domingo, 18 de setembro de 2011

Novo relatório regional da ONU sobre eficiência de recursos traz estudos de caso do Brasil e de outros países da América Latina





O que:
Coletiva de imprensa de lançamento do relatório Eficiência na utilização de Recursos na América Latina: Perspectivas e Implicações Econômicas

Quem:
Elisa Tonda — Oficial de Projetos do PNUMA
Maria Amélia Enriquez — Especialista do Painel Internacional de Recursos do PNUMA
Volney Zanardy — Diretor do Departamento de Gestão Estratégica do Ministério do Meio Ambiente

Quando:
Sala Sérgio Vieira de Mello do PNUD
EQSW 103/104, Lote 01, Bloco D. Setor Sudoeste – Brasília, Brazil

Onde:
Terça-feira, 20 de Setembro, às 11h30m

Registro de jornalistas:
____________________

Recursos naturais, de matérias-primas a terra, água, ar e ecossistemas, são fundamentais para o funcionamento da economia e para a nossa qualidade de vida. Porém, a pressão sobre esses recursos continua a crescer. Políticas e medidas para a eficiência no uso de recursos, que garantam também a redução desse uso, são necessárias para sustentar o desenvolvimento econômico sustentável no planeta e, particularmente, nas regiões da América Latina e da Ásia-Pacifico.

O relatório da América Latina foca em três temas: 1) uso da água, 2) mudanças no uso da terra e 3) energia e mudanças climáticas. Tais questões são examinadas por meio de diversos estudos de caso sobre políticas e iniciativas relevantes no Brasil, Argentina, Chile, México, Paraguai e Uruguai.

O estudo apresenta quatro possíveis cenários para o período 2010-2030, no que diz respeito a mudanças nas principais variáveis que afetam a sustentabilidade e a eficiência de recursos.

Tanto a América Latina como a Ásia-Pacífico se tornaram regiões muito dinâmicas. Essas duas regiões exercem uma grande influência na sustentabilidade global, o que representa uma importante oportunidade para acelerar a transição para uma economia verde para todos.

Os relatórios sobre eficiência na utilização de recursos na América Latina e na região Ásia-Pacífico serão lançados simultaneamente em Brasília, no Panamá, México, Pequim, Nova Déli e Davos.

Brasil

Um dos maiores desafios ambientais enfrentados pela região latino-americana é reduzir o consumo da água. Dentre os casos analisados no estudo, está o da Bacia do rio Paraíba do Sul, onde as águas estão sofrendo grande pressão por consequência de 8.500 plantas industriais e do rápido crescimento da população da área. O relatório mostra que a implementação de impostos tem ajudado a mostrar o valor econômico dos recursos hídricos e a importância de seu uso sustentável.

-----------
Para participar da coletiva de imprensa, favor enviar e-mail com informações de contato para comunicacao@pnuma.org

Para maiores informações:
Amanda Talamonte
Assessoria de Comunicação
Escritório do PNUMA no Brasil
+55 61 3038-9237

Nenhum comentário: