quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Política Monetária manda.


Com Selic a 9%, poupança retoma regra e rende TR mais 0,5% ao mês

Em linha com o esperado pelo mercado e pelos economistas, o Comitê de Política Monetária (Copom) manteve o passo de ajuste das condições monetária e subiu a Selic em meio ponto percentual para 9% ao ano, maior taxa desde abril do ano passado.


A decisão desta quarta-feira foi unânime e sem viés e o breve comunicado divulgado pelo colegiado manteve a redação vista nos encontros de maio e julho: “Dando prosseguimento ao ajuste da taxa básica de juros, o Copom decidiu, por unanimidade, elevar a taxa Selic para 9% ao ano, sem viés. O Comitê avalia que essa decisão contribuirá para colocar a inflação em declínio e assegurar que essa tendência persista no próximo ano”.


Com a taxa básica de juros subindo a 9% ao ano, o rendimento da caderneta de poupança retoma a “regra antiga”, ou seja, passa a ser de 0,50% ao mês, mais Taxa Referencial (TR), o que representa um retorno anual de 6,17% mais TR.


O tradicional investimento rende pouco mais do que a inflação projetada para o período – o IPCA esperado para os próximos 12 meses está em 6,08%.
Valor. 

Nenhum comentário: