terça-feira, 22 de novembro de 2011

Segundo Parsifal o Ex-Reitor da UFPA, Secretário da SEDECT, depõe contra ele mesmo e contra o Governo que ele representa.



No Blog do Parsifal 5.2 o Deputado faz uma referência um pouco sarcástica ao Secretário Fiuza, ao mencionar que o ex-reitor da UFPA se refiriu ao Economista Adam Smith e ao filósofo J.J Rousseau para justificar a alternativa de não divisão do Estado. Parsifal, claro, é favorável à divisão, mas usa argumentos consistentes no debate com o Secretário Alex. 

Entretanto, tem um detalhe que ambos (Parsifal e Fiuza) esqueceram, foi de citar a Ricardo, que foi quem melhor analisa o papel que desempenha a terra na composição do capital e do lucro. 

Com certeza essdebate não ficará por aí e o Alex deberá dar o troco. Voces não perdem por esperar, eu também aguardo.


O ex-reitor da UFPA e atual secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Pará, Alex Fiúza de Mello, deu o ar da sua pena na topografia plebiscitária: ele é contra a divisão e inaugura a sua tese voltando ao século XVIII, para lá encontrar Adam Smith e Rousseau. 

Eles disseram a Fiúza que também são contra a divisão, pois, nas citadas obras de ambos ("A Riqueza das Nações" e "A Origem das Desigualdades entre os Homens", respectivamente), não existe qualquer ocorrência que possa concatenar extensão territorial com desenvolvimento. 

A mediunidade não é um privilégio exclusivo do secretário. Eu estive nessa sessão espírita, e asseguro que não passa de esforço vestibular dar fundamentos territoriais às obras citadas, porque em nenhuma delas há a mais tênue correlação do elemento geográfico com as demais vertentes defendidas, até porque no Velho Mundo de antanho, território era preocupação de reis e não de filósofos. 

Voltando ao presente, argumenta Fiúza de Mello que tanto países de grandes territórios quanto de pequenas dimensões são "gigantes da economia", como EUA, China e Canadá; e Japão, Suíça e Coreia, respectivamente.
Os exemplos não servem à fundamentação desejada. EUA, China e Canadá têm territórios próximos ao do Brasil, mas, o primeiro tem 50 estados e a China 34 subdivisões e três cidades estados. O Brasil apenas 27 e mais o Distrito Federal. 

O Canadá é um caso à parte: por ser um dos países com maior vazio demográfico do mundo, possui 10 estados e três territórios. A grosso modo, somente este último acudiria à tese, mas, um estudo menos epidérmico da federação canadense descortinaria que o país, que já foi uma confederação, guardou tal autonomia geopolítica que seria crasso equívoco emprestar-lhe a concepção geográfica, para comparações com o Brasil. 

Quanto ao exemplo dos "pequenos que são grandes", Fiúza de Mello não atentou para o tropeço cometido: o Japão, com território quase equivalente a ¼ do Pará, é dividido em 47 estados, com executivo, legislativo e judiciário autônomos. Convenhamos, isto é um exagero, mas é assim. 

Quando vamos à Suíça constatamos que o secretário Fiúza só leu Smith e Rousseau para escrever o seu artigo. Cabem 30 "suíças" dentro do Pará, e a Suíça é dividida em 26 estados autônomos que, segundo a Constituição da Federação Helvética (o que nós chamamos de Suíça), são independentes e soberanos.
Quanto a Coreia, é preciso informar ao Doutor Mello que não existe a "Coreia". Na verdade há a Coreia do Norte e a Coreia do Sul. Aquela, uma ditadura militar com uma área 10 vezes menor que o Pará; mesmo assim é dividia em 13 estados; esta, uma democracia com área 11 vezes menor que o Pará, é dividida em 9 estados, seis cidades metropolitanas e um distrito federal, ou seja, 16 subdivisões. 

Portanto, os exemplos usados pelo secretário, mais servem aos defensores da divisão, pois, ele mesmo afirma, e aí ele acerta, que são países com desenvolvimento admirável (exceto a Coreia do Norte, que é uma ditadura), quem sabe, porque são inteligentemente subdivididos. 

Quando Fiúza de Mello se muda para o Brasil e tece a mesma lógica (há estados grandes e desenvolvidos e há estados pequenos subdesenvolvidos) mais um equívoco de avaliação é cometido, ao colocar São Paulo na conta dos grandes: São Paulo está entre os menores estados do Brasil e é o mais desenvolvido. Aliás, entre os 10 estados mais desenvolvidos do Brasil , o único com dimensão territorial considerável é Minas Gerais, mesmo assim a sua área é menos da metade da do Pará e lá, também, há "políticos mal intencionados, que não leram Smith ou Rousseau", que querem dividi-lo em três. 

Quanto aos pequenos subdesenvolvidos, os exemplos citados, à exceção de Alagoas, são equivocados: o Pará está abaixo de todos os estados do Nordeste no item desenvolvimento (é o penúltimo do Brasil), o que demonstra que também são impertinentes os exemplos embarcados no artigo do ex-reitor. 

Aí vem um parágrafo que o Doutor Fiúza de Mello se deveria ter poupado: assevera que o atraso do Pará se dá devido "a baixa qualidade da educação". Concordo que é um dos elementos da equação, mas, como ex-reitor da UFPA, deve saber ele o quanto é complicado prover educação no Pará, e, quero crer, ele não fez melhor na expansão do ensino superior no Estado (e como eu ouço reclamações da ausência da UFPA no interior), pela completa falta de estrutura para provê-lo em um território tão continental. 

Adiante, o secretário passeia pelas mesmas argumentações já dedilhadas pelos unionistas, não deixando de repetir os bordões de efeitos midiáticos, como "dividir o Pará é dividir a miséria" e demais pérolas inconsequentes, como se fossemos uma horda de miseráveis querendo curtir, por masoquismo, sozinhos, as nossas misérias.
A certa altura, o Doutor Alex faz as vezes de cartomante, ao prever o futuro: "o Estado tende a se tornar, nos próximos anos, um dos principais polos dos investimentos nacionais e internacionais" e preconiza que o nosso PIB vai crescer "acima da média brasileira" (eu ouço isso desde o século passado). A discussão, aí, vira uma gincana de ponta-cabeça, pois, os divisionistas, prometem a mesma coisa se dividir: deu empate. 

Ao final do artigo o secretário faz o rabo torcer a porca, ao desembarcar com a pisada tese diversionista de que a culpa é dos políticos (está vendo, meu caro governador, sobrou para V. Excelência: o secretário esqueceu de observar que a culpa é dos políticos que querem a divisão, que são os mal - ou maus - intencionados e etc...). Alega que se os paraenses forem capazes de eleger melhores políticos terão melhores políticas. Portanto, nós paraenses, de todos os quadrantes, na próxima eleição nos deveremos aconselhar com o Doutor Alex sobre em quem deveremos votar: ele será o nosso caudilho acadêmico-eleitoral. 

Meu caro Alex, por favor, menos. Você já esteve, e agora está, em um cargo político e, com certeza, vivencia as dificuldades de não se ver capaz de realizar aquilo que a sua inteligência poderia providenciar, e não é que você não seja um bom quadro: é somente a sua ideia que não corresponde ao fato que você edifica (o início da sentença é com o Cazuza). 

Meu caro governador, desculpe-me mais uma vez lhe incomodar, mas, seria de bom proveito, devido às circunstâncias, que V. Excelência pedisse aos seus auxiliares que deixem só o Orly no embate: o danado, sozinho, sem o Smith e sem o Rousseau, somente com uma cuia de tacacá e uma partícula diminutiva, está dando conta do recado. 

Meu caro Orly, tu ficas me devendo esta.

Melhor que a Globo



Entrevistado do “Roda Viva”, da TV Cultura, o apresentador José Luiz Datena deu um show na noite de segunda-feira. Foi a melhor audiência do programa desde que, há cinco semanas, reformulado, voltou a exibir o formato original e passou a ser apresentado pelo jornalista Mario Sergio Conti.

A diversão teve início ainda nos bastidores, uma hora antes da entrevista, quando Datena começou a falar e não parou mais. O apresentador do “Brasil Urgente”, na Band, é um frasista sensacional, ainda que, com freqüência, não responda diretamente às perguntas formuladas.

Participei da bancada de entrevistadores ao lado de Alberto Dines, Fernanda Mena, Esther Hamburger e Adriana Negreiros. Fui com a ideia de resumir a participação de Datena em dez frases. Missão impossível. Reunindo as pérolas que disse antes e durante o programa, acabei selecionando mais de vinte. Veja:

“Tomo 18 remédios por dia. Depois os caras querem que eu seja normal”
“As matérias legais ninguém lembra. Só lembram das polêmicas. Hoje sou o Capitão Caverna”.
“Vou ter um piripaque no ar. Hoje passei mal durante o meu programa”.
“É o que eu falo. Às vezes, o ‘Jornal Nacional’ tem mais notícia policial que o meu jornal”.
“Não criei um tipo. Sou deste jeito 24 horas por dia”.
“Acho o meu programa horroroso”.
“É melhor elogiar o PM do que elogiar o mal. Pode ser que eu cometa algum exagero”.
“Posso te confessar por que repete muita matéria no programa? Porque às vezes não tem matéria para colocar no ar”.
“Tem alguma pergunta mais leve? Tô me sentindo num pelotão de fuzilamento”.
“Liga pro Johnny (Saad, dono da Band) e manda ele me dar um programa legal. O Johnny me levou no médico. Como é que vou pisar na bola com ele outra vez?”
“A Band vai ser a melhor TV do mundo depois que eu morrer”
“O que a Band fez com o Rafinha Bastos? Uma sacanagem”
“Tem mais chinês andando de bicicleta do que papagaio na Amazônia”
“O (Jorge) Kajuru é muito mais louco que eu no ar. Fora do ar, eu sou mais louco que o Kajuru”
“É verdade que eu joguei uma geladeira num cara. Passou perto”.
“Quando eu era moleque, eu era bonitinho. Queria ser como Alain Dellon”
“Eu acho a Dilma bonita, pô!!! Não tem gente que me acha bonito? Ela faz o meu tipo”
“Não sou um doce, mas sou um cara justo. Brigo com o porteiro, mas também com o dono da televisão”.
“Acho que o único lugar onde me sinto bem é no ar”
“O fato de eu tomar medicamento para disfunção erétil é porque não funciona mesmo”
“Daqui a pouco vou ter que tomar uma injeção de insulina no ar”
“Obrigado pela generosidade de todos vocês. Achei que ia ser decapitado aqui. Não fui”
Na foto, tirada com o celular, momentos antes de o programa começar, Datena no centro do Roda Viva, Dines (a esq.) e Conti (dir.)

 UOL.COM.

Finalmente!


Aprovada lei contra som alto nos carros


A Câmara Municipal de Belém aprovou, nesta segunda-feira (21), a proibição do funcionamento dos equipamentos de som em veículos com volume exagerado nas vias, praças, praias e demais logradouros públicos de Belém.  A nova legislação combate o abuso de motoristas que usam seus carros como “verdadeiras aparelhagens sonoras “, diz o autor da lei, o vereador Fernando Dourado (PSD). Agora usar o som do carro para incomodar os vizinhos e demais pessoas do entorno pode gerar multa de até R$ 4 mil.

A proposta foi apresentada no dia 2 de março de 2011 e estava sendo debatida há três sessões na Câmara Municipal. O projeto foi aprovado na íntegra, tendo apenas dois votos contrários e uma abstenção, numa votação onde estavam 22 vereadores.

Fernando Dourado destacou que já existem legislações semelhantes, como a Lei do Silêncio e a que regula o funcionamento das propagandas através de carros-som, mas havia ainda um vácuo quanto à regulamentação do uso de aparelhos sonoros em veículos automotivos. “Que fique claro que ninguém está proibindo que um carro particular tenha o seu som. Se for para ambiente interno ele pode continuar mantendo o seu som, porque é um direito dele como cidadão”, destaca o autor da lei.

O texto da lei menciona os espaços públicos, mas também proíbe o volume exagerado dos aparelhos de som de veículos que estejam em espaços privados de livre acesso ao público, como os postos de combustíveis e estacionamentos. O descumprimento da legislação vai acarretar a apreensão imediata do equipamento ou do veículo inteiro, em caso que não for possível retirar apenas a aparelhagem sonora.

A nova lei de combate ao abuso dos carros “tunados” inclui a proibição também de qualquer equipamento de som automotivo rebocado, instalado ou acoplado nos porta malas ou sobre a carroceria dos veículos. O infrator fica sujeito a pagar multa de R$ 2 mil reais, sendo que o valor será em dobro no caso de reincidência. A pena de multa será aplicada mediante procedimento administrativo a ser estabelecido em regulamento, observado o contraditório e a ampla defesa.

A lei especifica ainda que está permitido o equipamento nos carros para emissão de som ambiente, ou seja, sem exageros e incômodos para o entorno. Para não ferir o direito de liberdade de expressão, a lei deixa de fora carros a serviço de eventos do calendário oficial da cidade, manifestações religiosas, sindicais ou políticas; e veículos usados na publicidade sonora. O projeto aprovado permite ainda que o município, através do órgão competente e respeitando legislação pertinente, autorize e licencie espaços para a realização de campeonatos de som automotivo e eventos semelhantes. Portanto, competidores dos chamados “tunnings” poderão continuar suas atividades, porém, em local adequado, regulado e fiscalizado pela prefeitura.

Após a publicação no Diário Oficial, o Executivo Municipal seis meses para regulamentar a nova lei que entra em vigor a partir da sanção do prefeito Duciomar Costa. (DOL)


Debate reuniu simpatizantes do ‘sim’


As frentes pela criação dos Estados do Tapajós e Carajás reuniram centenas de simpatizantes do ‘Sim’ num salão da Tuna Luso Brasileira, na manhã do último sábado. Foi o primeiro ato público e uma espécie de lançamento oficial da campanha pela divisão do Estado em Belém.
“Essa reunião era impensável antes”, comemorou o presidente da Frente pró-Carajás, deputado João Salame, afirmando que isso representa um avanço da campanha do ‘Sim’ na Região Metropolitana de Belém. Segundo ele, o último censo divulgado pelo IBGE mostrou que “o Pará é campeão de tudo o que é ruim”. A divisão significa, na avaliação do deputado, governo mais próximo da população e mais dinheiro. “Todos os estados que se dividiram têm IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) melhor do que o do Pará”.

O deputado Zequinha Marinho, do PSC, que participa da coordenação geral da campanha do ‘Sim’, questionou o fato de se explorar minérios no Pará há 25 anos, mas sem melhoria nos índices sociais. “Por que está piorando e não melhorando?” Segundo ele, seria melhor que se mantivessem inexploradas as reservas até que o país tivesse um projeto de verticalização da produção e melhor distribuição da riqueza, hoje concentrada em Belém.

O deputado federal Giovanni Queiroz afirma que os dados oficiais “desmentem” as afirmações do pessoal do ‘Não’. Segundo Queiroz, só o FPE (Fundo de Participação dos Estados) já garantiria uma arrecadação melhor para os novos Estados semelhante às do Tocantins e Amapá. Pelas contas das frentes, seriam R$ 1,5 bilhão para cada um dos novos Estados e R$ 1,6 bilhão para o Pará remanescente. Isso, na opinião dele, “garante um serviço público de qualidade, sem considerar os repasses do Fundeb (Educação), SUS (Saúde) e o IPVA”.

Líderes políticos de diversas regiões do Estado também participaram do evento que empolgou a direção das frentes.  (Diário do Pará)

Panfletagem nas feiras contra divisão


Animados por um trio elétrico, militantes da campanha da Frente Contra a Criação do Estado de Carajás percorreram várias ruas da cidade, na manhã de sábado, distribuindo um informativo e adesivos e conclamando a população a aderir ao movimento que pretende manter a integridade territorial do Estado.

Sem a presença do presidente da Frente, deputado federal Zenaldo Coutinho, que fazia campanha em Oeiras do Pará, a caravana contra a criação de Carajás começou no Ver-o-Peso, às 9h, e percorreu as ruas 16 de Novembro, Cesário Alvim e Bernardo Sayão, indo até o final da Mundurucus.

No corpo a corpo com a população, os militantes faziam de tudo para conquistar os votos dos eleitores. Muita gente manifestou solidariedade ao movimento que reuniu líderes comunitários e simpatizantes de vários bairros.

Diana Souza Santos, presidente do Clube de Mães do Guamá, que participava da organização do evento vestida com a camisa vermelha da frente, numa alusão à bandeira do Estado, disse que é contra a divisão “porque querem tirar nossas riquezas e deixar só um pedaço do Pará para nós”.

O corpo a corpo na capital paraense continuou no domingo, com nova caravana contra a criação de Carajás, com a distribuição de material de campanha pela cidade.
Nesta segunda, estão previstos corpo a corpo nas feiras de Belém com distribuição de adesivos e outros materiais de campanha de manhã e à tarde. Às 19h, haverá palestra contra a divisão do Estado no Colégio Francisco Nunes, na Marambaia.  (Diário do Pará)



segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Máxima indignação em Harvard: Os alunos da cátedra de Introdução à Economia exigem novas perspectivas acadêmicas.



Um fato estranho, digno de ser incluído na saga de "acredite ou não" Ripley, em 2011/02/11, um grupo de estudantes de economia tomou a decisão de se aposentar na Introdução à Economia bloco cadeira Harvard University, em protesto contra o conteúdo e abordagem a partir do qual a disciplina é leccionada.

O que é surpreendente neste fato?. Em primeiro lugar, o protesto veio como o destinatário directo conhecido economista Gregory Mankiw, ex-assessor do presidente George W. Bush e autor de um dos mais livros didáticos utilizados nas escolas macroeconomia da economia dentro e fora dos Estados Unidos.

 
Segundo, porque de acordo com a carta entregue pelos / as estudantes antes de se retirar da cadeira, a razão para o protesto estava indignado com o que consideram a vacuidade intelectual e corrupção moral e econômica de grande parte da academia cúmplices por ação ou omissão na atual crise econômica.

 
E em terceiro lugar, esta é uma incomum, porque os membros do movimento estudantil por trás deste ato de indignação contra um acadêmico pensam ento neoclássico pertencem à elite econômica, vida social e política dos Estados Unidos, que é formada Harvard University para liderar a corporações globais e / ou para aconselhar os governos sobre as políticas económicas e financeiras.Em vários pontos da carta para Professor Mankiw diz: "Hoje, estamos abandonando a sua classe, a fim de expressar a nossa insatisfação com o preconceito inerente a este curso. Estamos profundamente preocupados sobre como esse viés afeta os estudantes, a universidade ea sociedade em geral (...) Um estudo acadêmico legítimo da economia deve incluir uma discussão crítica das vantagens e deficiências de diferentes modelos econômicos.
 
