguladora. Ela ficará encarregada, por exemplo, de cobrar bônus de outorga quando uma mina for entregue para exploração. Hoje, até uma pessoa física sem qualquer experiência pode ganhar um alvará para explorar minério, pagando cerca de R$ 100. "É praticamente um pacote de cigarros", comparou o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. A ideia é elevar fortemente esse valor.
Leia a repportagem na íntegra sobre novas ações nos setores na mineração e na eletricidade Aqui

sábado, 12 de setembro de 2009

Internacional - Morre vice-presidente de Cuba, Juan Almeida


(Na foto do lado do Fidel castro)

O vice-presidente cubano, Juan Almeida, número três entre os históricos da revolução dos irmãos Fidel e Raúl Castro, morreu aos 82 anos, vítima de uma parada cardiorespiratória, informou no sábado a imprensa oficial.

Seu falecimento, pouco antes da meia-noite de sexta-feira, deixa claro a passagem do tempo sobre a velha guarda que meio século depois da revolução segue governando Cuba.

O logotipo do diário oficial Granma foi publicado neste sábado em preto em sinal de luto, junto com uma fotografia de Almeida em seus dias de guerrilheiro.

O governo cubano declarou o domingo dia de luto nacional para honrar Almeida, que era o único comandante negro da revolução.

"O nome do comandante da revolução Juan Almeida Bosque permanecerá para sempre no coração e na mente de seus compatriotas como paradigma de firmeza revolucionária, sólidas convicções, valentia, patriotismo e compromisso com o povo," afirmou o Birô Político do Partido Comunista, em nota publicada no portal do Granma.

Almeida será sepultado nas montanhas do leste de Cuba, onde combateu há 50 anos sob as ordens de Fidel Castro.

O Granma destacou sua proximidade com Fidel Castro, de 83 anos, afastado do poder desde que adoeceu, em meados de 2006.

"O Comandante Almeida esteve sempre na primeira linha de combate junto ao chefe da revolução, valente, decidido e fiel até as últimas conseqüências," afirmou o jornal.

"Artífice da revolução"

O presidente do Parlamento cubano, Ricardo Alarcón, disse em ato em frente à missão diplomática dos EUA em Havana que Almeida "é um dos principais artífices da revolução cubana".

"Foi um homem de origem muito humilde, pedreiro, negro. Toda sua vida trabalhou com suas mãos, com o suor de seu rosto, mas era um homem de muita sensibilidade, músico, poeta e foi soldado no combate revolucionário desde o primeiro momento", disse Alarcón ao concluir uma vigília para pedir a liberação de cinco agentes presos nos Estados Unidos desde 1998 por acusações de espionagem.

Pouco antes, cerca de 1.000 cubanos convocados para o ato respeitaram um minuto de silêncio para recordar o comandante.

"São tantas as impressões que tenho por trás de sua morte que não tenho como resistir a esse grande choque de quem foi um exemplo em Cuba", afirmou Eleida Padrón, uma sindicalista que afirmou ter trabalhado junto a Almeida no começo da revolução, na década de 1960.

Almeida era vice-presidente do Conselho de Estado e membro do poderoso Birô Político do Partido Comunista.

Em seus últimos anos, Almeida costumava receber a novos embaixadores estrangeiros em Cuba. Também era considerado um influente mediador dos assuntos internos do Partido Comunista e um dos homens de maior confiança do presidente Raúl Castro.

(Reportagem adicional de Nelson Acosta)

Arte - Pintura realista do Iran

Iman Maleki nasceu em 1976 em Teerã. Ele foi fascinado pela arte da pintura desde criança. Aos 15 anos, começou a aprender pintura sob o domínio de seu primeiro e único professor - Morteza Katouzian - que é o maior pintor realista do Iran. Em 1999 graduou-se em Design Gráfico pela Universidade de Arte de Teerão. Desde 1998, tem participado de várias exposições. Em 2001, criou o ARA -Atelier de Pintura onde começou a ensinar pintura, considerando os valores clássicos e tradicionais da pintura realista.

As exposições mais importantes: exposição de pintores realistas do Irã em Teerã, Museu de Arte Contemporânea (1999); The Exhibition, grupo de pintores Studio KARA, na SABZ Gallery (1998); e na Sa'ad ABAD Palace (2003). Em 2005, Iman recebeu o prêmio William Bouguereau e o prêmio do presidente Choice na competição Salão Internacional ARC.

Confira a qualidade das pinturas do pintor, onde o jogo de luz e sobra e detalhes são perfeitos.









sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Política - O cineasta Oliver Stone afirmou que o rei Juan Carlos da Espanha deveria se calar e ouvir o chefe Estado venezuelano, Será?

