sexta-feira, 31 de maio de 2013

Então Tá, no longo prazo estaremos todos mortos.

Inflação pode cair abaixo de 5% em 2014, diz Tombini a jornal

SÃO PAULO - O presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, afirmou em entrevista concedida ao jornal Folha de S.Paulo, que a decisão da autoridade monetária de subir a taxa básica de juro em 0,5 ponto percentual tem por objetivo reforçar a confiança de investidores e consumidores na economia brasileira. E afirmou que é possível ter uma inflação abaixo de 5% em 2014.
O comunicado divulgado após a última do Copom, na quarta-feira, disse que alta de juros “contribuirá para colocar a inflação em declínio e assegurar que essa tendência persista no próximo ano”, embora muitos analistas vejam ainda com ceticismo a possibilidade de inflação recuar para baixo dos 5,5%. Tombini reiterou, entretanto, que o BC trabalha “nesse horizonte para a convergência da inflação para a meta, de 4,5%”.

“Inflação baixa, sob controle, é uma condição necessária para o planejamento dos empresários, logo, para o investimento”, afirmou. Tombini negou que a economia do país esteja entrando em um processo de estagflação, como afirmam alguns especialistas, pois a economia brasileira começa agora uma recuperação gradual. E disse ainda que o investimento será o carro-chefe do crescimento. “O consumo, naturalmente, ajuda a propagar o crescimento, mas não necessariamente vai ser o carro-chefe”, disse.

Sobre o câmbio, Tombini disse que a desvalorização observada recentemente segue o movimento internacional. Reforçou que o câmbio é flexível e refletirá os fundamentos da economia. E que o Banco Central “intervirá sempre que necessário para reduzir a volatilidade”.


Por Lucinda Pinto | Valor

terça-feira, 28 de maio de 2013

O Futuro do Pará, pensado da forma planejada, sem ilusão.


Da Redação
Agência Pará de Notícias

Sidney Rosa, Secretário Especial SEDIP
Um grupo de técnicos e gestores reuniu no último dia 24 para afinar os detalhes de um dos projetos considerados estratégicos para o Governo Estadual. Iniciada já nos primeiros meses da gestão atual, a ação tem como objeto o levantamento minucioso da situação econômica, fiscal e social do estado que servirá como subsídio para elaboração de uma política de desenvolvimento que transcenda o próprio governo e se torne uma política de Estado, dando condições ao desenvolvimento do Pará até o ano de 2030.

Trata-se do Pará Estratégico 2030, projeto que deve ser apresentando, em forma de diagnóstico, no dia 20 de junho em uma audiência pública especial na Assembleia Legislativa do Estado. Esse documento traz todos os indicadores que tornam possível uma visão ampla e detalhada dos riscos e dos potenciais econômicos do Estado, servindo tanto à formulação de políticas públicas quanto aos investidores que tem interesse em se instalar em nosso território.

Coordenado pela Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção (Sedip), que tem Sidney Rosa como titular, o projeto inclui técnicos das 11 secretarias executivas e órgãos de governo vinculados à pasta. Quem coordena os trabalhos de diagnóstico e, agora, a fase de elaboração do plano, é a professora doutora Maria Amélia Enriquez, adjunta da Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom).

“No dia 20 nós vamos apresentar um diagnóstico e as projeções do governo para o futuro do Estado. Já em outubro, será apresentado o Plano, ou seja, um documento com propostas, metas e diretrizes para o desenvolvimento sustentável do Pará até o ano de 2030”, explica a professora, doutorada pela Universidade de Brasília em Desenvolvimento Sustentável e ex-técnica do Ministério de Minas e Energia do Governo Federal.

Maria Amélia Enríquez,  Secretária Adjunta SEICOM
Segundo Maria Amélia Enriquez, a economia do Pará está dividida em três eixos: a) o eixo dos projetos de desenvolvimento de energia, mineração, agronegócio e infraestrutura, onde o estado deve concentrar esforços para extrair e obrigar cada vez mais os grandes projetos a darem garantias ambientais e sociais, minorizando os impactos e ampliando os benefícios desses empreendimentos à população, b) as economias tradicionais do extrativismo, agricultura familiar, pesca artesanal, economia de subsistência e outras, que serão alvo de um trabalho direcionado do governo que as amplie e desenvolva em benefício da qualidade de vida das populações rurais e crescimento sustentável e, finalmente, c) o eixo da inovação, da economia criativa, do turismo, biotecnologia e todo o potencial de desenvolvimento de setores menos tradicionais e mais modernos da economia, projeto que deve estar vinculado à uma política educacional e social.

É nesse sentido, e a partir desses três eixos, que o governo tem buscado as contribuições de cada setor de gestão e produção para elaborar o plano.