quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Investida feroz de Dilma Rousseff



BRASÍLIA - Está em curso uma investida feroz de Dilma Rousseff contra sua principal adversária na corrida presidencial, Marina Silva.

Nos últimos dias, Marina foi comparada a Jânio Quadros e a Fernando Collor, ex-presidentes que fracassaram sem apoio do Congresso. Ontem (9), num comercial de 30 segundos, Dilma afirmou que uma administração marinista entregará o comando do Banco Central aos banqueiros –enquanto uma imagem mostrava pessoas ficando sem ter o que comer.

Nessa guerra na TV, Dilma parece não se importar em vestir um figurino de "esquerda de museu". A propaganda petista lembra o maniqueísmo das passeatas dos anos 70 e 80, quando tudo era "culpa do FMI". Agora, o reducionismo dilmista sugere que é tudo culpa dos bancos.

Há duas formas, não excludentes entre si, de interpretar esses comerciais. Uma delas é notar o exagero e o cinismo. Não é necessário ser historiador político para enxergar diferenças entre Marina e Collor. Ou lembrar quem foi o chefe do Banco Central durante o governo Lula –não era ninguém descido do paraíso, mas sim Henrique Meirelles, um ex-presidente do BankBoston.

Uma outra interpretação para os comerciais de Dilma deve ser do ponto de vista da eficácia eleitoral. Preparados pelo marqueteiro João Santana, os filmes são testados previamente com grupos de eleitores. Não são peças para explicar como seria um segundo governo dilmista. A missão é apenas ganhar a disputa.

A presidente já percebeu que só vencerá se destruir as chances de Marina. É o marketing a serviço da eleição. Em menos de dez dias, Dilma sapecou em Marina a pecha de ser frágil como Fernando Collor e cruel o suficiente para entregar "um poder que é do presidente e do Congresso" para os terríveis (sic) banqueiros.

A imagem de Marina está sendo desossada. O curioso é que sua reação até agora parece tímida para quem deseja estancar o processo.

Fernando Rodrigues é repórter em Brasília. Na Folha, foi editor de 'Economia' (hoje 'Mercado'), correspondente em Nova York, Washington e Tóquio. Recebeu quatro Prêmios Esso (1997, 2002, 2003 e 2006). Escreve quartas e sábados.

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Olha só basta ver quem ta rindo e quem está de rosto fechado



Ibope em SP: Alckmin abre 30 pontos de vantagem
Pesquisa aponta que governador seria reeleito no primeiro turno





Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira pela TV Globo aponta que o governador Geraldo Alckmin (PSDB) ampliou a liderança para seu principal oponente na disputa, Paulo Skaf, do PMDB, de 24 para 30 pontos porcentuais. De acordo com o instituto, se a eleição fosse hoje, o tucano seria reeleito com 48% das intenções de votos, um ponto a mais do que na rodada anterior. Skaf tem 18%, cinco pontos a menos do que sondagem passada.

O petista Alexandre Padilha oscilou positivamente de 7% para 8%. Os demais candidatos somam 3%. Brancos e nulos são 11%, e outros 11% não souberam ou quiseram responder.

A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. O Ibope ouviu 2.002 eleitores, em 97 municípios, de 4 a 9 de setembro.

O Ibope também testou a rejeição aos candidatos: Padilha tem 26%, Alckmin atinge 18%, e Skaf, 16%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob protocolo número BR-0056/2014.

domingo, 7 de setembro de 2014

Para Lula, Marina era o ‘Pelé’ do ministério




Seis anos antes de ser relançada à corrida pelo Palácio do Planalto e se tornar a maior ameaça à reeleição de Dilma Rousseff (PT), a então ministra do Meio Ambiente Marina Silva foi elogiada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva por sua “habilidade política” e “competência técnica”, justamente as áreas em que os petistas agora criticam a candidata do PSB. Lula chegou até mesmo a compará-la a Pelé quando ela deixou o ministério – e o governo – em maio de 2008.

“A Marina provou que a sensatez, a habilidade política, o respeito às leis e a competência técnica podem trabalhar juntos, quando se instituiu a transversalidade no nosso governo e conseguimos fazer o projeto da rodovia possivelmente mais bem projetada, que foi a BR-163″,discursou Lula em 27 de maio de 2008, com Marina ao lado, ao dar posse ao seu sucessor, Carlos Minc.

O elogio do presidente continuava: “(Marina) Soube fazer isso, também, quando conseguiu organizar o licenciamento para que pudéssemos fazer o processo de integração das bacias do São Francisco com o processo de revitalização.”


