terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Tecnologia - Brasil é um dos países mais vulneráveis a ataques cibernéticos, diz pesquisa

Em uma comparação feita entre 14 países, um estudo colocou o Brasil como o país que menos atualiza seus programas de defesa contra hackers e o que mais sofre chamados ataques de negação de serviço (DDoS, na sigla em inglês) - aqueles em que invasores sobrecarregam um sistema para tirá-lo do ar.

O relatório No Fogo Cruzado: As infra-estruturas essenciais na era da guerra cibernética foi produzido pelo Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS, na sigla em inglês), em parceria com a fabricante de antivírus para computador McAfee.

Os pesquisadores entrevistaram 600 diretores de segurança da informação de 14 países, incluindo entre outros Estados Unidos, China, Grã-Bretanha, Índia e Rússia.

Os consultados atuam em empresas de setores financeiro, energético, de recursos naturais, telecomunicações, transportes, químico, alimentício e de serviços públicos.

Dentre os brasileiros ouvidos, 65% disseram que as leis do país não são adequadas para combater crimes virtuais. Mais de 60% acreditam que o Brasil sofrerá nos próximos dois anos um ataque cibernético que afetará seriamente algum de seus serviços essenciais, como fornecimento de energia.

Vulnerabilidade brasileira

O relatório remete ao caso do apagão elétrico no Brasil no ano passado. "Em novembro de 2009, houve reportagens na mídia dos Estados Unidos dizendo que duas interrupções no fornecimento de energia no Brasil em 2005 e 2007 haviam sido causadas por hackers, talvez como parte de um esquema de extorsão", cita o texto.

Dias depois da publicação dessas notícias, 18 estados brasileiros ficaram sem energia. Uma das hipóteses para explicar o incidente foi um ataque de hackers que teria desligado a usina de Itaipu.

Em abril do ano passado, a companhia Telefonica também citou uma invasão de seus sistemas como justificativa para os graves problemas que seu serviço de internet rápida vinha apresentando no Brasil.

Sedundo a pesquisa do CSIS, quase 80% dos brasileiros ouvidos revelaram sofrer ataques recorrentes de negação de serviço. Nenhum outro país apresentou percentual tão elevado.

Em um índice de segurança contra ataques cibernéticos - em que 100% indica a máxima segurança possível - o Brasil ficou com 40%, um dos cinco piores resultados.

Também de acordo com o relatório, ao lado da Espanha, o Brasil é o país que menos criou restrições ao uso de pendrives. Esses aparelhos de transporte de dados são descritos pela pesquisa como uma ameaça, porque podem transmitir vírus e serem usados para roubo de dados.

Paranorama global

Mais da metade dos entrevistados disse que sofre constantes ataques de negação de serviço e roubo de dados.

A informação mais surpreendente do estudo é a de que 59% dos ouvidos acreditam que os autores desses ataques podem ser governos estrangeiros. Os Estados Unidos e a China, com 36% e 33% respectivamente, foram apontados como as maiores ameaças nesse sentido.

O resultado do estudo coincide com as acusações de que autoridades chinesas teriam atacado o site de buscas Google.

O tema foi discutido durante o Fórum Econômico Mundial, na semana passada. O chefe da agência de telecomunicações da ONU, Hamadoun Touré, defendeu que o mundo precisa de um tratado internacional sobre o assunto para impedir uma guerra cibernética.

"Uma ciberguerra seria pior que um tsunami, uma catástrofe (...)", declarou Touré.

Para mais notícias, visite o site da BBC Brasil

© British Broadcasting Corporation 2006. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem a autorização por escrito da BBC BRASIL.

Elecciones - Lástima, mas parece que não vai sobrar pra ninguém


Dilma cresce 4 vezes mais que Serra na pesquisa CNT/Sensus

O crescimento da ministra Dilma Roussef foi 4,3 vezes maior que o do governador José Serra na pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta segunda-feira, 1º de fevereiro. Na pesquisa anterior, de novembro, o governador de São Paulo e pré-candidato tucano a presidente da República tinha 31,8% das intenções de votos e evoluiu para 33,2%, com ganho de 1,4%. Já a ministra da Casa Civil e pré-candidata do PT à sucessão do presidente Lula saiu de 21,7% para 27,8%, ampliando a sua marca em 6,1%. O crescimento de Dilma foi também duas vezes superior à margem de erro da pesquisa, de 3%, enquanto a variação de Serra, 1,4%, não chegou à metade dessa margem.

De acordo com a pesquisa, o deputado Ciro Gomes (PSB-CE), pré-candidato do seu partido, ficou com 11,9%, enquanto a senadora Marina Silva (PV-AC) recebeu 6,8% das intenções de votos. Comparado ao resultado de novembro, quando tinha 17,6% da preferência do eleitorado, o levantamento mostra Ciro em queda livre. Já a ex-ministra do Meio Ambiente que em novembro aparecia com 5,9%, recebeu o apoio de mais 0,9% do eleitorado. Os indecisos, brancos e nulos somam 20,4%. Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor, Dilma recebeu 9,5% das intenções de voto, enquanto Serra recebeu 9,3%.

Uma análise mais cautelosa desses números nega o “empate técnico” entre os candidatos do PSDB e do PT, conforme se apressaram em afirmar os primeiros comentários da pesquisa feitos pela grande imprensa. Os números não mentem: deixam claro que enquanto o governador José Serra está patinando dentro da margem de erro, a ministra Dilma Roussef vai conquistando o seu próprio espaço a passos largos. Ao registrar quase 28% da preferência do eleitorado, a candidata do presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou claro que não depende da transferência dos votos de Lula para sentar-se em sua cadeira a partir de 1º de janeiro.

Veja matéria completa no Blog do Geraldo Seabra Aqui



Manchetes de Jornais

02 de fevereiro de 2010

O Globo


Manchete: BC quer limitar salários de executivos de bancos

Objetivo é evitar que diretores forjem lucros artificiais para se beneficiar

O Banco Central vai adotar regras para limitar a remuneração variável (bônus) de executivos de bancos e corretoras. O objetivo é evitar que os dirigentes dessas instituições estimulem lucros artificiais apenas para repartir ganhos entre si, o que aumenta os seus salários, podendo provocar crises como a que assolou o mundo em 2008. O movimento do BC está de acordo com o compromisso assumido pelo Brasil na cúpula do G-20. Os EUA, por exemplo, criaram regras para bancos que receberam recursos públicos. Uma das principais propostas do BC brasileiro é exigir que pelo menos 50% dos bônus sejam pagos com ações dos próprios bancos e boa parte do dinheiro seja desembolsada ao longo de três anos. As novas regras ficarão em consulta pública por 90 dias. (págs. 1 e 17)

Câmara bate recorde de faltas

Deputados somam 9.820 ausências; média é de 16,7%, a maior da atual legislatura, eleita em 2006

O ano de uma das maiores crises do Legislativo - marcada pela farra das passagens aéreas e pelos atos secretos – foi também o de recorde de faltas na Câmara: 9.820 em 2009, duas mil a mais que em 2008. A média de ausências no ano passado ficou em 16,7%, recorde na atual legislatura, iniciada em 2007. Do total se faltas, 1.066 foram justificadas - por licença médica ou missão oficial autorizada. Só as faltas não justificadas são descontadas do salário. Em 2009, 41 deputados faltaram a 33% das votações. (págs. 1 e 3)

Ex-aliados pedem a renúncia de Chávez

Antigos aliados pediram a renúncia de Hugo Chávez, alegando que ele não tem autoridade moral para governar, e que hoje há menos liberdade e segurança na Venezuela do que em 1999. Pressionado por protestos estudantis e baixas em seu governo, Chávez ampliou o plano de racionamento elétrico para grandes consumidores. (págs. 1, 23 e editorial "Poderes à míngua")

Obama cobrará impostos mais altos dos ricos


Famílias mais ricas e grandes conglomerados pagarão mais US$ 1,9 trilhão em impostos nos EUA, prevê o novo Orçamento enviado por Obama ao Congresso. O presidente, no entanto, desistiu do programa de viagens à Lua. (págs. 1, 18 e 25)

Cosan e Shell criam gigante de postos

A união dos grupos Shell e Cosan (dona da Esso) cria nova empresa gigante no país no valor de US$ 12 bilhões, que concentrará 4.268 postos, atrás apenas da BR (da Petrobras) e da Ipiranga. (págs. 1, 19 e Maria Fernanda Delmas)

------------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo


Manchete: BC vai regular salário do setor financeiro


Conforme recomendações do G20, governo quer parcelar bônus e atrelá-los ao preço das ações dos bancos

O Banco Central aumentará o controle sobre o pagamento de bônus e salários para executivos de bancos brasileiros, para evitar que eles assumam altos riscos.

As novas regras, que entram hoje em audiência pública para receber sugestões, seguem recomendações feitas pelos países do G20 após a crise financeira mundial. (págs. 1 e B1)

Dutra ficará interditada pelo menos até o Carnaval


A via Dutra, que liga São Paulo e Rio, ficará parcialmente interditada ao menos até o Carnaval por causa do deslizamento que destruiu quase metade da pista na alturadolan 197, em Arujá.

A concessionária Nova-Dutra pretende liberar para o feriado quatro faixas de tráfego - duas no sentido São Paulo e duas para o Rio, sem acostamentos. Ontem, com apenas três faixas, houve congestionamento de até quatro quilômetros. (págs. 1 e C1)

Foto-legenda: Sem trégua
Passageiros pedem socorro em ônibus atingidos pelo transbordamento de córrego em São Bernardo; desde 23 de dezembro, chove todos os dias em São Paulo. (págs. 1 e C4)

Metrô irá subir, mas será mais barato que ônibus (págs. 1 e C6)


Ciro ajuda Dilma a colar em Serra, mostra pesquisa


Com Ciro Gomes (PSB) na disputa pela Presidência, a ministra Dilma Rousseff (PT) encosta no governador José Serra, segundo pesquisa CNT/Sensus divulgada ontem. O tucano teve 33,2%, Dilma, 27,8%, e Ciro, 11,9%. Sem Ciro, Serra foi a 40,7% e Dilma, a 28,5%. (págs. 1 e A7)

Eliane Cantanhêde: Temperatura e clima estão mais para a ministra. (págs. 1 e A2)

Ibama libera a construção da hidrelétrica de Belo Monte


Intenção do governo é licitar em abril a maior obra do PAC, orçada em R$ 20 bilhões. Ministério Público Federal no Pará quer anular a licença. (págs. 1 e B4)

Com a Shell, Cosan amplia rede de venda para o exterior


A petroleira Shell e a Cosan, líder mundial na produção de etanol a partir da cana-de-açúcar, assinaram acordo que prevê a criação de duas subsidiárias no Brasil no prazo de seis meses.

Com a transação, estimada em US$ 12 bilhões, a Shell entrará na produção de álcool combustível, e a Cosan passará a dispor de uma das maiores redes de distribuição no exterior. (págs. 1 e B3)

Falha em site do Enem faz MEC mudar critério de desempate


O Ministério da Educação decidiu excluir dos critérios de desempate para os alunos que fizeram o Enem o horário de inscrição no Sisu (Sistema de Seleção Unificado).

O Sisu seleciona estudantes para instituições públicas com base nas notas do Enem. Desde sexta, primeiro dia de funcionamento, o site do sistema travou e impediu que milhares de alunos se inscrevessem. (págs. 1 e C8)

Editoriais


Leia "Cabide de confiança", sobre cargos comissionados; e "Dentro da escola", acerca de burocracia e educação. (págs. 1 e A2)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo


Manchete: Licença para usina no Rio Xingo sai com 40 exigências


Investimentos para reduzir impacto ambiental da obra somam R$ 1,5 bilhão

Após mais de um ano de análises e pressões, o governo conseguiu que o Ibama liberasse a licença ambiental prévia para o projeto da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu (PA). Foram estabelecidas 40 condicionantes que terão de ser atendidas pelos futuros empreendedores para que a obra seja autorizada. As exigências previstas deverão custar R$ 1,5 bilhão, estimou o ministro Carlos Minc (Meio Ambiente). Entre elas estão a construção de escolas e postos de saúde na região da usina, a realização de obras de saneamento básico em municípios próximos, a manutenção da navegabilidade do rio e a conservação dos ecossistemas locais. Minc afirmou que nenhum índio que vive em reserva indígena será deslocado. (págs. 1 e B1)

Etanol terá grupo de US$ 12 bi

A Shell do Brasil e a Cosan, maior empresa de açúcar e álcool do País, anunciaram uma joint venture com faturamento inicial de US$ 21 bilhões e valor de US$ 12 bilhões. (págs. 1 e B11)

Orçamento de Obama prevê déficit de US$ 1,6 tri


O presidente Barack Obama apresentou sua proposta de orçamento para 2011, de US$ 3,8 trilhões, tentando conciliar geração de empregos com redução do déficit dos EUA, informa a correspondente Patrícia Campos Mello. O projeto prevê um déficit de US$ 1,6 trilhão em 2010, ou quase 11% do PIB, o triplo do nível considerado sustentável. A ideia é reduzir para 4% do PIB até 2014. (págs. 1 e A12)

BC pretende limitar ganho de executivos de bancos


O Banco Central apresentou proposta de nova legislação para a remuneração dos executivos das instituições financeiras. Os bônus teriam de ser vinculados ao desempenho do banco num prazo mínimo de três anos. O objetivo é evitar a adoção de estratégias que deem lucros no curtíssimo prazo, mas que possam deteriorar a saúde econômica das instituições. O texto foi colocado em audiência pública. (págs. 1 e B4)

Fato relevante: Clayton Netz

Bônus pagos no Brasil disparam

Os bônus médios dos executivos brasileiros subiram até 50% em 2009. Profissional de nível médio em banco de primeira linha levou R$ 1,5 milhão. (págs. 1 e B14)

Com Ciro na disputa, cai diferença entre Serra e Dilma

A entrada de Ciro Gomes (PSB) na campanha presidencial pode determinar o desempenho de José Serra (PSDB) e de Dilma Rousseff (PT), mostra pesquisa CNT-Sensus. Como deputado na disputa, o tucano aparece com 33,2% das intenções de voto, contra 27,8% da petista - como a margem de erro é de 3 pontos porcentuais, para mais ou para menos, trata-se de empate técnico. Se Ciro sai da corrida, Serra sobe para 40,7%, e Dilma fica com 28,5%. (págs. 1 e A4)

Análise: João Bosco Rabello

Campanha de uma candidata só

As pesquisas refletem o que a lógica indicava: a única candidata em campanha ostensiva, ao lado de um presidente com a popularidade na casa dos 80%, cresceu. (págs. 1 e A4)

Menores de 2 anos terão vacina contra meningite


O calendário básico de vacinação da rede pública passa a oferecer este ano, para crianças menores de 2 anos, duas novas vacinas contra os tipos mais comuns de meningite, pneumonia e outras doenças bacterianas. A partir de março, já estará disponível a pneumocócica 10-valente. A vacina antimeningococo C será oferecida a partir de agosto. Com a inclusão da duas, o calendário básico passará a ter 13 tipos de vacinas para proteger contra 19 doenças. (págs. 1 e A16)

Pista da Dutra ficará fechada por tempo indeterminado


A pista sentido Rio de Janeiro da Via Dutra continuará interditada entre os km 196 e 199, em Arujá (SP) por tempo indeterminado. "É o tipo de obra que demora bem mais do que 4 meses", disse o porta-voz da concessionária NovaDutra, Henrique Bekis. O trecho foi fechado domingo por causa da queda de encosta no km 197, provocada pela chuva, que abriu um buraco de 80 metros de extensão. O tráfego segue em mão dupla no sentido São Paulo. Hoje, mais uma faixa e o acostamento serão liberados. (págs. 1 e C4)

Notas e informações: O reinventor do mundo


O discurso de Lula lido em Davos foi uma exibição de megalomania digna do livro Guinness dos Recordes. (págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Brasil

Manchete: Ipanema tem a pior areia da Zona Sul

Um levantamento que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente divulga hoje elege a Praia de Ipanema como a que tem a pior qualidade da areia em toda a orla da Zona Sul, não sendo recomendável para o banho. De acordo com o estudo, em pelo menos três pontos de coleta de amostras - entre eles a Rua Maria Quitéria e o Arpoador - foram encontrados índices de coliformes totais acima de 30 mil por 100g de areia. O de Eschenchia coli, bactéria presente nas fezes de animais, passa de 3.800. Uma das causas principais de contaminação, segundo as autoridades, é a constante presença de cães levados pelos donos para passear na praia, apesar da proibição. Trechos da Barra, Prainha e Grumari continuam sendo os menos problemáticos. (pág. 1 e Cidade, pág. A13)

China, de vilã a protetora da natureza

Considerada uma das maiores predadoras do meio ambiente, a China está investindo tempo e dinheiro na produção de tecnologias de energia renovável. Hoje, o país é o maior fabricante de turbinas eólicas e painéis solares do mundo. (pág. 1 e Tema do dia, págs. A2 e A3)

Dilma empata com Serra


Com um desempenho que surpreendeu até dirigentes do PT, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, avançou 6 pontos percentuais em sondagem de intenção de votos para presidente e empatou tecnicamente com o governador de São Paulo, José Serra (PSDB). (pág. 1 e País, págs. A4 e A5)

Israel pune por ataque a ONU


Dois militares israelenses foram punidos por terem autorizado o bombardeio de um bairro residencial de Gaza, há um ano. É a primeira vez que Israel anuncia a punição de comandantes por atos cometidos numa guerra que já matou 1.300 palestinos. Mas a sindicância não envolve o uso de fósforo branco na munição. (pág. 1 e Internacional, pág. A20)

Coisas da política


PMDB precisa demarcar seu território. (págs. 1 e A2)

Informe JB


Briga do Rio por royalties chegará ao STF. (págs. 1 e A4)


Sociedade aberta:


José Carlos de Assis – economista e professor: Estimativas econômicas movidas a chutes. (págs. 1 e A11)

------------------------------------------------------------------------------------

Correio Braziliense


Manchete: Inflação sobe. Para o brasiliense, peso é maior

Economistas apostam na elevação do IPCA de janeiro, que deve atingir até 0,71%, e projetam um custo de vida em 2010 entre 6,5% e 9%, acima da meta do Banco Central (4,5%). Enquanto os números são apurados, o brasiliense faz as contas dos gastos com os prestadores de serviços. No ano passado, muitos preços foram reajustados com índices superiores ao da inflação (4,2%) e da média nacional para os mesmos setores, como por exemplo os planos de saúde (6,58%) e os consertos de eletroeletrônicos (10,36%). E os campeões na elevação de preços foram os estofadores, com aumento de 29,43%. (págs. 1, 11 e 36)


Pelo menos por enquanto, a Polícia Civil de Goiás diz que não precisa de apoio do DF e do governo federal para dar prosseguimento às investigações sobre o desaparecimento de seis jovens. Familiares (foto) reclamam de falta de informação por parte dos policiais. (págs. 1 e 25)

BC controla salário dos executivos


Limite para o pagamento de bônus a diretores de bancos e outras instituições pode evitar riscos exagerados nas operações do mercado. Banco Central segue a tendência de países europeus nessa regulamentação, que ainda sofre resistência nos Estados Unidos. (págs. 1 e 12)


Transporte

Justiça cassa a liminar que embargou o VLT. As obras devem recomeçar ainda hoje. (págs. 1 e 27)

ENEM: Candidatos empatados terão vaga

Depois de inúmeras reclamações dos alunos em relação ao sistema, Ministério da Educação define que o último critério de desempate — antecedência da inscrição — não vale mais e decide que estudantes que obtiverem os mesmos resultados serão aprovados. (págs. 1 e 9)

------------------------------------------------------------------------------------

Valor Econômico


Manchete: Cosan busca expansão no exterior junto com a Shell


O valor da Cosan subiu quase R$ 1 bilhão na bolsa - de R$ 8,7 bilhões na sexta-feira para R$ 9,6 bilhões ontem. Foi uma resposta do mercado ao anúncio, antecipado pelo Valor, da assinatura de um memorando de entendimentos entre a empresa brasileira e a Shell para união dos negócios de etanol e distribuição de combustíveis no Brasil.

A aliança entre as duas companhias, avaliada em US$ 12 bilhões; representa o começo de uma nova fase, segundo o presidente do conselho e principal acionista individual da Cosan, Rubens Ometto Silveira Mello, que pensa em dar passos ainda mais largos. "Temos planos dentro e fora do Brasil", disse o empresário ao Valor, lembrando que a Cosan se torna uma das maiores distribuidoras de combustíveis do país (4.470 postos) e a Shell, uma das maiores em etanol e açúcar do mundo. (págs. 1 e B6)

Justiça devolve ações da Celesc para Previ


Maior fundo de pensão do país, a Previ conseguiu ontem suspender decisão da Justiça catarinense que retirava de seu poder 29% das ações ordinárias da Celesc, empresa de eletricidade do Estado - e com elas três cadeiras no conselho de administração da companhia. O governo de Santa Catarina, acionista majoritário, havia comunicado à bolsa na semana passada que as ações deveriam ser transferidas imediatamente ao Estado. Mas a suspensão, obtida no Tribunal de Justiça de Santa Catarina, impede a transferência das ações, entregues à Previ em garantia de uma dívida do governo estimada em R$ 1,2 bilhão. (págs. 1 e D5)

Antigelo da Embraer preocupa


Preocupadas com o risco de mau funcionamento no sistema de proteção antigelo dos aviões da Embraer, agências reguladoras do setor de aviação no Brasil e na Europa emitiram diretrizes de segurança visando evitar que as turbinas das aeronaves desliguem durante voo. As iniciativas, que deverão ser seguidas pelos EUA, decorrem de problemas de software que poderiam "resultar na perda da ativação automática" dos sistemas de proteção anticongelamento nas turbinas dos jatos 170 e 190 da Embraer. Em São José dos Campos (SP), a empresa confirmou que o sistema apresentou falhas em algumas situações de voo, que não chegaram a comprometer a segurança das aeronaves. (págs. 1 e B8)


Planalto define comando da campanha de Dilma

Está em ritmo acelerado a definição do comando da campanha da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, à Presidência da República. O presidente eleito do PT, José Eduardo Dutra, será o coordenador e terá como principais auxiliares o deputado Antonio Palocci (PT-SP) e o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel.

O vice-presidente José Alencar (PRB-MG) vai participar do esforço para unir as forças políticas em torno de Dilma: se for preciso, abrirá mão de uma candidatura natural ao Senado para que PT e PMDB fechem uma aliança em Minas. (págs. 1 e A7)

Funcef vai diversificar investimento

Depois de fortes perdas durante a crise, a Funcef, a fundação dos funcionários da Caixa Econômica Federal, fechou 2009 com crescimento de quase 20% em seu patrimônio. Em agosto de 2008, um mês antes do início da fase mais aguda da crise, a fundação contabilizava ativo total deR$ 35 bilhões. No fim daquele ano, o saldo caiu para R$ 32,6 bilhões e, em dezembro passado, puxado principalmente pelos investimentos em renda variável, chegou a R$ 35,9 bilhões.