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, não hesitou em brincar com a nova imagem do rei Juan Carlos I da Espanha ao ser recebido nesta sexta-feira no Palácio de la Zarzuela.
"Deixou a barba crescer, como o Fidel", comentou Chávez. O rei, no mesmo tom informal, também não deixou por menos: "É para mudar um pouco o 'look'".
Os dois realizaram uma breve reunião na residência oficial da Família Real espanhola, após a qual não houve declarações oficiais.

Tal como já aconteceu há um ano no Palácio de Marivent, na ilha de Mallorca, o rei recebeu o presidente com um afetuoso aperto de mãos, para alegria das dezenas de fotógrafos presentes no momento.

Chávez aproveitou uma escala na capital espanhola depois de seu giro pelo Oriente Médio, norte da África, Rússia e Belarus.

Em julho passado, Chávez e Juan Carlos deram por encerrado o incidente ocorrido na Cúpula Ibero-americana do Chile, em novembro de 2007, quando o rei espanhol lançou o famoso "por que não te calas?" para o presidente venezuelano, que, na ocasião, insistia em interromper o discurso de Zapatero.

Foi justamente a este episódio que se referiu o diretor de cinema americano Oliver Stone, que apresentou no Festival de Veneza um documentário sobre o presidente da Venezuela. Ele afirmou que o rei Juan Carlos da Espanha deveria se calar e ouvir o chefe Estado venezuelano.

"Vosso rei deveria calar-se e escutar mais a Chávez", afirmou Stone em entrevista ao jornal El País.

O cineasta americano apresentou em Veneza o documentário "South of the Border" (Ao Sul da Fronteira), sobre as mudanças na América Latina depois da chegada ao poder de Chávez.

Leia no
UOL/NOTÍCIAS

11 de setembro - Golpe de Estado no Chile, 36 anos depois, os mesmos problemas sem solução, ouça o Discurso

Pará - Sustentabilidade reúne empresas

Amazônia Jornal
11/09/2009

Empresários, representantes de órgãos do governo e acadêmicos participam em Belém do 'BAWB Global Fórum', conferência que será realizada entre os próximos dias 14 e 16, na Estação das Docas, e que tem como objetivo sensibilizar o empresariado sobre as práticas de sustentabilidade na Amazônia.

O evento é realizado pela Federação das Indústrias do Pará (Fiepa) e pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) e acontece pela primeira vez em uma capital do Norte do País. O tema central é 'Como a Sustentabilidade Agrega Valor ao Negócios'.

Criada em 2001 por um grupo de empresários americanos, o Global Fórum conta com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU) e chegou à América Latina para conscientizar instituições públicas e privadas acerca de ações socioambientais.

Durante os três dias de conferência, os participantes vão discutir e apresentar experiências bem sucedidas e dialogar sobre as dificuldades vivenciadas pela Amazônia quanto à falta de percepção de quem poderia, mas nada faz, para promover práticas sustentáveis. 'Será um momento de aprendizado e de uma troca de experiências importante. O Global Fórum difere de outros eventos por apresentar uma metodologia que pretende mostrar como praticar sustentabilidade', diz José Olimpio Bastos, superintendente do Sesi no Pará.

Segundo o executivo, há uma grande dificuldade na percepção de movimentos mundiais. Por isso, observa José Olimpio, é preciso sensibilizar empresas e organizações para que atuem de forma eficaz a favor do meio ambiente. Exatos 57 grupos de trabalho estarão reunidos na conferência, que vai apresentar nos três dias 22 cases considerados 'vitoriosos'.

O encontro será constituído de três momentos. O primeiro deles será a solenidade de abertura, no dia 14, às 19h, no Teatro Maria Silva Nunes, na Estação das Docas. O segundo será o workshop do 'Prêmio SESI Qualidade no Trabalho (PSQT)', que vai apresentar cases de sucesso, objetivando expor novos modelos de se fazer negócios que possibilitam às organizações atuarem como agentes socialmente responsáveis.

O terceiro momento ocorrerá nos dias 15 e 16, quando os participantes estarão reunidos para aprender a utilização da metodologia 'Investigação Apreciativa', desenvolvida pela Case Western Reserve University, dos Estados Unidos, e que por meio de dinâmicas e troca de conhecimentos entre os participantes, proporciona a descoberta de como agregar valor aos negócios de forma sustentável.

