terça-feira, 9 de março de 2010

Pará - Política, política - PMDB não aceita acordo com PT no Pará - do Blog do Val-André Mutran


Alianças dos desconfiados  

Por Denise Rothenburg - Flávia Foreque, para o Correio Braziliense 

 ELEIÇÕES

Lula tenta diminuir as chances de traição nos palanques estaduais de apoio a Dilma, mas aliados aumentam o tom das ameaças

Lula com Jader Barbalho: mais fácil seria um torcedor do Remo passar a torcer pelo Payssandu do que o PMDB apoiar a candidata petista no Pará

A desconfiança que se instala entre PT, PMDB e PSB em alguns estados começa a provocar abalos no castelo de partidos que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende arregimentar para a campanha da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, à Presidência da República. No Pará, por exemplo, onde a governadora Ana Júlia Carepa (PT) é candidata à reeleição, o ex-deputado José Priante (PMDB-PA) resume assim a relação entre os dois partidos: “É mais fácil um remista passar a torcer para o Payssandu, ou vice-versa, do que o PMDB apoiar a Ana Júlia”, afirma.

A declaração do peemedebista vem carregada pela pura desconfiança que cresce cada vez mais entre os dois partidos. Ana Júlia foi candidata porque, em 2006, o deputado Jader Barbalho foi ao presidente Lula e disse que o pré-candidato do PT, Mário Cardozo, não venceria o PSDB. Lula e Barbalho combinaram então que Jader teria um candidato a governador, o PT lançaria Ana Júlia e, no segundo turno, eles estariam juntos. Ao longo do governo de Ana Júlia, a relação com o PMDB se deteriorou.

Há dois meses, Ana Júlia ofereceu a Jader uma das vagas ao Senado. Ocorre que Jader, depois de uma série de consultas ao PT, descobriu que os petistas planejam votar apenas no seu candidato — o deputado Paulo Rocha, aquele que terminou fora do Congresso em 2006 por conta do escândalo do mensalão — e, por causa dos antigos escândalos da Sudam, desidratar o candidato do PMDB.

A desconfiança levou o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, a chamar Paulo Rocha e Priante para uma conversa em seu gabinete. Até o momento, o acordo não saiu e a perspectiva é a de que não sairá por conta da desconfiança.

No Maranhão, a situação não é diferente. PT e PMDB simplesmente não confiam um no outro. Lá, o PT decide no dia 27 deste mês se ficará com o aliado histórico, o PCdoB — que tem como candidato a governador o deputado Flávio Dino — ou apoiará a reeleição de Roseana Sarney (PMDB). A disputa será dura e, na hipótese de ficar com Dino, isso pode refletir na campanha presidencial, uma vez que Roseana estendeu o tapete vermelho para Dilma e fechou as portas para Marina Silva, do PV de Sarney Filho, irmão da governadora. Feito isso, agora o PMDB aguarda reciprocidade do PT local. Desconfia que não terá.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Meio Ambiente - Biocombustíveis: meta da UE pode levar 100 milhões de pessoas a passar fome

 Mais de 100 milhões de pessoas poderão passar fome se a UE cumprir a meta fixada para os biocombustíveis, alerta a agência ActionAid.

Mais de 100 milhões de pessoas poderão passar fome se os 27 Estados-membros da UE cumprirem as metas estabelecidas pela legislação europeia para os biocombustíveis, conclui um relatório da agência internacional anti-pobreza ActionAid.

Os 27 comprometeram-se a obter 10% dos combustíveis consumidos no sector dos transportes a partir de fontes renováveis até 2020, o que implica quadruplicar o consumo actual, segundo a ActionAid. E 2/3 deste aumento do consumo será assegurado através de importações, com origem maioritária nos países em desenvolvimento. A substituição de culturas alimentares por culturas destinadas ao fabrico de biocombustíveis vai provocar um aumento nos preços dos alimentos nesses países.

De acordo com a ActionAid, cada vez que os preços aumentarem 1% mais 16 milhões de pobres começarão a passar fome. Biocombustíveis não reduzem emissões de CO2 Por outro lado, a organização fez as contas e concluiu que "a maioria dos biocombustíveis industriais não reduzem as emissões de gases com efeito de estufa quando comparados com os combustíveis que substituem".