"Atravessamos a crise de uma maneira bastante razoável", comemora o presidente da Funcef, Guilherme Lacerda. Em entrevista ao Valor, ele informou que, além de renda variável, está aumentando investimentos em imóveis, projetos de infraestrutura e no mercado de dívida.
“Vamos juntos com a Odebrecht e a Camargo Corrêa, disputar a licitação da usina hidrelétrica de Belo Monte". (págs. 1 e C8)

Produção industrial puxa recuperação na Europa, Estados Unidos e Ásia (págs. 1 e A9)


Processadores da Intel vão além dos PCs no Brasil e chegam à urna eleitoral, diz Tom Kilroy (págs. 1 e B3)

Déficit comercial

A balança comercial brasileira encerrou janeiro com déficit de US$ 166 milhões. As importações cresceram 16,8% em relação a janeiro de 2009. (págs. 1 e A3)

Ensino profissionalizante

A busca por cursos técnicos no ensino médio cresceu 86% na última década. Principal alternativa de combate ao desemprego e à evasão escolar, os cursos profissionalizantes devem chegar a um milhão de alunos neste ano. (págs. 1 e A4)

Energia eólica

A companhia alemã Fuhrländer, fabricante de geradores eólicos, vai construir uma fábrica no porto de Pecém (CE). O investimento deve ser anunciado nas próximas semanas. (págs. 1 e B1)


Combustível alternativo


A adição de diesel de cana ao diesel comum para uso em veículos pesados foi aprovada em testes pela Mercedes-Benz. A mistura abre oportunidade de negócios para a Amyris. (págs. 1 e B7)


Açúcar mantém alta


A alta do dólar no mercado externo tirou parte da sustentação das principais commodities agrícolas, mas com fundamentos altistas, açúcar, cacau e suco de laranja subiram no mês passado em relação a dezembro. (págs. 1 e B12)


Quebra no feijão


As chuvas no Sul e Sudeste já afetam a colheita de feijão nessas regiões, responsáveis por 60% da produção. O preço, no entanto, não reage, porque a safra deve ser superior a de 2009. (págs. 1 e B12)

Ideias:


Delfim Netto: tornar o etanol uma commodity é o único meio para amenizar as variações de seu preço. (págs. 1 e A2)


Ideias:


Raymundo Costa: Marasmo tomou conta do movimento sindical nos oito anos do governo Lula. (págs. 1 e A7)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Commercio


Manchete: Racionamento d'água com os dias contados


Segundo a Compesa, primeira fase do Sistema Pirapama começa a operar em maio, beneficiando 300 mil pessoas da Zona Sul do Recife e Jaboatão. Obra deve ser totalmente concluída em outubro, acabando o rodízio no abastecimento. (pág. 1)

Até ex-aliados pedem renúncia de Chávez na Venezuela (pág. 1)


Arrecadação cai e Receita amplia autuações em 20% (pág. 1)

Pará - de 7 mil para 30 mil empregos (ano), a meta do Governo (Blog da Governadora)

O tempo de plantar e o tempo de colher


Escreve a Governadora.

Com muita alegria no coração volto hoje à Assembleia Legislativa do Pará, com a certeza já inscrita nas Sagradas Escrituras: de que há um tempo de plantar e um tempo de colher.

Com o apoio do povo e de parceiros como o governo federal e a base aliada, plantamos um novo modelo de desenvolvimento no Pará, a partir de 2007. Com um olhar cuidadoso para as populações que mais precisam e preparando o Pará para um novo ciclo de desenvolvimento. Modelo que faça crescer o bolo e que seja repartido às famílias que moram neste Estado, em especial as que mais precisam de apoio do governo e de oportunidades, acesso.

120 mil empregos -Traçar políticas públicas que acelerem o crescimento com distribuição de renda é meta deste governo, em parceria com o governo federal.

E deu resultado. Recentemente, a Federação das Indústrias do Pará – a FIEPA lançou a publicação “Pará Investimentos 2010-2014”, prevendo investimentos públicos e privados de bilhões de dólares no Estado, com a expectativa de geração de 119 mil empregos, média de 30 mil empregos a cada ano.

Ou seja, a partir deste ano, retomamos o volume recorde de geração de emprego de 2008, que foi lamentavelmente interrompida pela crise financeira internacional que atingiu fortemente o Pará.

Contra a correnteza - Os impactos da crise nos fez nadar contra a correnteza, trabalhar num cenário adverso, com perda de arrecadação e de repasses federais. Mesmo assim, fechamos 2009 com saldo positivo de mais de 7 mil empregos e aumento de 2,8% na arrecadação própria do Estado.

Plantar a infraestrutura do novo modelo de desenvolvimento e começar a colher os frutos. É com essa alegria e a certeza de estar no rumo certo que chegarei logo mais para conversar com as deputadas e os deputados estaduais na sessão inaugural dos trabalhos legislativos de 2010.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Orçamento 2010 - Maior orçamento da história destinado aos mais pobres.

Artigo do Ministro Patrus Ananias.

Em 2010 teremos o maior orçamento, em toda a nossa história, destinado exclusivamente aos mais pobres: R$ 38,9 bilhões. Esse é o total de recursos previstos para o Ministério do Desenvolvimento Social e combate à fome aprovado pelo Congresso Nacional. Maior ainda é nossa dívida social, acumulada ao longo de cinco séculos. Mas isso não reduz a importância do orçamento, bastante expressivo, que traduz o compromisso do presidente Lula com os pobres, com o resgate dessa dívida.

É importante considerar nossa realidade: os recursos são significativos; também são bem geridos, com a devida transparência e viés republicano que marcam a administração dos nossos programas em parcerias com governos municipais e estaduais. Ainda assim, são escassos esses recursos, sobretudo na hora de considerar o acúmulo de demandas, os nossos desafios e os desejos humanos. No entanto, o essencial está preservado na peça final do orçamento e o desafio agora é que ele seja plenamente executado e que os recursos cheguem aos mais pobres. Isso exige muito trabalho, sobretudo em 2010, ano eleitoral, que nos impõe um ritmo atípico para repasse dos recursos públicos.

Pelo calendário eleitoral, depois dos registros de candidaturas, só estão autorizadas as transferências diretas, como os repasses do SUS, SUAS e Bolsa Família, entre outros. Os convênios e seus respectivos repasses de recursos ficam suspensos até o final do processo eleitoral.

Portanto, teremos praticamente até junho para firmar os contratos necessários. Os meses de novembro e dezembro devem ficar apenas para ajustes finais.

No Ministério, temos dois programas de receitas vinculadas - o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC) que, juntos, representam 91% do nosso orçamento. São R$ 22,3 bilhões para o BPC e R$ 13,1 bilhões para o Bolsa Família - excetuando as despesas operacionais do programa. Restam-nos R$ 3,5 bilhões para os outros 15 programas essenciais para o êxito do Bolsa Família - nas áreas de Segurança Alimentar, Assistência Social, inclusão produtiva e ações de monitoramento e acompanhamento das políticas. É justamente o valor dos recursos discricionários, que têm a execução mais difícil e que estão submetidos ao calendário eleitoral.

É fundamental para a gente executar o quanto antes esses recursos porque nossa política social funciona na perspectiva de rede de programas e os bons índices sociais que temos alcançado dependem fundamentalmente do bom funcionamento do conjunto dos programas. O BPC paga um salário mínimo a idosos, pessoas com deficiência, pobres e impossibilitados para o trabalho. Isso tem um forte impacto nas famílias atendidas, representa um amparo muito importante e contribui para garantia de renda mínima para famílias pobres e muito pobres. Juntos, os programas de Transferência de Renda respondem por 21% na redução da desigualdade.


Veja artigo na íntegra no Valor Econômico (para assinantes) Aqui

JD: Eu acredito que nós temos que olhar para frente. Temos que pensar na eleição, que nós temos que ganhar. Pensar no futuro. Não devemos olhar pra trás. O que passou, passou. Nós temos que analisar agora são os problemas que existem nos governos. Muitas vezes o não cumprimento de acordos não é uma decisão política, não é uma hostilidade ao parceiro. São necessidades, circunstâncias, momentos de divergências. Acho que devemos deixar isso para um segundo plano. Devemos priorizar aliança, porque sem aliança perdemos a eleição. Separados perdemos a eleição. Acredito que unidos podemos continuar e melhorar o 2º governo (de Ana Júlia). O 1º governo do presidente Lula também foi de muita crise, dificuldade, impasses. Depois, no 2º, houve um salto grande de qualidade. O Brasil deslanchou, surgiu o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Nós devemos trabalhar pra reelegê-la e fazer um governo melhor a partir de 2011.




Separados perdemos. José Dirceu foi claro.

