domingo, 20 de março de 2016

Ciro diz que não quer repetir o que Lula fez: "vender a alma, beijar a cruz, se cercar de bandidos". "



O pré-candidato à Presidência da República em 2018 pelo PDT, Ciro Gomes, deu mais uma daquelas entrevistas "sinceronas". Ao jornal O Dia, ele criticou a nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ministro-chefe da Casa Civil.

"Esse é o maior erro da História da República, desde que eu milito na luta política há 30 anos", opinou.

Para Ciro, a posse de Lula denota manobra para fugir da primeira instância da Justiça, onde a Operação Lava Jato começou.

"Ainda que não seja, [a ida de Lula para a Casa Civil] parecerá um constrangimento absolutamente gravoso ao Supremo Tribunal Federal. Ainda que não seja, parecerá que Lula estava querendo fugir de um juiz severo entre aspas [Sérgio Moro] para, presumindo impunidade, se abrigar na jurisdição do Supremo."

sábado, 19 de março de 2016

Agência de Inovação da UFPA - UNIVERSITEC arrecada mantimentos para crianças em tratamento de câncer


Ação arrecada doações para crianças em tratamento no Ophir Loyola.
Voluntários podem doar mantimentos até o dia 23 de março.


A Universidade Federal do Pará arrecada mantimentos para as crianças em tratamento de câncer hospedadas na Casa Ronald McDonald, em Belém. A campanha, realizada pela Agência de Inovação Tecnológica da UFPA, busca recolher o que de mais urgente as crianças em tratamento de câncer estão necessitando: copos descartáveis, vinagre, óleo de cozinha e ovos. As doações podem ser feitas até o dia 23 de março, na UFPA. O material será entregue no dia 24.

A Casa recebe dezenas de crianças vindas do interior do Pará para fazer o tratamento de câncer no Hospital Ophir Loyola. Atualmente, 35 famílias de baixa renda vivem no local. “O câncer é a segunda causa de morte em crianças e adolescentes, na faixa etária de 1 a 19 anos, perdendo apenas para causas externas, como acidentes e violência”, ressalta Rachel Gribel, presidente da Casa Ronald McDonald Belém.

“Precisamos destes materiais básicos, porque consumimos bastante para fazer bolos, pudins e outros doces que ajudam na recuperação das crianças, porque a radio e a quimioterapia queimam o esôfago das crianças, e esses alimentos contribuem para a recuperação”, explica.

Para Gonzalo Enríquez, diretor da Universitec, a parceria inaugura uma plataforma de apoio social. “Com estas parcerias como a do Instituto Ronald McDonald, a Universitec lança sua primeira plataforma de apoio a obras sociais no estado do Pará. De fato, a Universitec incorpora na sua agenda a responsabilidade social como parte das suas ações junto à comunidade”, declarou.

Acolhimento
A Casa é administrada pela Associação Colorindo a Vida, que desenvolve um trabalho psicossocial no acolhimento de crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer, e de seus acompanhantes.

A casa possui 35 suítes e diversos espaços de convivência. Metade dos recursos do abrigo é proveniente do Instituto Ronald McDonald, e a outra metade vem de doações. O espaço é gratuito e atende diretamente as famílias encaminhadas pelo Hospital Ophir Loyola.

Atualmente, o Instituto mantém no Pará dois programas - a Casa Ronald McDonald, que abriga crianças e adolescentes de 0 a 19 anos vindos do interior do Estado - e o Programa Diagnóstico Precoce.

O Ajude Com Palavras, empresa incubada no PIEBT (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da UFPA) da Universitec, atua na Casa Ronald McDonald. As crianças e adolescentes em tratamento de saúde recebem, diariamente, mensagens motivacionais exibidas em telas distribuídas no local. São frases apoio de internautas de diversas partes do mundo.

“A força do projeto dentro de uma sala de tratamento é enorme. As frases de acolhimento ajudam no processo de tratamento, elevam a autoestima não só dos pacientes, como dos acompanhantes”, diz Alex Lobato, criador do projeto já implantado em Belém, em Brasília e no Rio de Janeiro.

Serviço
As doações podem ser entregues no prédio da Agência de Inovação Tecnológica da UFPA – Universitec, no campus Guamá. Telefone : (91) 3201-8022. O material também pode ser entregue na Casa Ronald Mcdonald Belém, localizada na Rua Mariano, nº 123, esq. c/ Av. João Paulo II – Castanheira – CEP: 66.645-415. Telefone: (91) 3243-2881 / 3081-5130.