Reforma Agrária - Verba do Incra beneficiará 200 mil famílias

Amazônia Jornal,
11/09/2009

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) promete investir até o final do ano R$ 500 milhões no Pará. Segundo o presidente nacional da entidade, Rolf Hackbart, o recurso já está sendo empenhado em favor das prefeituras e do governo do Estado. A verba vai beneficiar cerca de 200 mil famílias, em 12 municípios paraenses, e auxiliar na criação de infraestrutura básica nos assentamentos.

A aplicação do empenho viabiliza e implementação de projetos como a pavimentação de 452 km de estrada, a criação de seis pontes, a construção de 36 microssistemas de abastecimento de água e esgoto. A assinatura do empenho garante ainda o repasse da verba do crédito para instalação, que consiste no programa de crédito de reforma agrária para construção de casas e operacionalização da produção. Aproximadamente mil famílias participarão do programa. Cada família vai embolsar R$ 18,2 mil tendo obrigatoriamente que utilizar R$ 15 mil na construção da casa e R$ 3,2 na produção de alimentos. Isso quer dizer que serão destinados R$ 18,2 milhões para 12 municípios - todos do nordeste paraense.

Além dos recursos, as obras de infraestrutura também foram garantidas pela governadora do Estado, Ana Júlia Carepa, com a assinatura de 22 convênios com prefeituras. Os convênios foram firmados em um evento aberto ao público, do qual participaram dezenas de famílias residentes em assentamentos, além do presidente nacional do Incra e representantes das entidades ligadas às terras no Pará. Na ocasião foram validadas as portarias de criação de 17 novos projetos em municípios como Breves, Augusto Corrêa, São Sebastião da Boa Vista e Belém. A governadora também distribuiu 300 títulos de terras para moradores de assentamentos.

Rolf afirma que o Pará é o Estado brasileiro que mais empenhou recurso em 2009. A contrapartida por parte dos governos estaduais e municipais também foi lembrada pelo presidente do Incra, e deve acontecer através da mão de obra técnica, de servidores, custeamento de diárias, computador, maquinário em geral.

Leia no amazônia Jornal Aqui

Economia - PIB do Brasil cresce 1,9% no 2º trimestre, e país sai da recessão


Da Redação do UOL/ECONOMIA
Em São Paulo
(Texto atualizado às 9h27)
O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 1,9% no segundo trimestre deste ano, em relação ao primeiro, para R$ 756,2 bilhões (veja gráfico ao final do texto).
Segundo informou nesta sexta-feira o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em relação ao segundo trimestre de 2008, houve queda de 1,2%.
(Entenda como o PIB é calculado).

Com isso, o país pôs fim a um ciclo usualmente chamado de "recessão técnica" - caracterizada pela queda do PIB por dois trimestres seguidos. Não significa que a economia já tenha se recuperado da crise, mas sim que se encerrou um momento de retração.

Recessão ocorre quando a atividade econômica (produção, consumo, emprego) está em baixa. A crise econômica global está causando recessão em diversos países do mundo, inclusive nos ricos.

No primeiro trimestre deste ano, a economia brasileira havia caído 0,8%, logo após uma queda de 3,6% observada no quarto trimestre de 2008.

A notícia de que o Brasil saiu da recessão já era esperada pelo mercado, pois o governo já dava sinais de otimismo. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou na semana passada que o crescimento do PIB seria de 1,8% a 2% entre abril e junho e também afirmou que em julho e agosto o país deu um salto na atividade econômica motivado pela produção industrial, que voltou a expandir-se, e pelas medidas de incentivo ao consumo.

Segundo pesquisa com 25 economistas feita pela Reuters, a expectativa era que o PIB crescesse 1,6% na comparação com o trimestre imediatamente anterior, mas mostrasse queda de 1,5% em relação ao segundo trimestre do ano passado.

Componentes do PIB
No segundo trimestre, o consumo das famílias cresceu 2,1%, enquanto os gastos do governo caíram 0,1%. A formação bruta de capital fixo, ou investimento, permaneceu estável, sem variação. As exportações cresceram 14,1% e as importações subiram 1,5%.

Comparado com igual período de 2008, apenas o setor se serviços apresentou crescimento, de 2,4%. A indústria teve queda de 7,9% e a agropecuária registrou perda de 4,2%.

O consumo das famílias cresceu 3,2%, a 23ª expansão neste tipo de comparação. Segundo o IBGE, contribuiu para este resultado a alta de 3,3% no rendimento real dos salários no segundo trimestre de 2009. Ainda, as operações de crédito para pessoa física cresceram 20,3% no período.

O gasto do governo expandiu-se 2,2%, mas o investimento recuou 17%, a maior queda desde o início da série, em 1996. A redução é explicada pela redução na produção interna de máquinas e equipamentos.

As exportações caíram 11,4% e as importações decresceram 16,5%.

Leia mais sobre economia Aqui

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Meio Ambiente - A rapazeada do Ministro Minc no lançamento do Programa do Cerrado

BRASÍLIA - O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, anunciou nesta quinta-feira o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e das Queimadas no Cerrado (PP-Cerrado), um programa semelhante ao que vem sendo implementado na Amazônia......
e foi feito ao ritmo de reggae. Veja aqui.


Ciência e Tecnologia - Já está no ar o Portal da 4ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia

(Imagem produzida no CGEE para a Conferência)

Está no ar, em caráter experimental e ainda em fase de construção e aperfeiçoamento, o Portal da 4ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia - CNCTI

O Portal disponibilizará todas as informações pertinentes e correlatas ao desenvolvimento das atividades de planejamento e definição da programação da conferência, incluindo calendário de eventos, reuniões técnicas, sala de imprensa, comunidades CT&I (Twitter e Orkut), as Conferência Regionais, todas as informações sobre as conferências anteriores, notícias e informações de caráter geral sobre CT&I e muito mais.

Acesse o Portal por meio do link Portal da 4ª CNCTI, aí encontrará as informações completas sobre o evento. Da mesma forma os contatos para obter maiores informações e detalhes.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

cinema - "CRUDE" Filme sobre a exploração de petróleo na amazônia, imperdível!




A propósito do debate sobre o Pre-sal, recomendo o filme sobre a exploração de petróleo na Amazônia.

Devido a preocupações sobre a mudança climática, deversas manifestações políticas e culturais formam parte do debate atual sobre o meio ambiente.
Alguns filmes como "Uma Verdade Inconveniente" - se concentrou nos resultados terríveis da queima de combustíveis fósseis.

Hoje um novo filme, ainda não estreado no Brasil, "Crude" do diretor Joe Berlinger um documentário profundo e apaixonado de novo, foca seu olhar sobre a produção ao invés de consumo. O filme, que segue o progresso irregular de uma ação coletiva realizada em nome do povo da Amazônia equatoriana, não é sobre as conseqüências indesejadas do uso de petróleo. Em vez disso, ele examina o terrível, freqüentemente não reconhecido custo de extrair petróleo na amazônia.
"Crude", em outras palavras, investiga as manifestações locais - enfermidades, água contaminada, a degradação cultural - de um problema global. Também, muito mais pelo que o filme mostra do que pelo que ele diz, sugere que esse modelo não é mais sustentável.

As corporações multinacionais (como a Chevron, a vilão deste filme) movimentam dinheiro e mercadorias de um lugar para outro, muitas vezes sem levar em conta a soberania ou os costumes das comunidades locais.

Não deixe de assistir o filme e veja mais detalhes no trailler abaixo e no The New York Times

Mudança climática - Reino Unido: clima exige ação de países em desenvolvimento

(Ministro das Relações Exteriores britânico, David Miliband)

Ministros do governo britânico afirmaram que os países em desenvolvimento como China e Índia devem aceitar a imposição de limites às emissões de gases-estufa se o mundo quiser selar este ano um novo tratado para combater a mudança climática. O ministro das Relações Exteriores britânico, David Miliband, disse que há um risco real de as conversações na Dinamarca em dezembro (para definir um acordo que substitua o Protocolo de Kyoto) fracassarem se os políticos centrarem o foco na desaceleração econômica em vez da ameaça da mudança climática.

"Há o perigo real de as reuniões marcadas para dezembro não terem um resultado positivo e há um perigo igual de que no período que antecede o encontro de Copenhague as pessoas não acordem para o risco de um fracasso antes que seja muito tarde," disse ele em uma entrevista coletiva.

Diferentemente das conversações em Kyoto, onde os atritos entre Europa e Estados Unidos foram o principal conflito, no período que antecede a conferência de Copenhague são as diferenças entre os países mais ricos e os que se desenvolvem rapidamente que podem atrapalhar um acordo.

O Protocolo de Kyoto, válido até 2012, comprometia a maioria dos países desenvolvidos com cortes de emissões, mas não estabelecia metas para os mais pobres, cujas emissões per capita eram muito menores.

Com a ascensão da China e da Índia --e o aumento das suas emissões de gases responsabilizados pela mudança climática--, isso agora deve mudar, afirmam políticos do Ocidente.

"Não há dúvida de que os países desenvolvidos têm responsabilidade pela mudança climática que já está acontecendo e que vai ocorrer durante algumas décadas a contar deste momento," afirmou Ed Miliband, ministro britânico de Energia e Mudança Climática, que falou na entrevista coletiva ao lado do irmão David.