Como sua classe não inclui fontes primárias e raramente tem artigos de periódicos acadêmicos, temos muito pouco acesso a abordagens alternativas econômicas. Não há justificativa para apresentar as teorias econômicas de Adam Smith como mais fundamental ou básico, por e-xample, a teoria keynesiana .. (...) .. Harvard diplomados desempenhar um papel importante nas instituições financeiras e formulação das políticas públicas em todo o mundo. Se ele falhar Harvard University na hora de equipar seus alunos com uma compreensão ampla e crítica da economia, suas ações provavelmente vai minar o sistema financeiro global. Os últimos cinco anos de crise econômica ter sido prova suficiente disso. "
A carta conclui: "Não estão retirando da classe neste dia, tanto para protestar contra a falta de discussão da teoria econômica básica como dar nosso apoio a um movimento que está mudando o discurso americano sobre injustiça econômica (Ocupar wall street ). Professor Mankiw, pedimos que você tome as nossas preocupações e da nossa retirada da classe a sério. "De acordo com relatórios a cobertura da mídia limitada dada a este protesto, o movimento dos estudantes de Harvard para uma economia de crítica, se expandiu e incorporou outras demandas para fazer Harvard uma "universidade socialmente responsável." Uma delas consiste na negociação de contratos de trabalho de serviço mais digno para o pessoal da universidade sofre políticas de trabalho flexíveis que tenham causado danos tanto para a classe trabalhadora americana. Movimentos similares começaram a surgir na Universidade Duke (Carolina do Norte) e da Universidade de Berkeley (California)

 
O movimento começou em Harvard para uma mudança na abordagem dominante para a economia ensino não é nova. Pelo contrário, é um movimento que contribui para a iniciativa por uma mudança no ensino desta disciplina, que começou em Maio de 2000 a estudantes de universidades francesas e meses mais tarde recebeu o apoio de estudantes de Cambridge, Inglaterra.

 
Naquela época, o movimento estudantil francês também emitiu uma carta declarando insatisfação geral com o ensino recebido, que os impediu de alcançar um profundo entendimento dos fenômenos econômicos a que as pessoas enfrentam no mundo real. Um trecho desta carta afirmou que "a maioria de nós escolheu a formação econômica, a fim de obter uma compreensão profunda dos fenômenos econômicos a que o cidadão de hoje é confrontado. Mas a educação é exposto como está, na maioria dos casos a teoria neoclássica ou abordagens derivadas - normalmente não responde a essa expectativa ". A carta terminava com uma exortação aos professores de francês semelhante à mensagem enviada para Professor Mankiw: Acorde antes que seja tarde demais!.
Quase 200 anos atrás, John Stuart Mill para assumir como chanceler da Universidade de Saint Andrew, lembrou o corpo docente da universidade, o papel das universidades não é fazer os alunos aprendem a repetir o que eles são ensinados a ser verdade mas sua função é formar pessoas capazes de pensar por si mesmos. De acordo com esse grande economista e filósofo, as universidades devem ensinar as pessoas a "colocar as coisas em dúvida, não aceitam as doutrinas, seus próprios ou de terceiros, sem o exame minucioso de crítica negativa, ainda vão falácias sem serem detectados, incoerências ou confusão , acima de tudo, insistem em significado claro de uma palavra antes de o utilizar eo significado de uma proposição antes de afirmar ... .... O objetivo da universidade é ensinar os conhecimentos necessários para os estudantes de ganhar a vida de uma forma particular. Seu objetivo não é a médicos trem ou engenheiros ou advogados (ou economistas) de trabalho, mas os seres humanos capazes e sensata ....... Os alunos são seres humanos antes de serem advogados, médicos, comerciantes, ou industriais e sim como somos seres humanos capazes e sensíveis, são eles próprios médicos e advogados (e economistas) capaz e sensível. "
É óbvio que a atual incapacidade das universidades para formar economistas críticos e respostas sensatas não apenas posições pessoais e ideológicos dos professores e / ou autoridades universitárias, mas responde a fatores relacionados ao papel que as universidades desempenham na reprodução de relações de poder dentro do sistema capitalista em sua fase neoliberal. Provavelmente um dos principais fatores por trás da crise no ensino de economia crítica e integral é a perda da identidade e da independência das universidades porque eles foram capturados por interesses corporativos e / ou demanda de mercado. Eles pressionaram diretamente (ou indiretamente) para se tornarem empresas de educação com a missão de treinar os dois tipos básicos de economistas de que o mercado exige no atual estágio do capitalismo: os economistas altamente qualificados / as em geral / econômica e não qualificados como especialistas para apoiar ou para trabalhar em funções de gestão. Este por sua vez, levou a uma espécie de fragmentação do conhecimento e da falta de pensamento crítico. É o resultado final? Economistas treinados para adaptar e / ou colaborar com o status quo que mantém a maior parte da humanidade na exclusão e pobreza.
A mensagem enviada em Harvard e estudantes de economia não deve passar despercebida pelas escolas da economia mundial, sobretudo nas escolas de economia nos países do sul. É hora de corrigir o curso (se perdeu em algum ponto). É hora de separar a verdadeira função do papel da universidade a formação técnica e, acima de tudo, é hora de voltar para a economia do ensino crítico, rigoroso e abrangente muita falta nos tempos atuais de crise sistêmica, que tem fez com que o sistema capitalista.

 
Se não agirmos agora, com fatos e discursos não apenas, as escolas de economia (e aqueles que trabalham nelas) estão em risco de execução - mais cedo ou mais tarde, com o destino do Mankiw Professor infeliz.

StarViewerTeam International 2011
Ha publicado este artículo con el permiso de la autora mediante una licencia de Creative Commons, respetando su libertad para publicarlo en otras fuentes.
Autora:
Julia Evelyn Martínez

domingo, 20 de novembro de 2011

PAINEL INTERNACIONAL DE RECURSOS da UNEP. Santo de Casa não faz milagre.






A professora da Faculdade de Economia da UFPA, Maria Amélia Rodrigues da Silva é a única representante Brasileira no Painel Internacional de Recursos da UNEP, é Paraense.








The International Resource Panel Confirmed Resource Panel members


1. Ernst U. von Weizsäcker

(co-chair)

International Resource Panel Co-Chair; Former Chairman of the Bundestag Environment Committee


2. Ashok Khosla

(co-chair)

International Resource Panel Co-Chair; President, IUCN; Founder, Development Alternatives, India


3. Jacqueline Aloisi de Larderel

Former Assistant Executive Director (2001-2003), United Nations Environment Programme (UNEP) and Director (1987-2003), UNEP Division of Technology, Industry and Economics


4. Stefan Bringezu

Director, Material Flows & Resource Management, Wuppertal Institute, Germany


Patrice Christman

Bureau de Recherches Géologiques et Minières (BRGM), France


5. Partha Dasgupta

Professor, Cambridge University, UK


6. Eric Eboh

Executive Director, African Institute for Applied Economics, Nigeria


7. Marina Fischer-Kowalski

Director, Institute of Social Ecology, Faculty for Interdisciplinary Studies, University of Klagenfurt, Austria


8. Thomas Graedel

Professor, Industrial Ecology, Yale University, USA


9. Yvan Hardy

Chief Scientist (2003-2007), Natural Resources Canada


10. Maarten Hajer

Director, Netherlands Environmental Assessment Agency,

Professor of Public Policy, University of Amsterdam


11. Edgar Hertwich

Professor, Energy and Environmental Systems Analysis, Norwegian University of Science and Technology


12. Lea Kauppi

Director General, Finnish Environment Institute, Finland


13. Jacqueline McGlade

Executive Director, European Environment Agency (EEA)


14. Jeffrey McNeely

Senior Science Advisor, The World Conservation Union (IUCN)


15. Yuichi Moriguchi

Professor, Department of Urban Engineering, Graduate School of Engineering, University of Tokyo, Japan


16. Khawar Mumtaz

Director, Shirkat Ghah, Women Resource Centre, Pakistan


Mohan Munasinghe

Director General, Sustainable Consumption Institute, University of Manchester, UK


17. Richard Norgaard

Deputy Director-General, Policy Research Center for Environment and Economy, Ministry for Environmental Protection, China ;" class="table">Professor, University of California, Berkeley, USA


18. Walter Pengue

Professor, Periurban Studies Institute (ICO), Universidad Nacional de General Sarmiento, Argentina


19. Maria Rodrigues

Professor, Faculty of Economics, University Federal do Pará (UFPA), Brazil


20. Patricia Romero Lankao

Deputy Director, Institute for the Study of Society and Environment, National Centerfor Atmospheric Research (USA), Mexico


21. Anna Bella Siriban-Manalang

Director, Centre for Lean Systems, De La Salle University, The Philippines


23. 22. Sangwon Suh

Assistant Professor, Bren School of Environmental Science & Management, University of California, Santa Barbara, USA


24. Mark Swilling

Professor, Sustainability Institute, School of Public Leadership, Stellenbosch University, South Africa


25. Kevin Urama

Director, African Technology Policy Studies Network, Kenya


26. Ester van der Voet

Associate professor, Head of Industrial Ecology, Institute of Environmental Sciences (CML), Leiden University, the Netherlands


27. Ren Yong

Deputy Director-General, Policy Research Center for Environment and Economy, Ministry for Environmental Protection, China



Steering Committee


The Steering Committee, consisting of representatives from governments, the EC, UNEP and other organisations, advises on annual work programmes and budgets.


