segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Tecnologia - Facebook deverá lançar nova ferramenta hoje


 TECNOLOGIA 1 

Facebook deve lançar e-mail hoje, segunda feira 15 de novembro.

O tão esperado serviço de correio eletrônico da maior rede social do mundo deve ser apresentado durante evento de mídia do qual Mark Zuckerberg vai participar, segundo o jornal britânico "The Guardian". 

A empresa, no entanto, disse não comentar "especulações sobre futuros produtos".

TECNOLOGIA 2

Primeiro PC, feito pela Apple, vai a leilão A casa de leilões Christie's pôs à venda em Londres um dos primeiros computadores da Apple, considerado o primeiro PC. Com memória de 8 Kb e construído em 1976 por Steve Jobs e Steve Wozniak, cofundadores da empresa, ele deverá ser vendido por entre US$ 159,8 mil e US$ 239,7 mil.

sábado, 13 de novembro de 2010

Celine dion, Shanaia Twain, e Gloria Estefan, com a magia e o encanto de Carole King

CORRUPÇÃO - Na Secretaria do Estado do Meio Ambiente, Pará

Oito pessoas presas por participação em fraudes para liberar processos ilegais 

A operação 'Térmita' da Polícia Federal realizou a prisão de sete pessoas, ontem, em Belém, e uma em Fortaleza (CE).

A maioria é ou foi servidor da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), onde teria se instalado um esquema de pagamento de propina para liberar processos e até autorizar projetos fantasmas.

Em nota, o órgão informou que ainda desconhece o teor da denúncia. Nada sabia.

Em Belém foram presos Jacinete Silva Lima, Lucas Steffen Velasco, Edson Carvalho Brasil, Fernanda Suely Santos Araújo, Maria Cláudia Pinheiro Coroa, Mário Carlos Penna Mourão e José Augusto Ferreira de Oliveira.

Em Fortaleza, onde estava a passeio, foi preso Fernando Luiz Dias Mouta. As prisões são preventivas e foram efetuadas em cumprimento à ordem judicial da 1ª Vara de Inquérito da Capital.

Oito mandados judiciais também levaram à apreensão de documentos e computadores nas casas e escritórios localizados em Belém, Dom Eliseu, Ananindeua e Ulianópolis.

Cairam os peixes pequenos, ainda faltam os grandes, os que comandavam o esquema, da cúpula  da Secretaria.

O Liberal

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Confira os gabaritos das provas do Enem 2010 - Estudantes podem pedir correção especial em site

Já está disponível no site do INEP o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) o módulo para que os estudantes que tenham sido prejudicados por erros na folha de respostas possam solicitar a correção invertida do gabarito.

No primeiro dia do exame, a  folha em que os estudantes marcam as respostas das questões estava com o cabeçalho das duas provas trocado – a primeira metade das questões era de ciências humanas e o restante, de ciências da natureza, mas na folha de marcação as questões estavam identificadas de forma invertida.

O MEC diz que alertou os fiscais de sala para que orientassem os alunos a seguirem a ordem numérica. Quem foi mal orientado e  trocou a ordem do preenchimento, poderá fazer o requerimento para a correção invertida.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) também divulgou hoje no site do Enem o gabarito das provas. (Agência Brasil)

A gente perdoa, mas não esquece

Me lembro, como se fosse ontem, quando um secretário do Governo do Estado do Pará, que em janeiro de 2011 deixará o cargo, falou para sua nova secretária: "Informe aos assessores e DAS que nem precisam subir, que já estão todos exonerados". Esse estilo perdurou até dia 1 de novembro.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Meio Ambiente - OEA pode recomendar suspensão do Belo Montes (Blog do Deputado Nilson Pinto)

OEA pode recomendar suspensão de Belo Monte

Por Nilson Pinto

Recebi por e-mail e divulgo:

A Organização dos Estados Americanos (OEA) recebeu hoje (11/11) um documento que denuncia as ilegalidades no processo de licitação e os impactos às comunidades indígenas e ribeirinhas que serão atingidas pela construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu. Assinada pelo Movimento Xingu Vivo Para Sempre e por outras organizações representantes das comunidades – Conselho Indigenista Missionário (CIMI), Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), Prelazia do Xingu, Sociedade Paraense de Direitos Humanos (SDDH), Justiça Global e Associação Interamericana de Defesa do Ambiente (AIDA) –, e elaborada com a participação de mais de vinte organizações e movimentos sociais apoiadores, a petição solicita em caráter de urgência a concessão de medidas cautelares* para a suspensão do processo de licenciamento ambiental do projeto. Na denúncia, as entidades afirmam que o Brasil está violando tratados internacionais ao ignorar direitos fundamentais das comunidades Arroz Cru, Arara da Volta Grande, Juruna do Km 17 e Ramal das Penas, todas à beira do rio Xingu.

O deslocamento forçado – sem consulta prévia e consentimento livre das comunidades – e as ameaças à segurança alimentar, ao meio ambiente e ao acesso a água potável são alguns dos problemas graves do projeto ressaltados no documento. As organizações lembram que em 2009 a OEA concedeu medidas cautelares que determinaram a suspensão das obras de construção da usina hidrelétrica Chan 75, no Panamá, devido ao deslocamento forçado de comunidades indígenas locais.

Outros casos da América Latina também são citados. Baseadas em pareceres de órgãos estatais – como o IBAMA e o Ministério Público Federal – e em laudos técnicos de especialistas, as entidades afirmam ainda que a construção de Belo Monte ocasionaria o aumento de doenças e da pobreza, além de causar o surgimento de fluxos migratórios desordenados que sobrecarregariam os sistemas de saúde, educação e segurança pública da região. “Apesar da gravidade e irreversibilidade dos impactos da obra para as comunidades locais, não foram realizadas as medidas adequadas para garantir a proteção dos direitos e do meio ambiente”, diz o texto do documento.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Lula chefia operação que converte Enem em ‘tortura’, Deu no UOL (Josias de Souza)

Decidido a exercer a incompetência com a máxima competência, o governo converte o Enem em instrumento de tortura da estudantada.

Lula frequenta a encrenca como comandante do suplício. Primeiro, em solo africano, tirou os pés da realidade: o Enem foi “um sucesso extraordinário”.

Nesta quarta (10), ainda na África, o presidente ensaiou uma queda da ficha: "Nós vamos fazer uma investigação...” “...

Duas coisas estarão garantidas à juventude brasileira: a Polícia Federal vai fazer todas as investigações para saber o que aconteceu efetivamente...”

“...E nenhum jovem vai ficar sem cursar a universidade. Se for necessário fazer uma prova, faremos. Se for necessário fazer duas, faremos...”

 “...Se for necessário fazer três, faremos. Mas o Enem continuará a ser fortalecido".

Antes de retornar ao Brasil, Lula ainda passará por Seul, na Coreia do Sul. Dispõe de tempo para cair em si.

A bordo do Aerolula, pode ser que reflita. Ao encostar a sola do sapato nessa terra de palmeiras, sabiás e confusões talvez seja devolvido à realidade.

É possível que conclua: a garotada não enfia a cara nos livros por um ano para fazer duas, três provas do Enem. Uma só, sem erros, já basta.

Se o clareamento das idéias for completo, Sua Excelência pode até usar a tinta que lhe resta na caneta para assinar uma, duas ou três exonerações.

Não é necessário investigar muito para verificar que o MEC foi relapso. E o Inep, para dizer o mínimo, inepto.

Mineração - Consulta Pública Plano Nacional de Mineração 2030

O Ministério de Minas e Energia (MME) abre consulta pública para o Plano Nacional de Mineração (PNM-2030), cuja portaria n° 917 foi publicada, nesta quarta-feira (10), no Diário Oficial da União (DOU).

O documento, elaborado pela Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SGM), é o primeiro plano para um período de 20 anos realizado no País. Após um amplo processo que contou com a contribuição de estudos sobre o setor mineral brasileiro e a realização de várias oficinas e seminários com mais de 400 participantes, consolidou-se um documento base que ficará disponível para consulta pelos próximos 30 dias. Essa fase visa assegurar que todos os interessados no tema tenham a oportunidade de participar.

O documento base do PNM – 2030 pode ser acessado no endereço eletrônico do MME Aqui, na pagina da SGM, no ícone “Plano Nacional de Mineração 2030”. As contribuições deverão ser feitas em formulário específico (acesse aqui o formulário) , a fim de facilitar a consolidação do texto final, e serão recebidas durante o período de 10 de novembro a 9 de dezembro de 2010.

O formulário de contribuições poderá ser enviado para o e-mail pnm-2030@mme.gov.br ou para a Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, no Ministério de Minas e Energia (Esplanada dos Ministérios, Bloco U, Sala 405, Brasília – DF, CEP 70.065-900).

Destaque aparte merece a participação da Professora Maria amélia Rodrigues da Silva na equipe de redação e de consolidação do Plano. ela é Assessora da Secretaria de Geologia. 


Para mais informações acesse o link: Aqui