"Mas a outra verdade no centro dessas negociações é que 90 por cento do crescimento das emissões virá dos países em desenvolvimento."

"Os países em desenvolvimento precisam também ser parte da solução. Nenhum corte nas emissões atuais, mas eles precisam mostrar como reduzirão o crescimento de suas emissões até 2020 antes dos cortes nas emissões posteriores."

O primeiro-ministro Gordon Brown disse que o mundo deveria reservar 100 bilhões de dólares por ano até 2020 para ajudar os países mais pobres a lidarem com as conseqüências da mudança climática. (Fonte: Estadão Online)

EXCLUSIVO: Pesquisa conjunta entre Brasil e França avalia transferência de águas entre continente e oceano

Danielle Jordan / AmbienteBrasil

A Universidade Federal de Brasilía (UNB) vai contribuir com uma pesquisa de instituições francesas representadas pelo Instituto Francês de Desenvolvimento (IRD) em um estudo da transferência de águas entre o continente e o oceano.

Serão investidos 70 mil euros principalmente em estudos de hidrologia e de isótopos de elementos de transição, áreas de destaque atualmente no Brasil.
Estão sendo avaliados os mecanismos de transferência dos elementos da bacia amazônica. Uma das técnicas desenvolvidas possibilita o cálculo da concentração dos elementos de determinada matéria e o fracionamento isotópico permite identificar a origem das substâncias analisadas. Segundo os pesquisadores é possível identificar se os elementos de determinada matéria estavam no ambiente de maneira natural ou se foram inseridos na natureza pela ação humana.

Será criado ainda o Laboratório Misto Internacional, um laboratório virtual, que não contará com uma sede física.

Desde 94 o programa de cooperação entre os países é desenvolvido, a partir de um projeto do professor Geraldo Bomtempo, que contava com o apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). “Nós não estamos mais na condição de país que está sendo apoiado para a pesquisa, mas de parceiro”, afirma.

Seis pesquisadores franceses atuam no Brasil e outros dois estão fazendo doutorado na UNB.
*Com informações da UnB

PRE-SAL - empresários reagem ao modelo de partilha



Os quatro projetos de lei que formam o marco regulatório do pré-sal foram debatidos pela primeira vez no Senado na terça-feira (8). O modelo de partilha do óleo e a posição da Petrobras como única operadora dos contratos de exploração foram as principais críticas feitas por senadores e empresários do setor que participaram da audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos da Casa.

“Ninguém é contra o fortalecimento da Petrobras, mas achamos que mantê-la operando sozinha e ainda participando de pelo menos 30% de cada campo não é bom para ela, nem para o setor industrial”, alegou o presidente do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (IBP), José Carlos de Luca. Para ele, abrir a operação para outras empresas estimularia a competitividade, o que daria mais transparência e criaria mais empregos.

A operadora é a empresa que controla o processo de extração. Mesmo com a participação de outras empresas no negócio, é a operadora que define, por exemplo, como será feita a extração, quais máquinas serão usadas e entra com mais recursos humanos e financeiros.

O modelo de partilha também foi fruto de divergências na audiência. Para o vice-presidente de uma das empresas associadas ao IBP, a British Petroleum do Brasil, Ivan Simões Filho, o modelo que vigora atualmente, de concessão, atende a todas as demandas apresentadas pelo governo para justificar o modelo de partilha.

“O melhoramento do parque industrial brasileiro, o aumento da participação governamental, o fortalecimento da Petrobras, são todas questões que podem ser resolvidas no modelo atual (de concessão)”, avaliou.

No modelo de concessão, todo o óleo extraído é da empresa ou consórcio explorador, que paga ao governo um valor fixo pela exploração. Já no modelo de partilha que vai vigorar nos campos de pré-sal daqui por diante, o petróleo é dividido com o governo e ganha a licitação para explorar o campo quem oferecer maior pagamento em óleo ao Estado brasileiro.

O líder do governo no Senado, Aloísio Mercadante, defendeu a proposta de partilha. Segundo ele, o modelo de concessão era válido para o tipo de exploração que o Brasil vinha fazendo, mas não serve mais para o pré-sal. “O modelo mudou porque o Brasil mudou. O pré-sal mudou tudo e o contrato de concessão usado até aqui se tornou inadequado para a quantidade de petróleo que será extraído”, alegou o senador.

Mercadante afirmou ainda que a Petrobras não será a operadora única do sistema de exploração porque quase 30% da área do pré-sal já foram leiloados em contratos de concessão que não serão alterados pelo governo. (Fonte: Mariana Jungmann/ Agência Brasil)