Members of the Steering Committee as of January 2009 are as follows:


Sylvie Lemmet: Director, UNEP Division of Technology, Industry and Economics (co-chair)

Soledad Blanco: Director, Industry, DG Environment, European Commission (co-chair)










National Governments


Canada: Natural Resources Canada


Chile: Comisión Nacional del Medio Ambiente


China: The Ministry of Environmental Protection


Denmark: The Ministry of the Environment


Egypt: Ministry of State for Environmental Affairs


Finland: Ministry of the Environment


France: Ministry of Ecology, Energy, Sustainable Development and Regional planning


Germany: Federal Ministry for the Environment


Hungary: Ministry of Environment and Water


India: Ministry of Environment and Forests


Indonesia: Ministry of Environment


Italy: Ministry for the Environment, Land and Sea


Japan: Ministry of the Environment


Kazakhstan: Ministry of Environmental Protection


Mexico: Ministry of the Environment and Natural Resources


Netherlands: Ministry of Infrastructure and the Environment


Norway: Ministry of the Environment


South Africa: Department of Environmental Affairs


Switzerland: Federal Office for the Environment


Russian Federation: Ministry of Natural Resources and Environment


Tanzania: Ministry of Water


USA: State Department





Intergovernmental Organizations


European Commission: Environment Directorate-General


Organisation for Economic Co-operation and Development (OECD)





Civil Society Organizations


International Council for Science (ICSU)


The World Conservation Union (IUCN)


World Business Council for Sustainable Development (WBCSD)








Secretariat





The Panel will be supported by a Secretariat, hosted by the Sustainable Consumption and Production Branch of UNEP's Division of Technology, Industry and Economics, based in Paris, France.


Click here to access the secure pages for the Secretariat and Members.

sábado, 19 de novembro de 2011

Pensamento do dia. Charles Chaplin.



"Quando me amei de verdade, compreendi que em qualquer circunstância, eu estava no lugar certo, na hora certa, no momento exato.
E então, pude relaxar.
Hoje sei que isso tem nome... Auto-estima.
Quando me amei de verdade, pude perceber que minha angústia, meu sofrimento emocional, não passa de um sinal de que estou indo contra minhas verdades.
Hoje sei que isso é...Autenticidade.
Quando me amei de verdade, parei de desejar que a minha vida fosse diferente e comecei a ver que tudo o que acontece contribui para o meu crescimento.
Hoje chamo isso de... Amadurecimento.
Quando me amei de verdade, comecei a perceber como é ofensivo tentar forçar alguma situação ou alguém apenas para realizar aquilo que desejo, mesmo sabendo que não é o momento ou a pessoa não está preparada, inclusive eu mesmo.
Hoje sei que o nome disso é... Respeito.
Quando me amei de verdade comecei a me livrar de tudo que não fosse saudável... Pessoas, tarefas, tudo e qualquer coisa que me pusesse para baixo. De início minha razão chamou essa atitude de egoísmo.
Hoje sei que se chama... Amor-próprio.
Quando me amei de verdade, deixei de temer o meu tempo livre e desisti de fazer grandes planos, abandonei os projetos megalômanos de futuro.
Hoje faço o que acho certo, o que gosto, quando quero e no meu próprio ritmo.
Hoje sei que isso é... Simplicidade.
Quando me amei de verdade, desisti de querer sempre ter razão e, com isso, errei muitas menos vezes.
Hoje descobri a... Humildade.
Quando me amei de verdade, desisti de ficar revivendo o passado e de preocupar com o futuro. Agora, me mantenho no presente, que é onde a vida acontece.
Hoje vivo um dia de cada vez. Isso é... Plenitude.
Quando me amei de verdade, percebi que minha mente pode me atormentar e me decepcionar. Mas quando a coloco a serviço do meu coração, ela se torna uma grande e valiosa aliada.
Tudo isso é... Saber viver!!!"



‘Caro amigo’...
Lula recebeu uma emocionada cartinha de Sarkozy.
Escreveu o presidente francês de próprio punho: “Caro Lula, ao saber de sua doença, pensei que seu destino é lutar sempre. Lutar pela democracia, pela justiça, por seu povo, pelos pobres, pela África, pela grandeza do Brasil. Lutar contra as adversidades que tanto surgiram em seu caminho. Agora, é preciso pensar um pouco em você e lutar por você mesmo. Um abraço do amigo Nicolas Sarkozy.”



Ex-governadora e sua secretária de Educação vão responder ação na justiça


A ex-govenrandora do Estado, Ana Júlia Carepa (PT) e a ex-secretária de Educação, Iracy Gallo Ritizmann, atual chefe de Gabinete do Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Alex Fiuza, Deverão responder à justiça pelo caso dos kits escolares distribuídos no governo Ana Júlia Carepa (PT), entre 2008 e 2009.

O assunto voltou à tona nesta sexta-feira (18). O juiz da 1ª Vara de Fazenda de Belém, Elder Lisboa, aceitou a Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público contra a ex-governadora Ana Júlia e a ex-secretária de Educação, Iracy Gallo Ritizmann, por prática de improbidade administrativa.