As declarações de Lula na ocasião contrastam com o tom adotado agora por petistas – mais exatamente, desde que pesquisas de intenção de voto apontaram a ambientalista descolando-se do candidato do PSDB, Aécio Neves, e derrotando a presidente Dilma Rousseff em um eventual segundo turno. Sob condição de anonimato um ministro afirmou ao Estado que Marina foi “uma péssima gestora” e que bastaria avaliar “o que ela fez (no governo Lula) e o que atrapalhou a fazer”.

Contradições

No novo cenário, em que Marina aparece como favorita, a campanha de Dilma dedica-se a desconstruir sua imagem, questionando sua capacidade gerencial e recordando suas resistências de outrora a algumas obras de infraestrutura – um discurso diferente do proferido por Lula em 2008.
“Lembro das brigas que criaram entre a Dilma e a Marina. Eram os desenvolvimentistas a qualquer custo contra os ambientalistas a qualquer custo. E eu, que participava das reuniões com as duas, não via a briga que eu lia no jornal”, comentou Lula. “(Eu) Olhava se, embaixo da minha mesa, tinha um pequeno anão que passava a notícia que eu não tinha discutido, porque não era possível.”

Ao deixar o ministério, Marina dizia na carta de demissão que ia embora por encontrar dificuldades para “dar prosseguimento à agenda ambiental federal”. A demora de sua gestão para conceder licenças ambientais virou alvo de críticas e ela enfrentou seguidos embates com Dilma, que tinha pressa em fazer as obras andarem e era ministra-chefe da Casa Civil. Uma queda de braço foi a construção das hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio, em Rondônia. “Eu sei do tormento que você viveu, Marina”, afirmou na despedida o presidente, “porque não foram poucas as vezes em que conversamos. (…) No primeiro momento, tentou-se vender a ideia seguinte: Marina sai porque é ambientalista e Minc entra porque é desenvolvimentista”. E Lula concluía: “Nenhuma das duas versões é verdadeira”.

Como Pelé

Habituado às comparações com o futebol, Lula associou a imagem de Marina, em seu discurso, à de Pelé. “Minc, sabe como é que eu me sinto aqui, hoje? Você está lembrado de um jogo, na Copa de 1962, quando o Pelé foi tirado de campo? Colocaram Amarildo e ele fez os dois gols brasileiros. Faz de conta que você está entrando no lugar do Pelé”, comparou Lula, acrescentando a dica final: Minc deveria lembrar que “o Pelé não era insubstituível”.As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

sábado, 6 de setembro de 2014

Alguém duvidava? Vem mais por aí, trabalho dobrado para advogados do oficialismo

Ex-diretor da Petrobras entrega políticos em delação premiada  

Os políticos receberiam, segundo Costa, 3% 
do valor dos contratos da Petrobras

SÃO PAULO - O ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, aceitou delatar esquema de corrupção que existiria na Petrobras envolvendo partidos políticos e empreiteiras, em troca do perdão judicial ou, ao menos, de uma redução expressiva de sua pena, no caso de ser condenado – Costa pode ter pena de até 30 anos de reclusão por delitos de corrupção envolvendo a petrolífera. Ele é réu na Justiça Federal e permanece em prisão preventiva.

Segundo Costa, que começou a indicar os nomes dos envolvidos no dia 29 de agosto, seriam 12 senadores e 50 deputados filiados principalmente a PT, PMDB e PP e que, de acordo com sua versão, receberam 3% de comissão sobre o valor de face de cada um dos contratos da Petrobras estabelecidos durante sua gestão na diretoria da empresa, de 2004 a 2012.

Outros dois partidos de menor representação também integrariam o suposto esquema de corrupção incrustrado na Petrobras, apontou Costa em depoimento ao Ministério Público Federal (MPF).

Segundo um investigador ligado ao caso, Costa também elencou diversas empreiteiras que obtiveram contratos para prestação de serviços e obras com a Petrobras. Dentre elas estariam nomes das maiores construtoras do país, que também doaram recursos para campanhas eleitorais dos partidos políticos com maiores representações no Congresso.

A Justiça do Paraná afirma que a delação ainda não foi oficialmente judicializada, que está na fase em que o MPF recebe as informações para, em momento posterior durante a instrução penal, propor a colaboração premiada ao juízo do caso, a 13ª vara criminal da Justiça Federal de Curitiba.

VALOR ECONÔMICO