E para a União Europeia alcançar a quota de 10% "a área total de terras necessárias para o crescimento de biocombustíveis industriais nos países pobres poderia atingir os 175 mil quilómetros quadrados, isto é, metade da área da Itália". A maioria dos biocombustíveis industriais vendidos no mercado mundial é fabricada a partir do milho, trigo, cana-de-açúcar e óleos vegetais, como os óleos de palma, soja e colza. Impacto negativo nos países pobres A ActionAid salienta que o impacto local da sua introdução nos países em desenvolvimento é grande, porque gera a deslocação de populações, a escassez e subida de preço dos alimentos, falsas expectativas de criação de empregos e a desflorestação.

Leia a reportagem completa no Expresso Aqui

domingo, 7 de março de 2010

Pará, Belém - Dia Internacional da Mulher - Elas discutem seu papel no desenvolvimento da Amazônia

Nesta segunda-feira (8), segue a programação em alusão ao Dia Internacional da Mulher da Estação das Docas. As atrações estão inclusas nas comemorações pelos dez anos do complexo turístico e são realizadas pelo governo do Pará. Neste dia, a partir das 12h30, Juliana Sinimbú encanta o almoço da Estação, no palco deslizante do Boulevard da Gastronomia (Galpão 2).

Ela fará homenagem às mulheres presentes com seu repertório repleto de MPB e pop. "Planejamos uma programação cultural ampla que já está ocorrendo desde sexta-feira, mas nem só de festa é a homenagem às mulheres. Nós queremos discutir como a mulher está inserida no cenário de desenvolvimento da Amazônia", destaca a diretora administrativa da Organização Social Pará 2000, Rose Aranha.

Ela refere-se ao debate "O papel da mulher no desenvolvimento da Amazônia", que será promovido às 16 horas, no Teatro Maria Sylvia Nunes. Na ocasião, mulheres de destaque nas suas áreas específicas de atuação vão discutir que contribuições o gênero feminino pode dar à sociedade na região.

"É um momento importante, em que, mais que valorizar a mulher, queremos estimular uma reflexão sobre como estamos lidando com as nossas diferentes responsabilidades no dia-a-dia. Cada vez mais, queremos ter voz, para que possamos ter ações que enfrentem as desigualdades que ainda hoje sofremos", afirma Rose Aranha.

O debate contará com a participação da presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Regina Célia Vilanova, da empresária Tiana Menezes, da advogada e representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ana Maria Stilianidi, da jornalista Alda Dantas e da médica Sandra Picanço. Elas falarão, a partir de suas experiências pessoais, que avanços e desafios a mulher ainda tem na participação política, no desenvolvimento de uma economia sustentável e na garantia dos direitos humanos.

Após a discussão, às 19 horas, o Arraial do Pavulagem finaliza as homenagens às paraenses com um arrastão na orla da Estação. No mesmo dia, a partir das 18 horas, o restaurante Marujo's homenageia as mulheres com um drink especial. Cada mulher que se sentar a mesa para consumir no local ganhará o "Beijo de Mulher", bebida feita com suco de pêssego, licor de morango e espumante.

Programação

* Juliana Sinimbú no Palco Deslizante Dia: 08/03 Horário: 12h30 Local: Boulevard 2 da Estação das Docas Entrada franca

* Debate "O papel da mulher no desenvolvimento da Amazônia" Dia: 08/03 Horário:16 horas Local: Teatro Maria Sylvia Nunes Entrada franca

* Arrastão do Arraial em homenagem às mulheres Dia: 08/03 Horário:19 horas Local: Orla da Estação - Saindo da frente do Boulevard 3 até o terminal fluvial. Entrada franca.

Belém, Pará - UFPA e a gestão do Reitor Maneschy - deu no Bilhetim

Barreiros e o confronto radical com Maneschy

Os funcionários do Instituto de Tecnologia da UFPA (ITEC) devem ser instrumento do Diretor contra o Reitor da UFPA, Carlos Maneschy.