Além da distribuição dos kits pela Seduc aos estudantes das escolas públicas estaduais, a ação também inclui a divulgação de foto da governadora e de logomarca do governo em publicação denominada Educação em Revista, contendo as ações na área de educação promovidas pela administração petista. A denúncia do MP, assinada pelo promotor de Direitos Constitucionais, Firmino Matos, foi protocolada em 2009, considerando que a distribuição dos kits aos estudantes das escolas estaduais e da revista era irregular, por ferir o princípio da impessoalidade, por conter símbolos e imagens que caracterizam promoção pessoal.

Ontem, o magistrado concedeu despacho acatando a denúncia. Elder Lisboa definiu que há “farto conjunto probatório” anexado pelo MP à denúncia e mandou citar as duas ex-gestoras para que apresentem suas defesas. O juiz também determinou a citação do governo estadual para que, se achar conveniente, a atual administração ingresse à ação para dar justificativa.
Os kits escolares contendo uma mochila, uma agenda e duas camisas do uniforme das escolas estaduais foi distribuído a partir do segundo ano do governo Ana Júlia. O caso ganhou proporções escandalosas quando se descobriu que houve dispensa de licitação pela Seduc, sob a alegação de que os kits foram adquiridos com recursos de publicidade, portanto, já haviam sido licitados pelas agências que produziam a propaganda oficial do governo.

NOTA
Além do MP, o Ministério Público Federal (MPF) também denunciou a secretaria de Educação Iracy Gallo e seus diretores. O escândalo causou a queda de Iracy da Seduc e a indisponibilidade de seus bens e de seus técnicos pela Justiça Federal.

No entanto, através de nota, a ex-governadora divulgou cópia de parecer do então procurador-geral de Justiça, Geraldo Rocha, em que o então chefe do Ministério Público Estadual, em 16 dezembro de 2010, exclui a responsabilidade da então chefe do governo paraense. Como à época Ana Júlia ainda era governadora do Estado, os autos do inquérito da Promotoria de Direitos Constitucionais foram remetidos ao procurador-geral de Justiça a quem compete denúncias contra governadores.

Geraldo Rocha considerou que há provas de que houve, em tese, ato de improbidade administrativa. Porém, isentou a governadora da responsabilidade e apontou para os então titulares das secretarias de Educação e de Comunicação, área que realizou a licitação dos kits. “Houve violação dos princípios da moralidade e da impessoalidade, previstos no artigo 37 da Constituição Federal e 4° da Lei da Improbidade Administrativa”, cita Rocha, no documento.

Mais adiante o então procurador afirma: “considerando que a governadora não foi a responsável pela produção e confecção dos kits, por isso, não possuía controle sobre o conteúdo do material, não pode ser responsabilizada por ato de improbidade ao qual não deu causa”. O chefe do MP também determinou que os autos do inquérito fossem remetidos de volta ao promotor Firmino Matos para promover ação civil pública contra os secretários de Educação e Comunicação.

A nota afirma que a “ação nada tem a ver com a aquisição e confecção de kits escolares” e afirma ainda que já apresentou defesa prévia ao MP sobre o caso da Revista Educação. “A revista em tela nunca fez parte dos kits escolares, apenas divulgou políticas públicas de governo que presidi, não havendo nenhuma conotação de propaganda pessoal ou ofensa ao princípio da impessoalidade o que tenho certeza no final do processo”, conclui a nota, assinada por Ana Júlia. 
(Diário do Pará)

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Importação de veículos cresce acima da média no início de novembro

SÃO PAULO – A média diária de importação de veículos nas duas primeiras semanas deste mês cresceu 47,5% em relação à média diária de novembro  do ano passado. Em relação à média diária de outubro a alta foi de 19,9%. A elevação foi bem maior que a da importação total. A média diária do valor desembarcado nas duas primeiras semanas deste mês cresceu 25,2% em relação à média diária de novembro do ano passado. Na comparação com outubro o aumento foi de 10,1%.

Para Fábio Silveira, sócio da RC Consultores, o desempenho é resultado da antecipação na importação de veículos. Para o economista, os importadores estão aproveitando a janela de oportunidade aberta pela decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que suspendeu até 15 de dezembro a elevação em 30 pontos percentuais do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). O aumento do IPI atingiu principalmente os fornecedores asiáticos, já que as importações com origem na Argentina e no México não foram atingidas pela medida.

“Há antecipação, mas com certeza essa importação está sendo ponderada pela perspectiva de menor crescimento da demanda doméstica em 2012”, diz Silveira. “Os importadores também levam em consideração que a demanda por veículos será afetada por um  menor nível de consumo.” Silveira estima crescimento de 3% no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro para este ano. Para 2012, a expectativa de crescimento também é de 3%.
(Marta Watanabe | Valor)