JD: Eu acredito que nós temos que olhar para frente. Temos que pensar na eleição, que nós temos que ganhar. Pensar no futuro. Não devemos olhar pra trás. O que passou, passou. Nós temos que analisar agora são os problemas que existem nos governos. Muitas vezes o não cumprimento de acordos não é uma decisão política, não é uma hostilidade ao parceiro. São necessidades, circunstâncias, momentos de divergências. Acho que devemos deixar isso para um segundo plano. Devemos priorizar aliança, porque sem aliança perdemos a eleição. Separados perdemos a eleição. Acredito que unidos podemos continuar e melhorar o 2º governo (de Ana Júlia). O 1º governo do presidente Lula também foi de muita crise, dificuldade, impasses. Depois, no 2º, houve um salto grande de qualidade. O Brasil deslanchou, surgiu o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Nós devemos trabalhar pra reelegê-la e fazer um governo melhor a partir de 2011.
(Dário do Pará)

Política - Cláudio Humberto alega: No Blog da Governadora do Pará, proibido criticar

Proibido criticar
A governadora do Pará, Ana Julia Carepa (PT), inaugurou blog e twitter. Ambos, claro, bloqueados para comentários ou críticas.

Ele já tentou comentar ou criticar e não conseguiu?. Solução: faça uma postagem com suas críticas no blog dele que serão replicadas nos blogs do Pará.

Blog do Cláudio Humberto


Siga o Blog da Governadora do Pará Aqui

Veja Aqui a Política do blog da Governadora.

É um espaço para registrar coisas boas, alegres e emocionantes. Coisas que vejo como mulher, mãe e cidadã que exerce um cargo público muito honrado - o de governadora do Pará. É um blog que trata da emoção positiva, verdadeira, alegre e pra cima. Exatamente do jeito como encaro a vida.
Comentários serão aceitos e moderados, só bastando de identificação e que venham sem agressões, grosserias e injúrias, ataques pessoais.


José Dirceu: A favor das alianças

Amazônia Jornal, 01/02/2010

Em Belém para as comemorações dos 30 anos do PT local, José Dirceu expõe preferências

Aos 63 anos, José Dirceu, um dos mais importantes articuladores políticos do PT, diz que está de bem com a vida, apesar de sua inelegibilidade. Neste final de semana, ele participou das comemorações dos 30 anos do PT no Pará. Em entrevista exclusiva, ele fala sobre as articulações políticas locais, manda recados nas entrelinhas para as lideranças paraenses e faz um balanço da atuação do partido no comando da nação.


-Vamos falar sobre as eleições no Pará. Agora há pouco o deputado Jader Barbalho chegou ao hotel em que o senhor está hospedado. O senhor já conversou com o deputado hoje?

Eu converso muito com o deputado Jader Barbalho. Nós temos uma relação próxima, assim como a que eu tenho com todos os dirigentes do PMDB. Eu sou defensor da aliança com o PMDB em nível nacional e que o PMDB indique o vice à Presidência. Sou defensor que aqui no Pará nós priorizemos uma aliança com o PMDB. Eu acho que é possível reconstruí-la. Ela existe, mas está abalada, o que é natural, porque governo é assim. Nós precisamos ganhar a eleição, reeleger a Ana Júlia. Esse é nosso objetivo: o Paulo Rocha será nosso candidato para o Senado e o Jader, candidato para o Senado pelo PMDB. Vamos discutir o vice. De preferência, conseguir um acordo do PR com o PTB para dar continuidade ao governo da Ana Júlia aqui.

-Talvez seja necessário reorganizar o próprio partido diante das desavenças públicas dentro do PT paraense. A mais recente envolve a deputada Bernadete Ten Caten...

Isso acontece em qualquer partido político. O importante é que o PT elegeu uma nova direção no Pará. Uma direção sólida, com apoio da maioria. Há acordo para apoiar a governadora na sua reeleição e isso é o mais importante. Desavenças sobre candidaturas proporcionais, isso faz parte da vida dos partidos. O que nós precisamos é chegar num meio termo que permita o surgimento de novas lideranças, sem inviabilizar as lideranças que estão consolidadas, que foram importantes para a vitória da governadora, que são importantes nas suas regiões.

-Nestes oito anos de governo, o presidente Lula precisou estabelecer alianças e tomar decisões que atendessem o interesse da maioria. Isso não prejudicou a imagem do partido? Os petistas mais românticos ficaram um pouco frustrados...
Não, não. A imensa maioria dos petistas não está frustrada. A imensa maioria quer é continuar governando, quer eleger a Dilma e quer de volta o Lula, se for possível. Acho que a imensa maioria dos petistas sabe que governar significa fazer acordo, fazer concessões e não só com partidos políticos ou parlamentares. Às vezes falam: 'Ah, mas fez aliança com tal partido. Apresentou a proposta da reforma da Previdência'. Mas não lembram também que tem os acordos com os setores da sociedade, com movimentos sociais, com sindicatos, com ONGs, com empresários, com setores corporativos. Governar é você fazer acordos, composições de maioria, para determinadas prioridades. O que o petista tem que se perguntar é o seguinte: o Brasil melhorou ou piorou? Nós cumprimos as nossas metas? Vamos lembrar para que o PT foi criado. Para representar a classe dos trabalhadores. Nós representamos bem os trabalhadores? Representamos. Nós criamos 10 milhões de empregos no Brasil. E vamos criar mais dez milhões nos próximos quatro anos. Aliás, não foram dez milhões, foram 11,764 milhões.

-A aliança com o PMDB não foi prejudicial para a imagem do PT? No balanço entre ganhos e perdas, o senhor considera que o saldo é favorável?

Totalmente favorável. O Lula não mudou. O PMDB não falou para o Lula assim: 'Tudo bem, nós apoiamos o teu governo mas nós não concordamos com o papel dos bancos públicos, o BNDES não pode ter esse perfil e nós não concordamos com o perfil do Banco do Brasil e da Caixa Econômica etc'. Vamos lembrar que o PPS o PSDB e o DEM votaram contra as medidas no governo na crise. O PMDB votou a favor. Lógico que nós temos divergências com o PMDB. Nós não somos o mesmo partido. Como temos divergências com o PCdoB, que está conosco na esquerda, com o PDT. Até porque os partidos não são homogêneos no Brasil. O PT é mais homogêneo, depois o PCdoB, o PSDB, em um certo sentido, o DEM também. Mas a partir daí os partidos tem muita diferenciação. O PMDB é menos homogêneo porque ele tem grandes lideranças regionais. Eu não vejo que o PT tenha tido algum problema com a imagem. O eleitorado aprova a política de aliança. O eleitorado sabe que precisa fazer aliança. Se você perguntar se ele é contra a política de aliança, ele vai dizer que não porque ele sabe que sem aliança não é possível governar.


Belém é abraçada

Amazônia Jornal, 01/02/2010


Promoção da Vale e O LIBERAL arrastou 5 mil

Cinco mil pessoas vestidas com as cores símbolo do Brasil abraçaram Belém ontem de manhã. O 'abraço verde e amarelo' fez parte das comemorações do aniversário de Belém, ocorrido no último dia 12. A ação foi promovida pela mineradora Vale em parceria com o jornal O LIBERAL.

Para que o abraço simbólico na cidade tivesse as cores da bandeira nacional foram distribuídas 5 mil camisas nas verdes e amarelas em três pontos distintos da cidade. 'Escolhemos locais que representam a cidade. Além de serem cartões-postais de Belém, os lugares escolhidos têm uma relação especial com as pessoas da cidade e por isso não faltou quem quisesse abraçá-los', explica a coordenadora de marketing da Vale, Karla de Melo.

Os lugares 'abraçados' ontem foram a avenida Visconde de Souza Franco e as praças Batista Campos e da República. Na praça da República, o abraço colorido foi em frente ao Theatro da Paz. Lá foram distribuídas três mil camisas alusivas ao evento. Elas vestiram as pessoas que abraçaram Belém.

Também na praça da República houve atividades educativas com as crianças que estavam no local. 'O objetivo é mostrar que a valorização e o respeito às pessoas, assim como ao meio ambiente, devem estar sempre presentes no nosso dia-a-dia', disse Karla de Melo. Além das camisas, foram distribuídas mil mudas de açaizeiros na praça da República.

domingo, 31 de janeiro de 2010

Ecologia - Calcule sua pegada ecológica

Pagada Ecológica?