Será que os funcionários do ITEC aceitarão o papel de ser, sem saber, instrumento da guerrinha particular de Barreiros contra Maneschy?
Barreiros já está há seis anos à frente do ITEC.

Não creio que os servidores do ITEC, que deram 80% de seus votos para a eleição de Maneschy, aceitem este papel de serem massa de manobra.
Por que falo em massa de manobra?

Porque o Diretor se veste de "cordeiro" na disputa e esconde os motivos reais da luta de fundo...que poderá levar o ITEC ao mais profundo isolamento institucional.
Postado por Edir Veiga às 10:59 0 comentários Links para esta postagem sábado, 6 de março de 2010

ITEC: Terrorismo eleitoral

A turma do candidato à reeleição, prof. Barreiros construiu uma central de fofocas que visa afastar os Técnicos da chapa da prof. Emília. Imaginem que estão espalhando que a prof. Emília colocaria relógio de ponto para controlar os servidores, caso venha a ser eleita.

Outro boato dá conta de que Emília traria de volta ao Instituto uma funcionária detestada pelos técnicos. Caramba, Barreiros quer ficar 10 anos à frente no ITEC, já está há seis anos. Por que será que Barreiros quer tanto ficar no ITEC e não abrir espaço para mais ninguém?
Postado por Edir Veiga às 10:25 0 comentários Links para esta postagem

Terremotos politizados - por Luis fernando Veríssimo no Blog do Noblat



Apesar de que no Chile ficou em evidência mais uma vez como é perverso o mercado quando se trata da construção habitacional e da infra-estrutura. No Chile, onde predomina o mercado nesse segmento, o terremoto revelou sua fragilidade e sua face mais horrível. Foram centenas de casas e edifícios, construídos por modernas empresas, os que sofreram as piores conseqüências dos sismos no Chile.

Veja aqui uma crônica do Escritor Luis Fernando Veríssimo sobre o tema.

Pode-se politizar terremotos? Pode-se tentar. O "Wall Street Journal" creditou a solidez dos novos prédios de Santiago que resistiram aos tremores à prosperidade trazida ao Chile pela economia de mercado de acordo com a receita da Universidade de Chicago.

Milton Friedman, do seu túmulo, teria salvo centenas de chilenos da morte nos escombros. Assim como nunca reconheceu a contribuição da brutal repressão do Pinochet para o sucesso do modelo liberal no Chile — um sucesso relativo, pois a principal produção do país, o cobre, continuou sendo monopólio do Estado —, o "Wall Street Journal" preferiu ignorar a outra realidade mostrada pelos terremotos, a de multidões de despossuídos saqueando e vandalizando lojas.

A desigualdade social persiste no Chile como persistiu em outros países da América Latina que adotaram o receituário de Chicago, e os chilenos viram-se desprotegidos como haitianos. Quem quisesse politizar os terremotos em outro sentido poderia dizer que eles serviram não para validar um modelo mas para derrubar uma mentira. Mas como fica difícil atribuir ideologias a placas tectônicas talvez seja melhor pensar em terremos apenas como metáforas.

Quando não se pode confiar nem na firmeza do chão que se pisa está-se perto da máxima metáfora possível para insegurança. O terremoto é a maneira que a Natureza tem de desdenhar das nossas certezas e nos lembrar da nossa insignificância. E da Terra nos dizer que ainda não está pronta, mas num processo de construção e autoajuste que mal entendemos e sobre o qual não temos nenhum controle. Dizem que não corremos riscos de grandes terremotos no Brasil, apesar dos piores presságios do Lula para o caso de uma vitória do PSDB, mas é fácil imaginar o pavor dos outros. Se um dia você se encontrar em meio a um terremoto, console-se com este pensamento: é a Terra falando com você na única linguagem que conhece. É uma metáfora, mas procure um lugar seguro.

 Blog do Noblat no Jornal O Globo

sexta-feira, 5 de março de 2010

PARÁ - É casamento ou briga

 Pode ser verdade ou mentira, mas é simples: Si vierem os 366 milhões de reais da Assembléia, tem casamento, se não, é briga, claro só no Pará. É o que falam os entendidos.