Cada ser vivo necessita de uma quantidade mínima de espaço natural produtivo para sobreviver. Os humanos, neste e noutros aspectos, são semelhantes às outras espécies. Na verdade, a nossa sobrevivência depende da existência de alimentos, de uma fonte constante de energia, da capacidade de os vários resíduos que produzimos serem absorvidos e, assim, deixarem de constituir uma ameaça, bem como da disponibilidade de matérias-primas para os processos produtivos. Contudo, o consumo tem aumentado significativamente, bem como a população mundial, pelo que o espaço físico terreste pode não ser suficiente para nos sustentar. Para assegurar a existência das condições favoráveis à vida que ainda hoje existem teremos que viver de acordo com a capacidade de carga do planeta, ou seja, de acordo com o que a Terra pode fornecer e não com o que gostaríamos que fornecesse...

As pegadas ecológicas medem as exigências que a humanidade impõe sobre a natureza. Tudo o que fazemos tem consequências......

Aplique um simples questionário que mostrará sua pegada ecológica em hetáreas globais, por categoria de consumo (Alimento, alojamento, bens e serviços e consumo de carbono), meidrá sua consciência ecológica e contribuição à pagada ecológica por bioma.

A minha está Aqui

Calcule a sua clicando abaixo.

Ecological Footprint Quiz by Redefining Progress




'Winter's bone' e ''Restrepo' vencem o festival independente de Sundance
Filme sobre filha que busca pai traficante, ganhou prêmio principal. 'Restrepo', sobre o Afeganistão, levou na categoria documentário.

Leia mais sobre os resultados do Festival no G1 Aqui

E veja também como conseguir os filmes que conquistaramos prêmios, de graça no YOU TUBE Aqui

sábado, 30 de janeiro de 2010

Chile - Santiago, Caminho à Cordilheira dos Andes

Avenida Kennedy


Belém, Pará - NO+ (*)



Instituto Evandro Chagas lança publicação

Amazônia Jornal, 30/01/2010


O Instituto Evandro Chagas (IEC) lançou ontem de manhã a primeira edição da revista Pan-Amazônica de Saúde (Pan Amazonian Journal of Health - Revista Pan-Amazónica de Salud), editada em três idiomas, espanhol, inglês e português. Entre as autoridades presentes no lançamento estiveram a secretária executiva do Ministério da Saúde, Márcia Bassit; o secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Gerson Penna; e a diretora do IEC, Elizabeth Santos.

Com circulação internacional, a revista tem 200 páginas distribuídas entre artigos científicos assinados por 57 conselheiros, sendo 33 brasileiros e 24 estrangeiros, de países como Estados Unidos, Inglaterra, França, Argentina e Peru. A publicação conta, ainda, com um editor científico, um executivo e 11 editores associados, todos pesquisadores e cientistas que auxiliaram no processo editorial através da divisão de conteúdos por área.

Entre os temas contidos na primeira edição da revista, assuntos de relevância nas áreas da biomedicina, medicina tropical e saúde pública, meio ambiente e antropologia médica, devendo atingir as classes acadêmica, médica, de pesquisa e de ciência e tecnologia.

Elizabeth Santos, diretora do Instituto Evandro Chagas, diz que a revista Pan-Amazônica de Saúde promete ser mais uma ferramenta de pesquisa na área da saúde que pode ser acessada em todo o mundo, através de seus 2.500 exemplares, com publicação trimestral, e da versão on-line. A publicação pode ser baixada no endereço eletrônico www.revista.iec.poa.gov.br.


Problemas socioambientais discutidos em evento

Amazônia Jornal, 30/01/2010

'Cordão Peixe-Boi: um exemplo para refletirmos os problemas socioambientais de Belém' foi o tema de um seminário promovido, ontem à noite, pelo Instituto Arraial do Pavulagem, na sede da Unafisco, e que terminou a preparação para o 8º Cordão do Peixe-Boi, que ganhará as ruas da Cidade Velha no próximo dia 7 de fevereiro. O grande cortejo, que sai da escadinha da Estação das Docas em direção à Cidade Velha, começou em 2003 e, atualmente, abre oficialmente as atividades do instituto todos os anos.

Para ressaltar a mobilização sociocultural e a consciência ambiental, a palestrante e pesquisadora Graça Santana, geógrafa e especialista em antropologia social, discorreu sobre a importância do tradicional cordão e como o mamífero, característico da região Norte, é tratado pelos paraenses e pelo imaginário popular. 'O seminário faz uma relação entre o Peixe-Boi e a cidade de Belém. O Peixe-Boi possui várias características, mas ele quanto animal não recebe um tratamento como deveria receber. Na região, ele é mais bem tratado quando entra no imaginário popular, ou quando o Instituto Arraial do Pavulagem o homenageia, por meio do cordão. O instituto é uma das únicas organizações que vêm mostrando a importância desta relação homem/natureza', explicou.

Além do seminário, foram apresentados os resultados da programação de oficinas, iniciadas no último dia 14 deste mês. Dança, percussão, técnica circense e produção de objetos cênicos, foram algumas das atividades desenvolvidas em toda a cidade pelo Instituto Arraial do Pavulagem.


Ibama apreende muçuãs e tartarugas da Amazônia

Amazônia Jornal, 30/01/2010

Equipe de analistas ambientais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreendeu, no início da tarde de ontem, partes de muçuãs e tartaruga da Amazônia, que estavam sendo comercializados ilegalmente no restaurante Beto Grill, em Belém. Foram apreendidos 52 carcaças de muçuã, duas carcaças de tartaruga da Amazônia e 42 cascos de muçuã. O proprietário do restaurante foi autuado em flagrante e em seguida encaminhado para Delegacia do Meio Ambiente (Dema), onde prestou depoimento. O proprietário do estabelecimento foi multado em R$ 57 mil.

Segundo o analista ambiental Leandro Aranha, chefe do Núcleo de Fauna e Pesca do Ibama, o Ibama recebeu denúncias de que a carne dos animais estaria sendo comercializada ilegalmente no estabelecimento. 'Obtivemos essa informação sobre esse estabelecimento e fomos até lá para conferir. Além da comercialização ilegal, a carne desses animais não possui nenhuma inspeção sanitária', afirma.

As carcaças e os cascos apreendidos foram encaminhados até a sede do Ibama e de lá foram levados para a reserva do Bioparque Amazônia Crocodilo Safari, para alimentar os animais do zoológico. Segundo Aranha, o restaurante Beto Grill não será fechado. Porém, o proprietário deverá pagar a multa por comercializar a carne dos quelônios ameaçados de extinção.

Segundo Aranha, 'a tartaruga da Amazônia pode ser comercializada desde que seja proveniente de criadouros legalizados para fazer a produção desses animais. Já o muçuã não pode ser comercializado, em hipótese alguma, pois não há criadouro legalizado para a criação desse quelônio'.

Ônibus e comida arrasam renda

Amazônia Jornal, 30/01/2010

Sem reajuste da tarifa, gastos com os dois itens consomem até 79% do orçamento de quem ganha o mínimo

Simulações feitas pelo Departamento Intersindical de Estudos Socioeconômicos (Dieese) revelam que varia de 16,94% a 18,54% o impacto do reajuste da passagem de ônibus sobre o orçamento mensal de quem ganha um salário mínimo.

Hoje, junto com a alimentação básica, e sem contar com o reajuste na tarifa de ônibus, 79% da renda fica comprometida apenas com esses dois itens. Se o assalariado tiver filhos ou outros dependentes que utilizam o transporte público, os percentuais são bem maiores.

As simulações utilizam como base o salário mínimo de R$ 510 e o valor atual da passagem, de R$ 1,70. Quem ganha essa renda e apanha dois ônibus por dia, atualmente gasta R$ 81,60 por mês somente com transporte. Isso corresponde a 16% da renda.

Se o reajuste for de 5%, portanto igual à inflação medida entre dezembro de 2008 e janeiro de 2010, o gasto sobe para R$ 86,40, o correspondente a 16,94% da renda. Se for de 11,76%, como propõe a Companhia de Transportes de Belém (Ctbel), subirá para R$ 91,20, o equivalente a 17,88% do rendimento.

Caso a proposta do Sindicato das Empresas de Transporte de Belém (Setransbel) seja aprovada, o gasto subirá para R$ 94,56. Isso corresponde a 18,54 % do salário mínimo. Aí a passagem saltaria dos atuais R$ 1,70 para R$ 1,97.

Segundo o supervisor técnico do Dieese, Roberto Sena, uma pessoa que não recebe vale transporte, sustenta só a si mesma e utiliza duas conduções por dia, compromete de 16% a 20% de sua renda somente com locomoção.

Sena observa que se for considerado o gasto com a alimentação básica, que nem considera a feira diária, o trabalhador compromete cerca de 70% com o básico necessário para se sobreviver. 'Se esse trabalhador tiver filhos e eles precisarem ir para a escola de ônibus, aí é complicado', comenta.

Mais complicado ainda será ver que a passagem aumentou, mas o poder de compra não. Isso acontece porque, apesar do salário mínimo ter sido reajustado em janeiro, a inflação mensal continua variando. Se os índices aumentam, explica, o ganho que ele teve com o reajuste deixa de existir.

Uma alternativa ao constante reajuste das passagens seria a revisão do modelo de transporte para reduzir o custo de cada empresa. A proposta é do supervisor do Dieese, algo não pensado por quem está nas paradas de ônibus. O usuário reclama, mas acredita não haver o que fazer.

Sena explica que a revisão do modelo é necessária porque o valor do transporte tem que observar as condições do usuário. E na Região Metropolitana de Belém, a estimativa é que 90 mil pessoas estejam desempregadas, aproximadamente 10% da população economicamente ativa.

Simulações

Preço da passagem

- Atualmente - R$ 1,70
- Reajuste pela Inflação - R$ 1,80
- Proposta da Ctbel - R$ 1,90
- Proposta do Setransbel - R$ 1,97

Impacto sobre salário

Atual Inflação Ctbel Setransbel
Gasto mensal R$ 81,60 R$ 86,40 R$ 91,20 R$ 94,56
Comprometimento do mínimo 16% 16,94% 17,88% 18,54%


Consumidor vai às lojas - Último fim de semana de IPI reduzido para linha branca


Amazônia Jornal, 30/01/2010

Uma grande movimentação de consumidores está sendo esperada pelos lojistas de Belém neste fim de semana. A redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os produtos da linha branca termina amanhã e, com isso, o comércio acredita no crescimento de pelo menos 50% no volume de vendas nos dois últimos dias da isenção fiscal.

Os vendedores estão otimistas e afirmam que o paraense adora comprar eletrodomésticos - fator que favorece ainda mais a previsão de negociações para os próximos dias. As liquidações, iniciadas na primeira quinzena de janeiro, serão mantidas em boa parte do comércio local até o fim do mês com descontos de 5% a 20%. Somadas, as liquidações e a redução do IPI fazem os preços ficarem até 30% menores. Com isso, tanto os consumidores quanto os comerciantes devem sair ganhando.

Os pacotes criados pelo governo para ajudar a enfrentar a crise econômica mundial mantiveram os clientes dentro das lojas em 2009. É o que afirma o vice-presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Belém (Sindilojas), Joy Colares. 'Foi uma grande oportunidade que o brasileiro teve de renovar seus eletrodomésticos. Não tenho a menor dúvida de que foi uma medida positiva, e que ajudou a fomentar o comércio', afirma. Colares explica que os empregos foram mantidos e todo o ciclo econômico se manteve sem estagnação. 'A redução cumpriu com aquilo que era a intenção: movimentar o comércio e manter os empregos. A saída foi boa, e os preços ficaram bem abaixo da média', destaca.

Segundo Márcia Silva, gerente de uma rede de lojas de eletrodomésticos, os preços caíram em média 10% com a isenção fiscal. Já as vendas subiram mais de 50% ao longo de 2009. Márcia destaca que o melhor momento está acontecendo agora. 'Se compararmos dezembro de 2009 com janeiro deste ano, teremos um crescimento nas vendas 93,01%. Se os dados deste mês forem equiparados aos números de janeiro do ano passado, o volume de negociações aumenta em quase 30%. Isso mostra que o consumidor está antenado com as promoções assim como com a redução do IPI', afirma.

Márcia lembra que a máquina de lavar que custava R$ 800,00, hoje custa R$ 600,00. Já a geladeira duplex, que valia em torno de R$ 1,3 mil, hoje sai por R$ 999,00. 'Ospreços caíram quase 25%. Como estas tabelas ainda estão em vigor, e devem deixar de existir na próxima segunda-feira, é possível que uma grande confusão de clientes se forme dentro da loja ', comenta.

Aposentada elogia preços reduzidos

Os preços atraentes provocam surpresa em alguns consumidores. A aposentada Raimunda Santos foi comprar um guardarroupas para o filho, e não acreditava nos preços. 'Está muito barato. Há um ano fiz uma pesquisa e encontrei preços bem maiores', afirma.

Um guardarroupas de pequeno, com quatro portas e duas gavetas custa em média R$ 350,00. No ano passado, a aposentada diz que o mesmo móvel não sairia por menos de R$ 500,00. O mesmo móvel, de maior porte, pode ser encontrado entre R$ 739,00 e R$ 2.108,00 de acordo com o design da peça. O vendedor Jorge Carvalheira conta que as geladeiras estão sendo muito procuradas. De acordo com o tamanho e a marca do aparelho, os preços variam entre R$ 959,00 e R$ 3.599,00.

Para o comerciante Bianor Sampaio, chegou a hora de trocar de refrigerador. Bianor analisou bastante antes de efetuar a sua escolha. 'Os preços estão razoáveis, mas se comparado com os anteriores, melhoraram bastante', destaca. Já a autônoma Roseneide Carvalho diz que é hora de aproveitar os últimos dias do IPI reduzido para fechar negócio na máquina de lavar. 'Eu quero uma máquina de lavar completa, e se eu deixar para depois, talvez eu não tenha como pagar', afirma.

Carros - A isenção ou redução do IPI para veículos também está próximo do fim. No entanto, a previsão é que vigore até o dia 31 de março. Segundo explica Marcelo Pessoa, gerente de uma revendedora de automóveis em Belém, a redução do IPI provocou uma alta de 80% nas vendas.

Vox Populi: Dilma sobe 9 pontos; por enquanto Serra lidera


O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), lidera a corrida presidencial com 34% das intenções de voto, seguido da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), com 27%, segundo pesquisa do Instituto Vox Populi, encomendada pela TV Bandeirantes. Dilma tem nove pontos a mais do que o registrado no último levantamento do instituto, sendo que Serra oscilou negativamente cinco pontos.

O deputado federal Ciro Gomes (PSB) somou 11%, seguido da senadora Marina Silva (PV), com 6%. Brancos e nulos ficaram em 10%, sendo que 12% não sabem ou não opinaram. A pesquisa ouviu 2 mil pessoas em 23 Estados e no Distrito Federal, entre os dias 14 a 17 de janeiro, O levantamento, que tem margem de erro de três pontos percentuais, foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 1057/2010.

No cenário sem Ciro, Serra oscila para 38%, e Dilma, para 29%. Marina fica com 8%. Brancos e nulos somaram 12% e 13% não sabem ou não opinaram.

Em pesquisa encomendada pela revista IstoÉ, e divulgada em 19 de dezembro, Serra obteve 39% das intenções de voto contra 18% de Dilma. Ciro Gomes somava 17%, e Marina teve 8% da preferência.

A nova pesquisa da Vox Populi também simulou um possível segundo turno entre Serra e Dilma. O tucano somou 46% contra 35% de Dilma. Os brancos e nulos ficaram em 10%, sendo que 9% estão indecisos ou não opinaram.

(Terra, Diário do Pará).


Começa consulta pública para o Macrozoneamento Econômico e Ecológico da Amazônia

Um dos pontos centrais do documento preliminar aponta o esgotamento do modelo baseado na expansão das fronteiras agropecuárias

Começou a partir da quarta-feira, 27, a discussão de um novo modelo de exploração dos recursos naturais e do uso do solo da região amazônica. A sociedade poderá fazer sugestões ao documento-base do Macrozoneamento Ecológico e Econômico (ZEE) da Amazônia que estará disponível para consulta pública na internet Clique aqui. O prazo final para as sugestões é 6 de março. A equipe de elaboração pretende aprovar o documento final durante a primeira quinzena de março,quando a proposta definitiva será encaminhada pelo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, à sanção do presidente Lula.