Pará - Política - Novo titular da Casa Civil tenta obter apoio para aprovar empréstimo



Everaldo Martins Filho fez sua primeira visita à Assembleia Legislativa como chefe da Casa Civil do Estado - cargo que assumiu na última segunda-feira, ao ocupar o lugar deixado por Cláudio Puty. Na manhã de ontem, Everaldo, que estava acompanhado do consultor geral do Estado, Carlos Botelho, se reuniu com o presidente da Casa, Domingos Juvenil (PMDB) e, em seguida, com o líder do governo, deputado estadual Airton Faleiro (PT).

O objetivo da visita foi estabelecer o diálogo com a Casa, suavizando as negociações em torno da aprovação de projetos do Executivo, em especial do empréstimo de R$ 366 milhões junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) - matéria que, atualmente, está no topo da lista de prioridades do governo.

Mas o encontro deve ajudar, também, a derrubar a má impressão deixada por Puty, acusado pelos deputados de não dar a atenção que o poder Legislativo merece, ao deixar de receber os parlamentares. De acordo com o novo chefe da Casa Civil, neste momento o governo se empenha para convencer os partidos a aprovarem o pedido de financiamento.


"Nós precisamos esclarecer com os parlamentares sobre os municípios que serão beneficiados e os órgão que vão operar estes recursos para que assim os benefícios que nós não tivemos ano passado, por causa da crise, possam ser feitos o quanto antes", argumenta.



Everaldo acredita, no entanto, que o mais importante é falar com as direções partidárias, principalmente o PMDB - que tem dificultado a vida da governadora Ana Júlia Carepa na Assembleia, posicionando-se contra a aprovação de projetos de interesses do Executivo. Paralelamente a isso, o líder do governo, Airton Faleiro, e o titular da Secretaria de Estado de Governo (Segov), Edilson Rodrigues, iniciaram as conversas com as bancadas. "Queremos conversar sobre a aplicação dos recursos, inclusive, pegando sugestões dos parlamentares", explicou Faleiro. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Domingos Juvenil, afirmou que Everaldo causou uma "boa impressão".


Pará - Nova proteção a pedófilo

Contando com a proteção de artimanhas o ex-deputado Luis Afonso Sefer, continua Caso Sefer: Interrogatório é adiado mais uma vez Foi adiado mais uma vez o interrogatório do ex-deputado Luis Afonso Sefer, acusado de estupro contra uma menina de 9 anos, na época do crime, que seria realizado na manhã desta sexta-feira (5).

O motivo foi o pedido da defesa para que o depoimento da vítima fosse realizado por vídeo conferência. Defesa e Promotoria concordaram que o depoimento da jovem por carta precatória não foi suficiente. A jovem não está mais em Belém, pois integra um programa de proteção à vítimas de violência. O pedido foi feito pela defesa antes mesmo da realização da sessão de qualificação e interrogatório de Sefer e hoje a juiza acatou a solicitação, em virtude não ter havido tempo hábil para reunir os recursos necessários para a realização do depoimento dela.

A juiza Graça Alfaia, da Vara de Crimes Contra Criança e Adolescente, determinou então o dia 7 de abril para o depoimento da vítima. Com isso o interrogatório de Sefer foi adiado para o dia 8 de abril. Além dele, devem ser ouvidas duas testemunhas, sendo uma de defesa e uma da promotoria, que tiveram sua inclusão solicitada também na audiência de hoje.

Caso - Luís Sefer é acusado de ter abusado sexualmente uma menina de 9 anos, durante três anos, período em que a vítima morou na casa dele. Pela acusação, ele foi alvo de investigação nas Comissões Parlamentar de Inquérito da Pedofilia, do Senado e da Assembleia Legislativa do Pará. Desligado do partido que pertencia, o DEM, foi indiciado pelo crime, sendo preso no Rio de Janeiro no dia 26 de maio de 2009. Em 22 de junho do mesmo ano, o ex-deputado conseguiu habeas corpus, foi libertado e hoje responde o processo em liberdade. O Liberal