A proposta preliminar do documento foi elaborada pela Comissão Coordenadora do Zoneamento Ecológico e Econômico do Território Nacional (CCZEE), apoiada pelo Consórcio ZEE Brasil e composta por 14 ministérios: Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Social e , Transportes, Justiça, Minas e Energia, Cidades, Defesa, Ciências e Tecnologia , Integração Nacional, Desenvolvimento Agrário, Planejamento, Secretaria de Assuntos Estratégicos e Desenvolvimento, Indústria e Comércio. Contou ainda com a participação de representantes dos nove estados da Amazônia, reunidos em um grupo de trabalho

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, o Macro ZEE da Amazônia é um instrumento fundamental de planejamento e gestão ambiental e territorial estabelecido na Política Nacional do Meio Ambiente. Sua principal proposta é promover a transição do padrão econômico atual para um modelo de desenvolvimento sustentável na região, capaz de contemplar as diferentes realidades e prioridades de territórios da Amazônia.

Diversidade

Ao reconhecer a diversidade complexa das diferentes áreas da região, a comissão interpretou a realidade da Amazônia a partir de 10 unidades territoriais. Cada uma foi nomeada com a principal estratégia elaborada para a promoção de seu desenvolvimento, e o plano prevê ainda a recuperação dos passivos ambientais e reversão das trajetórias produtivas que provocaram impactos socioambientais.

Por exemplo, a unidade “Coração Florestal”-que corresponde a uma porção da floresta que é muito preservada - tem uma série de estratégias desenvolvidas para a defesa da área assim nomeada, o que prevê a utilização adequada deste território por meio da promoção de atividades produtivas, bem como a contenção da expansão das fronteiras da agropecuária e da extração de madeira predatórias, suas principais ameaças.

Para acessar o documento preliminar do Macro ZEE da Amazônia, acesse a página www.mma.gov.br/zee. Os interessados em contribuir com críticas e propostas devem preencher o formulário que consta no site, que pode ser enviado pela internet, correio ou ser entregue diretamente no MMA. Informações complementares também podem ser obtidas no mesmo endereço eletrônico.

Calendário

Início da consulta pública - 27 de janeiro
Conclusão da consulta pública - 6 de março
Reunião da CCZEE para aprovação do documento final - 11 de março

Discreto pero intenso

Assim é o Blog do Itajaí de Albuquerque, Vôo da Galinha. Que já existe na praça desde 2008, entretanto,  permaneceu em segundo (eu descobri ele hoje), dedicando maiores contribuições ao Blog: Flanar, que mantem junto com Val-André Mutran e outros jornalistas, aqui em Brasília.

Embora Itajaí diga que o blog será de notas "rapidinhas" elas são intensas. Recomendo!.

Veja Por que Vôo de Galinha.

"A expressão (Voo da Galinhan) ão é patrimônio dos economistas, como do contrário disseram alguns afoitos. Bem antes da globalização, as raízes ibéricas do dito e redito já estavam estabelecidas".

"Escolhi-a por analogia entre o curto e efetivo vôo desses bípedes com a forma preferencial de redação nos blogues, em que a síntese, a objetividade e o espaço reduzido conjugam-se para a efetividade da informação. Como disse o paraense Haroldo Maranhão em livro de contos de igual título: são peças de um minuto ou dois, ou nem isso".


(*) NO+ Revista criada na Universidade Federal do Pará em 2000, dedicada a difundir a ciência, tecnologia e inovação, na Amazônia, teve apenas um primeiro número UFPA. (Título da Revista criação da Jornalista Claúdia Leão). ISBN 2000.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Pará - Fogo amigo no PT

Ana Júlia: Uma avaliação individual desastrosa

Do Blog Bilhetim

Continuando a socialização de informação com os internautas, a partir de uma pesquisa realizada em dezembro, passo agora a expor a imagem que a população tem (hoje) da pessoa da governadora do estado.

E o que as pessoas falam negativamente quando se pronuncia o nome Ana Júlia? Como o índice é alto, 65%, os adjetivos atribuídos a governadora são dos piores possíveis. Existe um sentimento forte de revolta/decepção/arrependimento no seio da população que a percebe negativamente. Dos 65% de imagem negativa, 32% vêem Ana Júlia como “péssima/ruim/negativa/não presta/piorou/fracasso”. Há uma parcela de 7% desse universo que estão “decepcionados/frustrados/arrependidos” com Ana Júlia. Outros 5% quando falam em Ana Júlia, não vêem “nada/indiferente/um político comum”.
Para 5% a governadora “deixou a desejar/não fez muita coisa/esperava mais”. A “tristeza/o desgosto/a insatisfação” domina 4% dos que detém imagem negativa da governadora. O sentimento de “raiva/revolta” permeia, também, 5% desse universo negativo.

Aqui em Brasília - A fábrica de multas e o descaso pela população que financia os cofres do Governo do DF.

A incompetência e a inexistência de profissionalismo, a corrupção e a descarada falta de boas práticas no atendimento, são a marca registrada dos órgãos do Distrito Federal.

Quem fala isso é o cidadão que, dia a dia, enfrenta as enormes dificuldades nos atendimentos nas instituições de saúde, educação e a maioria das repartições públicas desta chamada ilha da fantasia, que é o Distrito Federal.

O Detran, chamado o maior arrecadador de impostos do DF, é um claro exemplo do descaso das autoridades pelos cidadãos. A imundice que caracteriza ao Detran é tão alarmante que não existe uma pessoa, além do Diretor dessa porcaria que tenha elogiado, minimamente, essa instituição que é conhecida como uma verdadeira quadrilha de assaltantes espalhadas pelos eixos, eixinhos e quadras do Plano Piloto.

O interessante é que eles estão presentes, ostensivamente, no Plano Piloto. Entretanto, nas administrações que envolvem o Plano Piloto, como Gama, Ceilândia, Luziania, Valparaíso e a chamada “Faixa de Gaza”, não existe a presença do Detran, da polícia ou de qualquer proteção do Estado. Aí só existe bandido, quadrilhas de assaltantes e uma população desamparada da proteção que o Estado.

Veja aqui mais uma cena dessa realidade da Ilha da Fantasia.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Economia - O orçamento Federal Brasileiro e o pagamento da dívida. Como gastamos e como financiamos aos mais ricos

Os ricos estão cada vez mais ricos

Número de bilionários em dólares em 2001 : 497 / Seu patrimônio acumulado: 1,5 trilhão de dólares.
Número de bilionários em dólares em 2007 : 1.125 / Seu patrimônio acumulado: 4,4 trilhões de dólares.
Sobre a base destes números, basta recolher um imposto anual de 2% sobre o patrimônio dos bilionários para obter 88 bilhões de dólares, o que irá garantir as necessidades fundamentais.
Não se trata de uma proposta inviável, mas que é perfeitamente realizável.
Número de milionários em 2007 : 10,1 milhões.
Patrimônio acumulado destes milionários : 40,7 trilhões de dólares.

Mas não é disso que quero falar hoje, é do que tinha ficado pendente em postagem anterior. A divisão do bolo dos efeitos do desenvolvimento virtuoso do Brasil. Como nós gastamos e como somos bom para pagar dívidas e ruins para tocar as areas sociais, de ciência e tecnologia e outras áreas estratégicas para o desenvolvimento do Brasil. A educação!, que apesar dos aumentos nos investimentos, ainda são pífios se comparados com as necessidades para dar esse salto que o País precisa.
O P´roximo presidente (a) do Brasil terá um eneorme desafio, continuar fortalecendo as áreas econômicas, transformar nossa virtuosidade das exportações de commodities em produtos com valor agregado e ampliar os investimentos fundamentais que Brasil ainda não fez, adequadamente.
Simplesmente como é feito nos países que consiguiram  sair da pobreza nas últimas décadas.

O Brasil tem recursos, capacidade instalada, capital fixo e cada vez conta com mais capital social. entretanto, isso ainda não é suficiente, falta atingir metas desejáveis.

Crescer de 0 a 10 é fácil, crescer de 10 a 20, não é difícil, 40, sigue sendo uma tarefa possível. Agora passar de 40 para atingir 60 ou mais, isso é desafios dos gigantes.